RADIO WEB JUAZEIRO : MÉXICO QUER COMÉRCIO COM BRASIL E ARGENTINA

quarta-feira, 1 de março de 2017

MÉXICO QUER COMÉRCIO COM BRASIL E ARGENTINA

O governo mexicano diz que há "notórias diferenças" com os Estados Unidos de Trump em alguns temas como o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte

Ativista picha um trecho do muro na fronteira entre Estados Unidos e México durante uma manifestação contra o presidente dos EUA, Donald Trump, em fronteira de Ciudad Juarez, no estado mexicano de Chihuahua - 27/02/2017 (Herika Martinez/AFP)

No momento em que o México não se entende com o presidente americano, Donald Trump, em relação ao livre-comércio, uma das prioridades do governo mexicano é firmar acordos com Brasil e Argentina no curto prazo – disse o chanceler mexicano, Luis Videgaray, na terça-feira. “Hoje, é prioridade da política comercial mexicana estabelecer no curto prazo acordos comerciais com as duas principais economias do Cone Sul”, afirmou o ministro.

O chanceler reconheceu que persistem, com a administração Trump, “notórias diferenças” em alguns temas como o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), em vigor desde 1994. Essa situação levou o México a reconhecer a necessidade imperiosa de diversificar suas relações econômicas, comerciais e de investimento com outras áreas, além da América do Norte.

“Com relação às duas principais economias (latino-americanas), Brasil e Argentina, deve-se reconhecer que a relação econômica esteve abaixo de seu potencial, em parte devido à falta de encontros, à falta de vontade recíproca para estabelecer acordos comerciais”, acrescentou. Os Estados Unidos são o destino de mais de 80% das exportações do México. Videgaray garantiu que o processo para estreitar laços com Argentina e Brasil “avança de maneira animadora”. “O México é, sempre foi e sempre será um país latino-americano”, completou o ministro.

(VEJA/com AFP)

ORTHO100

ORTHO100
.