RADIO WEB JUAZEIRO : ACM NETO RECLAMA DO ALTO CUSTO DAS CAMPANHAS

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

ACM NETO RECLAMA DO ALTO CUSTO DAS CAMPANHAS

É preciso buscar meios para baratear as campanhas, defende Neto


Por Guilherme Reis | Fotos: Gilberto Jr/BNews


Ao comentar a aprovação do texto-base da reforma política na comissão especial da Câmara, o prefeito ACM Neto (DEM) disse que o barateamento das campanhas eleitorais é um dos principais pontos a serem discutidos. O relatório apresentado por Vicente Candido cria o Fundo Especial de Financiamento da Democracia, que contará com 0,5% das receitas correntes líquidas do Orçamento.

“Não tenho dúvida que isso precisa ser mais debatido com a sociedade para que a gente possa ter regra clara e meio de fiscalizar. Isso é o mais importante. As campanhas precisam passar por um barateamento. A Câmara não deve só se debruçar sobre a criação de um fundo, mas tomar mais providências, como já foram tomadas de 2014 para 2016 no sentido de baratear ainda mais o custo das campanhas”, avaliou. “Se o Congresso colocar uma cláusula de desempenho, ou uma cláusula de barreira, e o fim das coligações proporcionais, vai ser um passo muito importante, talvez uma das principais conquistas que podemos vislumbrar”, prosseguiu o demista.

Neto também criticou o modelo ‘distritão’, em que são eleitos para o Legislativo os candidatos mais votados nos estados. “Tenho muitas dúvidas sobre alguns pontos que estão colocados nessa reforma. Por exemplo, o distritão sem assegurar na próxima eleição o distrital misto é muito ruim para o sistema político brasileiro. Se vier o distritão como transição para ter o distrital misto, sou favorável. Caso não, sou contra porque isso compromete a atividade dos partidos políticos. A exigência tinha que ser partidos mais identificados com ideologias, ideias, pensamentos e propostas e estejam de acordo com o sentimento da sociedade”, acrescentou.

ACM Neto esteve com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) no Uruguai, na manhã desta quinta-feira (10), para inauguração de um posto de recadastramento biométrico no Outlet Center.

ORTHO100

ORTHO100
.