RADIO WEB JUAZEIRO : OITAVA BALEIA JUBARTE É ENCONTRADA MORTE NA BAHIA

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

OITAVA BALEIA JUBARTE É ENCONTRADA MORTE NA BAHIA

Este é o primeiro caso de jubarte morta em Camaçari este ano.

Por G1 BA

Baleia foi achada na praia de Itacimirim (Foto: Divulgação/Prefeitura de Camaçari)

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia de Itacimirim, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na noite de terça-feira (1º). De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Cidade, Ivanaldo Soares, o animal deve ser retirado do mar na manhã desta quarta-feira (2).

Este é o primeiro caso de jubarte encontrada morta em Camaçari este ano. Na cidade não é comum encontrar baleias mortas, diferente do sul da Bahia, que só este ano registrou a morte de sete animais da espécie. O primeiro caso ocorreu na cidade de Alcobaça.
Este é o primeiro caso em Camaçari (Foto: Divulgação/Prefeitura de Camaçari)

Encalhes

Outras 10 baleias foram regastadas após encalharem no estado. A última delas foi um filhote que foi devolvido ao mar por moradores e pescadores da cidade de Mucuri, na manhã desta quarta-feira (2).

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, pela rápida ação em devolver o animal ao mar, não foi possível fazer a análise da jubarte. Ainda segundo o instituto, o filhote depende da amamentação da mãe e, se ele não tiver um novo contato com ela, provavelmente encalhará no litoral novamente.

Os encalhes de baleias jubarte são comuns no litoral brasileiro entre julho e outubro, pois é a época em que as baleias costumam migrar das Ilhas Geórgia do Sul para o litoral sul da Bahia, em busca de água quente para reprodução.

ORTHO100

ORTHO100
.