RADIO WEB JUAZEIRO : O PICOLÉ QUE NÃO DERRETE JÁ EXISTE

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O PICOLÉ QUE NÃO DERRETE JÁ EXISTE

Japoneses criam sorvete que não derrete

Sorvete mantém formato e consistência mesmo quando exposto ao calor
 Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER
O GLOBO


Um dos inconvenientes de se tomar sorvete é uma característica física: com o calor, ele derrete. Não os vendidos numa sorveteria em Kanazawa, no Japão. De acordo com o jornal “Asahi Shimbun”, o estabelecimento no distrito de Higashi-Chaya se transformou num ponto turístico por oferecer picolés que não derretem.

O intrigante produto é fabricado pela Biotherapy Development Research Center. Segundo o presidente da empresa, Takeshi Toyoda, os picolés “se mantêm quase inalterados mesmo se expostos a um secador de cabelo”. A reportagem do jornal fez o teste. Enquanto um picolé de baunilha normal começou a derreter quase imediatamente após ser exposto ao calor do secador, o sorvete da Kanazawa Ice se manteve inalterado por cinco minutos.

O segredo está num polifenol líquido extraído de morangos, explicou Tomihisa Ota, professor da Universidade Kanazawa que desenvolveu os picolés que não derretem.

— O polifenol líquido tem propriedades que tornam difícil que a água e o óleo se separem, então o picolé se torna capaz de reter o formato original por um período maior que o usual e fica mais difícil de derreter — afirmou Ota.

E a descoberta aconteceu por acaso. A Biotherapy Development Research Center pediu que um confeiteiro testasse o uso do polifenol de morangos, num esforço para ajudar os produtores da prefeitura de Miyagi após o terremoto de 2011. No desastre, os fazendeiros locais perderam a produção e, no início da recuperação, os frutos não estavam em condição de serem comercializados. O extrato seria uma solução.

Após os testes, o confeiteiro relatou que não poderia usar o polifenol, porque “o creme solidificava instantaneamente quando o polifenol de morango era adicionado”. Daí surgiu a ideia de colocá-lo em sorvetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.