RADIO WEB JUAZEIRO : CLIMA TENSO ENTRE PAÍSES

PARA VOTAR NA RADIO, CLIQUE AQUI

.

.

VOCE ACHA QUE TEMER VAI

quarta-feira, 10 de maio de 2017

CLIMA TENSO ENTRE PAÍSES

China realiza teste de míssil próximo à costa coreana

Segundo o Ministério de Defesa, o projétil foi testado como parte do programa anual de treinamento das Forças Armadas

Teste de mísseis na China (Arquivo/Reuters)

O Ministério de Defesa da China anunciou nesta terça-feira que testou um novo míssil no mar de Bohai, próximo à Península Coreana, onde recentes testes promovidos pela Coreia do Norte provocaram um aumento das tensões internacionais. Não há informação sobre a data específica do exercício, apenas que aconteceu recentemente.

De acordo com um comunicado do governo, o míssil foi testado como parte do programa anual de treinamento das Forças Armadas chinesas e “alcançou o resultado esperado”. Segundo o jornal Daily Mirror, a China disse, ainda, que o teste foi realizado para provar “a capacidade operacional das Forças Armadas e a resposta efetiva às ameaças contra a segurança nacional”.

No mês passado, Pequim anunciou que faria exercícios militares na região depois que os Estados Unidos instalaram um escudo antimísseis no território de seu aliado sul-coreano, ante as ameaças de Pyongyang. A decisão causou irritação em Pequim, que defende que uma solução pacífica de conversa é a única saída para a tensão com a Coreia do Norte.

O anúncio chinês acontece no dia seguinte às eleições na Coreia do Sul, que levaram à Presidência o advogado liberal Moon Jae-in. O candidato pelo Partido Democrático propõe uma política mais aberta a debate com os vizinhos do Norte, apesar de defender sanções ao país. Sua posição está mais alinhada com a China do que a da governante anterior, Park Geun-hye, de linha conservadora.

(Com Estadão Conteúdo e AFP)