RADIO WEB JUAZEIRO : DICAS PRECIOSAS PARA O ENEM, por Otoniel Gondim.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

DICAS PRECIOSAS PARA O ENEM, por Otoniel Gondim.

ENEM : COMO MATAR A PAU !!!


Inicio dizendo que o ENEM é a segunda maior prova de acesso do mundo. Somente perde, por razões óbvias, para a China. Por isso que a importância do ENEM não só para os estudantes e professores , mas, para toda a sociedade e o país, é tremendamente incalculável, indelével e educacionalmente soberana. Suas provas, em todas as áreas, são marcadas pela pluralidade dos conhecimentos e das culturas. Assim, o ENEM alcançou as suas metas de criação, evolução, induzindo o aluno a discernir , pensar e raciocinar . Legal isso, não? Finalmente o estudante e o professor têm que buscar saber , tanto quanto Euzinho Gondim aqui ,que não há mais lugares e menos tampouco razões para se copiarem modelos arcaicos, antigos, decorebas , dinossauros ou já ultrapassados

.” A modernidade exige mudanças, “ , disse ao país e ao mundo o profeta Lula. As provas do ENEM corroboram isso.

Amigos, de hoje até o Vestibular do ENEM, prometo estar juntinho a você e aos seus colegas do peito dando dicas, bizus, informações importantes sobre os principais assuntos abordados nas provas de CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. 

É mole ou quer molho, meu amigo-aluno ? 

· Questões E.P.C. ( Essa Porra Cai! ) e as extrovertidas D.D.M. ( Dicas Do Mestre! ). Amou, meu caro? Dorou? Caro amigo e aluno : Abra o coração, a boa vontade, a perseverança e a mente ... a aula vai começar !!!

___ QUÍMICA ____ PARTE 1____

Um dos assuntos mais cobrados em questões, por isso imprescindível nas provas, diz respeito, que respeitemos cada vez mais ele!, á Química do Meio Ambiente.

Pra comecinho de conversa, então, corramos para fatores essenciais: Efeito Estufa, Camada de Ozônio, Poluição das Águas, Chuva Ácida.

I) EFEITO ESTUFA --- Um dos causadores do aquecimento global, o efeito estufa tem como principal vilão o famoso gás carbônico, oficialmente dióxido de carbono ( CO2 ). O CO2 é um gás inodoro e incolor, que as plantas respiram e os animais expiram. Substância triatômica, apolar e linear. A sua abundância na natureza é aumentada em muito através das queimadas de florestas e o uso demasiado de combustíveis fósseis nos automóveis e nas indústrias. A “ Feia fumaça que sobe apagando as estrelas “, no dizer genal do meu brother Caetano Veloso.

Portanto, caro aluno, falou efeito estufa ... falou gás carbônico ... falou aquecimento global ... falou mudança climática, etc.

II) CAMADA DE OZÔNIO --- O Gás Ozônio ( O3 ) concentra-se na maior parte numa camada acima da Atmosfera e que , atualmente, ganhou a alcunha de Ozonosfera. Quando a radiação solar se manda do Sol para a terra, com ela vem os raios Ultra-Violetas B , danosos e nocivos ao seres vivos. Aí, o protetor gás ozônio os seguram, os filtram, deixando-nos tranquilões e calmos. Assim, o ozônio tornou-se um inseparável parceiro da vida terrestre. Por ser um “ bloqueador “ dos UVs-B, nos deixa livres do provável super aquecimento global e de doenças fatais, como por exemplo, câncer de pele. Caro aluno, num é que o homem inventou de inventar foi coisa ruim para acabar com o ozônio e abrirr na sua camada um buraco maldito, o tale e quale Buraco de Ozõnio? E por ele passam, assobiando e dançando, as impiedosas radiações ultras...

Se ligue, pois sim : Os responsáveis pela diminuição do gás ozônio são todos os gases que apresentam CFCs, ou seja, compostos que têm na sua formação os elementos químicos Cloro, Flúor e Carbono. Ex.: Freon ( Geladeiras e Freezeres ) , Sprays, Isopores.

Portanto, caro aluno, falou buraco de ozônio ... falou “já era” O3 ... falou câncer de pele ... falou aquecimento global ... falou CFCs, etc.

III) POLUIÇÃO DOS RIOS --- Maiores culpados: Os esgotos que são despejados des-suavemente nos rios, lagos e mares . trazendo em seus colos substâncias tóxicas, fezes, urinas, microrganismos maléficos, dejetos orgânicos em podridão,etc. Assim assado ocorre a diminuição do nível de oxigênio das águas, terminando por interferir na vida dos indefesos peixes. De contrabando e contrapeso , o exalo odorífico de peido fedorento de insuportável gases asfixiantes à natureza animal e vegetal. No caso dos garimpos, salienta-se o uso indiscriminado, apesar de contravenção penal, do metal Mercúrio ( Hg ). Metal pesado que causa infertilidade do solo, subsolo, e altera mortalmente o ecossistema dos rios aquíferos como um todo. 

