RADIO WEB JUAZEIRO : CORPO DE SALVADOR DALÍ SERÁ EXUMADO AMANHÃ

10 MESES DE ADMINISTRAÇÃO: QUE NOTA VOCÊ DÁ PARA O PREFEITO DE JUAZEIRO?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

CORPO DE SALVADOR DALÍ SERÁ EXUMADO AMANHÃ

Operação começará às 20h, após fechamento do museu onde está enterrado o artista. Mulher espanhola luta na Justiça para ser reconhecida como filha do pintor.

Por Agencia EFE

O pintor surrealista Salvador Dalí 
(Foto: Roger Higgins/United States Library of Congress's Prints and Photographs division)

A exumação do corpo de Salvador Dalí para extrair amostras de DNA em um processo de paternidade apresentado por uma moradora de Figueras, no nordeste da Espanha, será realizada nesta quinta-feira (20). A operação acontecerá após o fechamento do Teatro-Museu Dalí ao público, onde está enterrado o artista.

A informação foi confirmada nesta quarta (19) pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha. A corte detalhou que a Fundação Museu Dalí solicitou a um juizado de primeira instância de Madri, encarregado de tramitar o processo, que modificasse o horário das diligências para não prejudicar as atividades do espaço.

O juizado de Madri admitiu a petição e a transferiu ao juizado de Figueras, que fará as diligências para que se inicie a exumação a partir das 20h (horário local, 15h de Brasília), após ser finalizada a abertura ao público do museu.

Fontes jurídicas afirmaram à gência Efe que foram apresentados dois recursos à petição judicial da coleta de amostras do corpo de Daí, um da Advocacia do Estado e outro da fundação. Eles serão analisados posteriormente, uma vez que nesse tipo de caso essas demandas não paralisam as exumações.

A Fundação Gala-Dalí, que desconhece a duração da intervenção, anunciou em um comunicado que os jornalistas terão vetado o acesso ao interior do museu e tampouco poderão fazer imagens. A diretora do local, junto com diretores da Fundação Gala-Dalí, darão uma entrevista na primeira hora da manhã da próxima sexta (21) para expor seu ponto de vista sobre o caso.

Teste de paternidade

Uma juíza de Madrid ordenou, no fim de junho, a exumação do corpo de Dalí, morto em 1989, para um teste de paternidade. De acordo com o jornal "El País", Maria Pilar Abel Martinez, que nasceu na cidade de Girona em 1956, entrou com uma ação para ser reconhecida como filha do artista.

Segundo a decisão da Justiça, estudos do DNA do cadáver do pintor são necessários, já que não há outros restos biológicos ou pessoais adequados para o teste.

Maria Pilar luta para ser reconhecida como filha de Dalí desde 2007. Sua mãe, que era de Pineda de Mar (província de Barcelona), lhe contou ter mantido uma relação clandestina com o pintor em Portlligat, onde trabalhava como empregada de uma família que passou uma temporada no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.