PARA VOTAR NA RADIO, CLIQUE AQUI

.

.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

CATEDRAL-SANTUÁRIO ABRE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 NESTA QUARTA-FEIRA DE CINZAS (1º)

A Campanha da Fraternidade 2017 será lançada, oficialmente, nesta quarta-feira (1º). O tema da Campanha é: 'Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida' . O lema bíblico é 'Cultivar e guardar a criação'.

O objetivo é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Na Diocese de Juazeiro, os católicos celebram a "Quarta-feira de Cinzas", que dá início ao período da Quaresma. Como de costume, acontecem celebrações especiais nas paróquias e comunidades e na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, a missa será às 19h30.

Durante as celebrações será feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis.

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a converter-se e a preparar-se verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.

A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um "hábito penitencial" para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.

A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos quase 400 anos d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma impõe as cinzas no início deste tempo.

Para o vigário geral da Diocese de Juazeiro, Josemar Mota, "Quaresma é tempo de graça, tempo de conversão, tempo de escuta da Palavra de Deus, onde somos interpelados a vivermos o testemunho da fé. Este tempo nos é propicio para nos deixarmos ser questionados pela palavra de Deus, diante de tantos acontecimentos que contradizem a vontade do Senhor".


Ascom