RADIO WEB JUAZEIRO : VEJA O VÍDEO - PRODUTORES RURAIS RECUPERAM NASCENTES DE RIOS

quinta-feira, 20 de julho de 2017

VEJA O VÍDEO - PRODUTORES RURAIS RECUPERAM NASCENTES DE RIOS

Município de Ibirapitanga até paga para quem preservar a floresta.
Incentivo a pequenos produtores é para evitar a seca na bacia do Rio Oricó.


Produtores rurais de propriedades pequenas do sul da Bahia decidiram se unir em um projeto ecológico que está funcionando bem.

Um sítio com menos de um hectare de mata preservada, uma nascente em recuperação e um cheque da prefeitura para retribuir o cuidado com a natureza.

“É pouco dinheiro mas pra mim é importante porque eu estou aprendendo a preservar”, disse o agricultor Valdemar de Souza.

O benefício, pago como serviços ambientais, virou lei no município de Ibirapitanga, sul da Bahia.

Em 2017, R$ 90 mil serão distribuídos entre os produtores.

“A base de tudo é a floresta. Quanto mais o produtor tiver, mais o recurso que ele vai receber é maior”, disse o secretário de Agricultura, Antônio Almeida.

Foi o que fez dona Maria para merecer pouco mais de R$ 700. Há dez anos ela produz frutas sem derrubar uma árvore.

“Se tivesse derrubado a floresta hoje eu não tava recebendo esse real, né? Chegou numa hora boa, graças a Deus”, contou a agricultura Maria Senhorinha Souza.

O incentivo aos pequenos produtores rurais é para evitar a seca na bacia do Rio Oricó, responsável pelo abastecimento de 80 mil pessoas. Cortes ilegais de madeira, queimadas, já reduziram a vazão e atingiram as nascentes.

Na região do sul da Bahia existem mais de 1.600 nascentes. Pelo menos 400 já foram destruídas pelo desmatamento, nascentes onde a água brotava e corria forte para ajudar a alimentar o Rio Oricó. Em apenas dois anos secou completamente.

Eliseu já começou a se recuperar o prejuízo. Diminuiu o pasto para replantar a floresta. Ficou apavorado quando viu sua nascente morrendo.

“Isso aqui não é nem 10% do que era há dez anos atrás. É daqui que eu abasteço a casa”, contou Eliseu Barbosa Oliveira, que é agricultor.

É no viveiro de uma ONG que dá o suporte técnico do reflorestamento que são produzidas as mudas plantadas nas nascentes destruídas.

“Agora entre julho e agosto nós concluiremos uma restauração de 80 nascentes”, explicou o agrônomo Volney Lima Oliveira

Os produtores não pagam nada pelas mudas; 200 hectares de floresta já foram replantados em cinco municípios.

Uma nascente há cinco anos estava quase morta, cercada de pastos e sem árvores. O espelho d’água só se formava quando chovia. Hoje dá até para pescar e a floresta cresce bonita onde era pasto.

Repórter: E quando você hoje essas nascentes assim?

Agricultor: Sinto uma alegria muito grande.

A alegria de Marivaldo é ver de volta a cachoeira que fica dentro da roça dele. Com a recuperação da nascente até a produção de cacau melhorou. Sem falar do sorriso.

“Já tô contratando trabalhador pra trabalhar comigo aqui. Pra gente dar muita risada aqui. Deu até pra botar uma listrinha de prata aqui no dente pra ficar mais bonito”, brincou Marivaldo dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.