RADIO WEB JUAZEIRO : RONDA MARIA DA PENHA CHEGA A SENHOR DO BONFIM

terça-feira, 29 de agosto de 2017

RONDA MARIA DA PENHA CHEGA A SENHOR DO BONFIM




A Operação Ronda Maria da Penha chegou nesta segunda-feira (28) à cidade de Senhor do Bonfim, a cerca de 380 quilômetros de Salvador. Sediada no 'Centro de Referência da Mulher Mãe Sulinha' da prefeitura local, a base – uma extensão da unidade de Juazeiro – dispõe de seis policias e uma viatura para fazer o acompanhamento das mulheres beneficiadas com medidas protetivas.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, do delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, e do diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffesson, dentre outras autoridades.

“O trabalho tem se destacado e se diferenciado de outros serviços semelhantes no país, pela quantidade de atendimentos e atividades ofertadas, Vamos continuar expandindo o Ronda Maria da Penha, uma unidade da PM de excelência”, destacou o secretário.

Segundo a major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha, a iniciativa é resultado da proposta do Governo do Estado de interiorizar o programa. “Aqui, em Senhor do Bonfim, temos 300 mulheres contempladas com medidas protetivas e a viatura que utilizaremos é fruto de uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Mineração Caraíba”, explicou.

Criada em 2015, o Ronda Maria da Penha, além de Salvador, está em outras seis cidades: Feira de Santana, Paulo Afonso, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, e, agora Senhor do Bonfim. No estado,1.287 mulheres, beneficiadas por medidas protetivas, foram acompanhadas pelos policiais militares da operação, desde a sua fundação até junho de 2017.

Em todo o estado são 95 policiais previamente capacitados para cuidar do público, que já chega a unidade fragilizado, sendo 29 na capital e 66 nas cinco cidades do interior, além de viaturas devidamente identificadas.

Vítimas (e, agora também agressores) contam com diversas oficinas, como atividades que ensinam uma fonte de rendae aulas de reeducação. Com dois anos de existência, a unidade já realizou 401 cursos (253 palestras e 148 eventos).


Crédito Fotos: Edinei Dantas
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

ORTHO100

ORTHO100
.