RADIO WEB JUAZEIRO : FATALIDADE NO MAR

PARA VOTAR NA RADIO, CLIQUE AQUI

quarta-feira, 12 de julho de 2017

FATALIDADE NO MAR

Pescador morre ao ser atingido por baleia que estava tentando salvar, no Canadá
Tyler e Joe Howlett Foto: Reprodução/Facebook

Extra

Um canadense morreu enquanto tentava resgatar uma baleia de linhas de pesca, na Ilha de Campobello, perto da fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Joe Howlett participava de uma operação de um grupo que salva baleias, do qual era fundador, quando foi atingido pelo animal depois de livrá-lo do emaranhado.

De acordo com Mackie Green, cofundador da equipe de resgate e amigo de Howlett, o pescador de lagostas havia acabado de cortar as redes que envolviam a baleia. O animal, de repente, virou-se com força e bateu no canadense.

"Eles conseguiram deixar a baleia totalmente livre e aí o inesperado aconteceu. A baleia deu uma virada (...) Joe definitivamente não gostaria que parássemos os resgates por conta disso", explicou Green, que ressaltou o quão bem o amigo se sentia ao liberar os mamíferos.

Amigos relataram à mídia canadense que Howlett salvou uma dúzia de baleias nos últimos 15 anos — a fatídica, em especial, era de uma espécie em extinção, natural do Atlântico Norte, que conta apenas 500 animais vivos, de acordo com a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos. Sete destes mamíferos foram encontrados mortos no golfo canadense há um mês.

O Departamento de Pescas e Oceanos destacou a "imensa valentia e a paixão" pelo bem-estar da vida marinha do pescador, que havia resgatado outra baleia no começo de julho.

"Há sérios riscos em qualquer operação de resgate. Cada situação é única, e baleias presas em redes podem ser imprevisíveis", reconheceu o órgão.

Tyler Howlett publicou uma homenagem ao pai no Facebook. "Eu realmente vou sentir falta de passar tempo com você, rindo e fazendo memórias. Você é o melhor!", escreveu o jovem

A vítima morava com a família em uma pequena comunidade da fronteira, de 850 habitantes, onde era amplamente conhecido.

ORTHO100

ORTHO100
.