RADIO WEB JUAZEIRO : "LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER", DIZ BAILARINA

PARA VOTAR NA RADIO, CLIQUE AQUI

.

.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

"LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER", DIZ BAILARINA

Bailarina Damaris dos Santos Andrade, de 29 anos, é veterana no cargo e diz que mulheres não são só rosto bonito nas arenas.

Por *Tainá Manna, G1 Ribeirão e Franca
Damaris Andrade se prepara para turnê com os cantores Leonardo e Eduardo Costa (Foto: Rafael Cautella/Divulgação)

A bailarina Damaris Andrade é a detentora do título de rainha do Ribeirão Rodeo Music 2017. Veterana na função, – ela já defendeu outras festas do gênero, como os rodeios de Americana e Jaguariúna – Damaris acredita que tem a missão de não ser apenas um rosto bonito, mas de ser porta-voz das mulheres que amam a festa e querem conquistar mais espaço nas arenas. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, diz.


Aos 29 anos, a bela, que também trabalha como modelo, está habituada ao universo dos rodeios. Em 2011, estreou como rainha no rodeio de Sumaré. Depois vieram convites para ser a musa de festas em Paulínia, Indaiatuba e Jaguariúna, no interior de São Paulo. Mas, a jovem quer que as mulheres sejam mais que beleza nas festas de peão pelo país, e que sejam respeitadas por suas habilidades na cultura sertaneja.


Em um ambiente majoritariamente masculino em que os peões são tidos como os grandes heróis, Damaris diz que é possível que haja igualdade. Atualmente, a única competição exclusivamente feminina no circuito dos rodeios é a prova dos Três Tambores. Nela, a amazona tem que conduzir o cavalo para contornar os três pontos na arena no menor espaço de tempo possível.


"Preconceito contra a mulher existe desde sempre e até mesmo nesse universo acontece. A mulher está conseguindo conquistar o seu espaço. Com dedicação, independente de ser homem ou mulher, nós podemos estar no mesmo lugar. Podemos montar no touro ou no cavalo."


Damaris não nega que a beleza faz dela uma pessoa muito assediada, mas afirma que é preciso se impor quando o comportamento de alguns homens não a agrada. “Às vezes, tem um mais engraçadinho que vem com uma piadinha, mas quando você lida com o público você tem que ter jogo de cintura. A grosseria não resolve nada. Com jeito, eu sempre coloco a pessoa no lugar dela.”

Ribeirão Preto, Damaris Andrade foi escolhida Rainha do Ribeirão Rodeo Music 2017 (Foto: Rafael Cautella/Divulgação)

Perfil

A rainha do rodeio de Ribeirão Preto se diz eclética ao declarar que ouve de tudo um pouco. "Gosto de rock, pop, mpb, mas meu estilo preferido é o sertanejo mesmo. Gosto das duplas mais recentes, como Maiara e Maraísa e Simone e Simaria, e das duplas mais antigas, como Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone", explica.

Em maio, Damaris embarca na turnê dos cantores Leonardo e Eduardo Costa, com o show “Cabaré”. Ela faz parte do balé da apresentação que tem rodado o país. "É uma dupla que eu admiro muito, principalmente o trabalho do Leonardo que eu acompanho desde a dupla 'Leandro e Leonardo'. Então, poder trabalhar com eles é muito prazeroso", afirma.

A dança encarada como profissão ainda ajuda Damaris a manter o corpo em muito boa forma. Mesmo com a rotina apertada, a bailarina não deixa as atividades físicas de lado e nem abre mão dos cuidados com a alimentação.

"Eu tento manter a alimentação muito saudável e faço exercícios físicos. Mesmo viajando, eu procuro sempre uma academia para conseguir treinar certinho porque senão não tem como. A gente vive na estrada, então fica difícil. Por isso, eu sempre procuro manter o meu foco", diz.

Damaris revela o segredo para manter a dieta em dia, mesmo longe de casa e com tantas ‘tentações’. "Eu procuro sempre balancear proteínas com carboidratos e, dependendo do lugar, quando eu percebo que não vai ter algo muito saudável, levo a minha marmitinha fitness. Eu sempre dou um jeitinho."

O Ribeirão Rodeo Music acontece de 20 a 30 de abril no Parque Permanente de Exposições. Os ingressos estão à venda pela internet e nos pontos oficiais.

*Sob a supervisão de Thaisa Figueiredo
Damaris Andrade foi escolhida Rainha do Ribeirão Rodeo Music 2017 (Foto: Arquivo Pessoal)
A musa do rodeio de Ribeirão não poupa esforços para cuidar do corpo 
(Foto: Arquivo Pessoal)