RADIO WEB JUAZEIRO : BOLETIM DO VEREADOR AGNALDO MEIRA

terça-feira, 29 de agosto de 2017

BOLETIM DO VEREADOR AGNALDO MEIRA

Agnaldo Meira parabeniza trabalhadores da Horta Comunitária do bairro João Paulo II pelos 30 anos de história

Assessoria de Imprensa do Vereador Agnaldo Meira

A horta comunitária Povo Unido do bairro João Paulo II, completou no último domingo (27), 30 anos de história, na produção de alimentos orgânicos para os Juazeirenses. Em seu pronunciamento realizado nesta segunda-feira (28), na tribuna da Casa Aprígio Duarte Filho, Agnaldo Meira (PC do B) parabenizou os trabalhadores e trabalhadoras da horta pelo importante papel de levar a mesa da população, uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos.

Durante seu discurso, Meira reiterou toda a história de fundação da horta. Tudo começou no ano de 1987. As irmãs da Congregação das Oblantas de São Luiz Gonzaga e a Diocese de Juazeiro viram a necessidade de oportunizar as famílias do bairro a terem uma alternativa de fonte de renda, com o cultivo orgânico de hortaliças.

O parlamentar ainda destacou: “No desenvolvimento da agricultura há um grande incentivo ao uso de agrotóxicos. Então imagine conseguir produzir orgânicos por trinta anos, em nossa região? Não tenho dúvidas que essa experiência deve ser usada como modelo em todo pais”, disse.

ACESSO À ÁGUA: Meira ainda explicou que a água usada para a irrigação dos canteiros da horta comunitária era fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e hoje, pela Mineração Caraíba, por meio de um contrato, onde os agricultores orgânicos são responsáveis pelo pagamento do excedente de água utilizada.

A Voz dos Trabalhadores reiterou a importante contribuição dada na aquisição de um poço artesiano para a horta, por meio de uma solicitação sua, em parceira com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, com o deputado estadual Zó e o deputado federal Daniel Almeida. “ Conseguimos um poço artesiano para a horta que ajudou a otimizar a economia do local” afirmou.

30 ANOS: Atualmente a horta conta com 65 famílias e 117 produtores. Uma das fundadoras e também presidente da Associação comunitária Povo Unido, Jovita Pereira da Silva (67), esteve presente à sessão e declarou está muito satisfeita em comemorar os trinta anos de lutas e conquistas dos trabalhadores da horta. “Essa data representa, a vida porque trabalhamos com produtos naturais. Comemoramos ontem, com muito prazer e satisfação”, pontuou.

NOVAS CONQUISTAS: Preocupado com a saúde dos trabalhadores da Horta Comunitária do bairro João Paulo II, Meira tem lutado pela modernização da irrigação no local, com a aquisição de quites que facilitarão o trabalho no campo. “A introdução de um sistema moderno de irrigação ajudará a reduzir possíveis danos à saúde desses produtores”, finalizou Meira.


Sheila Feitosa
Assessora de Imprensa do Vereador Agnaldo Meira

_________________________________________________________________________


ORTHO100

ORTHO100
.