RADIO WEB JUAZEIRO : ESTAMOS DE OLHO NA PROMESSA DO PREFEITO DE PETROLINA

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ESTAMOS DE OLHO NA PROMESSA DO PREFEITO DE PETROLINA

Miguel Coelho garante que baronesas serão retiradas do rio nos próximos 50 dias

 Nossa Voz 

Ao anunciar 5 milhões em investimentos para o esgotamento sanitário na cidade, na última segunda-feira, dia 13, o Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) aproveitou a oportunidade para anunciar a retirada das baronesas – plantas indicadoras de poluição nas águas - das margens do Rio São Francisco. Segundo ele, a ação deve ser concluída em até 50 dias.

“Temos aqui a Orla que é o nosso cartão postal, mas que está machada de tantas baronesas. Mas quero dizer a toda Petrolina que já iniciamos os estudos e que elas serão retiradas nos próximos 50 dias. Vamos começar a limpeza da nossa Orla e do nosso rio e devolvê-los à população”, garantiu.

Estudos


A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), deu início, no mês passado, ao projeto que visa a retirada das baronesas, plantas aquáticas facilmente encontradas nas margens do rio na parte de Petrolina e que são indicativos de poluição no rio. Dentro do perímetro, será realizada a coleta da vegetação e da água que serão analisadas nos laboratórios do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), parceiro da iniciativa. Mas ainda não se sabe quantas toneladas devem ser retiradas do rio.

Resultado de imagem para BARONESAS NA ORLA DE PETROLINA

Baronesas

As baronesas são plantas aquáticas que ocorrem principalmente onde há sinais de poluição. Elas funcionam como uma espécie de filtro, se alimentando dos dejetos. Ainda, são bioindicadoras de ambiente eutrofizado, ou seja, onde são registradas altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes como nitratos e fósforo, o que reduz a oxigenação da água e tem impacto direto na fauna e na flora da mata ciliar.

ORTHO100

ORTHO100
.