RADIO WEB JUAZEIRO : BISPO DE PETROLINA RENUNCIA AO CARGO

PARA VOTAR NA RADIO, CLIQUE AQUI

quarta-feira, 12 de julho de 2017

BISPO DE PETROLINA RENUNCIA AO CARGO

Dom Manoel dos Reis renuncia cargo de bispo da diocese de Petrolina

Decisão foi anunciada nesta quarta-feira (12) pela Nunciatura Apostólica do Brasil. Dom Manoel esteve no cargo desde 2011.

Por G1 Petrolina
Dom Manoel dos Reis em celebração de missa durante evento católico, este ano, em Petrolina. (Foto: Juliane Peixinho/ G1)

O pedido de renúncia do bispo da diocese de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, dom Manoel dos Reis de Farias, foi acatado pelo papa Francisco e anunciado na manhã desta quarta-feira (12) pela Nunciatura Apostólica do Brasil. O eclesiástico, natural de Orobó, no Agreste do estado, tomou posse do cargo em outubro de 2011, substituindo dom Paulo Cardoso da Silva.

A renúncia está de acordo com o Código de Direito Canônico, que regulariza as normas da Igreja Católica e estabelece, através do parágrafo 1 do artigo 401, a renúncia por motivos de idade. Assim, Dom Manoel passa a ser bispo emérito da diocese de Petrolina.

Um novo administrador diocesano deve ser escolhido pelo Colégio de Consultores da Igreja em um prazo de oito dias. Após consulta a autoridades católicas da região, uma lista com os nomes de três candidatos deve ser enviada ao Vaticano, que terá de oito a dez meses para anunciar o novo bispo.

Requisitos para eleição do novo bispo

Como indicado pelo Código de Direito Canônico, o novo bispo deve ter boa reputação, idade mínima de 35 anos, experiência de, no mínimo, cinco anos em ordenação de presbítero e doutorado, licenciatura ou mestrado em Bíblia, Direito Canônico ou Teologia.

Dom Manoel dos Reis de Farias

Nascido no ano de 1946, em Orobó, no agreste pernambucano, Dom Manoel dos Reis de Farias estudou Filosofia e Teologia. Foi ordenado como sacerdote em 1983 e em 2001 foi eleito bispo de Patos, na Paraíba. Em 2011, foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo da diocese de Petrolina

ORTHO100

ORTHO100
.