RADIO WEB JUAZEIRO : COELBA DIVULGA DICAS PARA EVITAR CHOQUE ELÉTRICO

terça-feira, 25 de julho de 2017

COELBA DIVULGA DICAS PARA EVITAR CHOQUE ELÉTRICO

Balanço da Coelba aponta 20 mortes em acidentes com a rede elétrica na Bahia em 2016

Segundo a Coelba, 70% dos casos são relacionados com intervenção indevida, como subir em postes, troca de antena, construção e manutenção de casas.

Por G1 BA
Último caso registrado no estado neste ano ocorreu em Salvador
 (Foto: Rerodução/TV Bahia)


Um balanço da Coelba que lista os acidentes envolvendo a rede elétrica, na Bahia, apontou que 20 pessoas morreram após descargas elétricas no estado, ao longo do ano de 2016.

De acordo com a Coelba, foram registrados 82 acidentes em toda a Bahia em 2016. Destes, segundo a empresa, 70% são relacionados com intervenção indevida da rede, como subir em postes para colocar faixas, troca de antena, construção e manutenção de casas.

Os dados deste ano ainda estão sendo contabilizados pela Coelba. No entanto, o último caso registrado ocorreu no sábado (22), no bairro de Plataforma, em Salvador, quando dois homens morreram e outras três pessoas, entre elas uma criança, ficaram feridas, após receberem uma descarga elétrica durante uma mudança.

Em nota, a Coelba informou que realiza uma série de ações de segurança com a comunidade e em escolas, e divulga essas atividades na mídia, para evitar acidentes. Além disso, segundo a empresa, um departamento de segurança acompanha a situação.

Dicas de segurança

A Coelba ainda listou uma série de dicas de segurança, para que se evitem acidentes com a rede elétrica; confira:

- Não fazer ligações clandestinas: ao tentar fazer os chamados gatos, as pessoas correm riscos de sofrer um choque e ainda prejudicam a qualidade da energia dos vizinhos por causa da interferência na rede.

- Não construir muito perto dos fios da rede elétrica: as pessoas devem respeitar um limite de distância entre a casa e a rede elétrica, que deve ser de cerca de um metro e meio. Isso deve ser observado também quando o morador for bater laje e construir varandas.

- Não se aproximar de fios caídos no chão: neste caso, a Coelba orienta que o consumidor ligue para a empresa imediatamente e se afaste do local. Os fios podem estar energizados.

- Não instalar antenas de TV próximo aos fios da rede elétrica: a antena pode pender para o lado e tocar na rede, provocando o choque em quem está segurando a antena.

- Não soltar arraias perto da rede: os pais precisam alertar as crianças sobre o perigo de empinar pipa perto da rede elétrica, principalmente se os fios forem de cobre e se utilizarem o cerol. A linha pode conduzir a energia, provocando queimaduras na criança. Se elas enroscarem nos fios, não tente tirar. Não use material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade. Segundo a Coelba, os "temperos" das linhas, feitos com vidro moído, também são extremamente perigosos, pois podem cortar os fios elétricos. Além de provocar descargas perigosas, as pipas na rede elétrica podem causar interrupção no fornecimento de energia.

- Não ligar aparelhos elétricos com a mão molhada. Isso evitará o choque.

- Não mexer com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou pés molhados. A água torna o choque muito mais perigoso.

- Não subir em postes ou estruturas da Coelba: somente técnicos autorizados pela Coelba e muito bem treinados podem subir em postes.

- Não energizar cercas nem se aproximar das que são energizadas. Manter a distância é importante para evitar choques.

- Não cortar árvores próximo à rede: o consumidor pode solicitar o serviço de poda à prefeitura ou, se a árvore estiver tocando na rede elétrica, pode solicitar à própria Coelba. A empresa tem profissionais especializados para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.