RADIO WEB JUAZEIRO : FELICITAÇÕES

10 MESES DE ADMINISTRAÇÃO: QUE NOTA VOCÊ DÁ PARA O PREFEITO DE JUAZEIRO?

sexta-feira, 7 de julho de 2017

FELICITAÇÕES

Sento-Sé: em 06 de Julho completa 185 Anos da sua Emancipação Política!



O Município de Sento-Sé está aniversariando. Depois dos Séculos de Vida Primitiva e plena Preservação Ambiental – habitado por Índios/Caboclos, da Caatinga e Ribeirinhos, logo após a chegada do português Pedro Alvares Cabra, já entre 1500 e 1600, o território municipal recebia portugueses da família D`ávila, chefiada por Antonio Garcia D`ávila, para desenvolver a agricultura com destaque para o plantio de cana-de-açúcar e a criação de gado. Na compra de escravos, parte deles foram trazidos para cá.

A expressividade da História sento-seense é grande pela semelhança que tem com a da Bahia e do Brasil: a formação econômica; os períodos políticos conservadores e perversos com destaque para o Coronelismo intenso entre 193?/198?, vivendo depois o “sistema democrático” - sem tanta democracia. Ultimamente, por conta da atividade garimpeira de ametista, Sento-Sé foi manchete na imprensa, com destaque para a TV com algumas reportagens nacionais e regionais.

Sento-Sé é dono de um dos mais expressivos conjunto de riquezas naturais da Bahia, e/ou do Brasil: uns 30 tipos de ocorrências minerais já identificados – destaque para Ametista, Magnesita, Mármore, Cristal de Rocha; 350 km de margem do Rio São Francisco; 12,871 km² de área de terra – grande parte em condições diversificadas para produzir; trilhas de ventos fortes e contínuos que já atrai empresas de produção de Energia Eólica; serras, nascentes d`água (fria e termal) apropriadas para o Turismo Ecológico; 100 km de estrada de asfalto e uns 800 km de estradas vicinais; povo bom e trabalhador (...)!... Nos faltam, ainda, maior conhecimento geral, melhor poder de mobilização e organização popular para usar as riquezas na ampliação da produç ;ão com sustentabilidade!

Os problemas sociais que nos colocou entre as 100 cidades de piores condições sociais, não tira da gente o desejo do exercício pleno da cidadania, a busca de dias melhores, muito menos nos faz perder a honra de estufar o peito e dizer que, apesar dos pesares, temos orgulho de termos nascido, e/ou morar em Sento-Sé, no Norte da Bahia!



Feliz Aniversário!... Parabéns Amada Sento-Sé!

Laurenço Aguiar!... “Um Filho teu não foge a Luta”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.