Portanto, caro aluno, falou poluição das águas ... falou diminuição do oxigênio ... falou mortandade dos peixes ... falou odor péssimo à boa vivência na natureza ... falou Mercúrio ( Hg ) ... falou infertilidade dos solos., etc.

CHUVA ÁCIDA --- É o fenômeno em que a terra , ao invés de receber chuva de água , recebe chuva de ácido e água. Bunitim isso que a indústria dá de presente à natureza, né amigo? Olhe bem : As substâncias que causam o efeito chuva ácida são os óxidos do enxofre( Aquelim mesmo do inferno.) e os óxidos do nitrogênio. Quando esses óxidos são expelidos pelas chaminés e descargas para a atmosfera, reagem com a água e formam ácidos, tais como, ácido nítrico ( HNO3), ácido nitroso ( HNO2 ), ácido sulfúrico ( H2SO4 ), ácido sulfurosos ( HSO3 ), etc e lá vai na fumaça. Os danados , num tendo pra onde escapulir, por gravidade grávida se danam para a terra. Já pensou o que dá, amigo, tomar banho de chuva ácida? Sim, acertou no tiro ao álvaro : Problemas respiratórios, de metabolismo, dessecamento do solo e plantas, acefalismo em fetos, coceiras na careca, peles estorricam-se. Pense num cãozinho é essa chuva!

Falou chuva ácida ... falou indústria ... falou óxidos do Enxofre e do Nitrogênio ... falou problemas respiratórios ... falou alterações metabólicas, etc.



Depois dessa imponente ( Gabola não esse Euzinho Gondim, hein queridíssimo aluno? ) D.D.M. , vamos ligerim a uma QUESTÃO E.P.C. ? Capriche na resposta.

QUESTÃO E.P.C.

Dê o somatório dos itens corretos:

(01)A queima das florestas é uma das imagens mais negativas do Brasil no exterior.Pois, durante as queimas são liberadas toneladas de gás carbônico ( CO2), um dos gases do efeito estufa.

(02)A derrubada de florestas não altera o equilíbrio ecológico da região, pois, serve para a respiração das plantas.

(03)Os veículos automotivos , além, de produzirem na combustão gás carbônico, produxem óxidos nitrosos e sulfurosos que são capazes de participarem nas reações secundárias com o gás ozônio (O3).

(04)Catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade nas reações sem serem consumidas no processo reativo. Nos veículos modernos, os catalisadores transformam resíduos tóxicos que saídos do motor ( CO, NO, etc.) em gases não tóxicos ( CO2, N2, vapor d’água, etc.), diminuído a poluição no meio ambiente.

(05)O Mercúrio, por ser metal não interfere no ecossistema de rios ao ser usado no garimpo.

(06)O gás oxigênio pode , através de uma reação exotérmica e com uso de catalisador adequado, se transformar em gás ozônio.

(07)O Rio São Francisco não sofrendo despejos de dejetos orgânicos, é considerado um Rio saudável .

(08)Os óxidos SO3 e NO2 são causadores da chuva ácida que, nos animais, alteram negativamente o sistema respiratório.

(09) CO e NO por serem óxidos neutros não causam danos sérios à população.

(10)ADOREI “ AS DICAS DO MESTRE! “ ( D.D.M. ) E AS QUESTÕES “ ESSA PORRA CAI! “ ( E.P.C..).

A soma é :________.

Meu futuro doutor ( Em que mesmo? ) , espero ter contribuído pelo menos um tiquim.

No próximo capítulo: Lixo Não-reciclável, Poluição Urbana e do Ar, Metais Pesados, Radioatividade , Fertilzantes e Adubos Químicos.

“ Ai, ai, ai, ai, Helena

Tem gente que dá pena, Helena

Não quer estudar

E sonha passar no ENEM-Vestibular

Ai, ai, ai, ai, Helena... “

Até muito em breve, caríssimo amigo dos livros.


Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.

[SIC]

17 comentários:

  1. DEZ, ACERTEI TODAS, MENOS A ÚLTIMA...BRINICADEIRA, MESTRE. ÓTIMO EM TUDO!

    ResponderExcluir
  2. SASSÁ.BELEZA, OTONIEL GONDIM.VOLTOU LOGO. MARAVILHA! .11 de outubro de 2017 12:29

    MATOU A PAU! GRANDE AULA. GRATO.

    ResponderExcluir
  3. FAGNER ROMERO. AO OTONIEL GONDIM.11 de outubro de 2017 12:30

    Arrasou! Como aluno e vestibulando, somente tenho a agradcer ao blog de adalberto e ao professor.

    ResponderExcluir
  4. LINDAS DICAS.VIVA OTONIEL GONDIM!

    ResponderExcluir
  5. MARINA FORENSE.PARABÉNS, OTONIEL GONDIM.11 de outubro de 2017 12:32

    DIFERENTE, MAS, ÓTIMA IDÉIA. AJUDA EM MUITO AOS VESTIBULANDOS. PARABÉNS PELA IDÉIA E PRÁTICA, MESTRE GONDIM.

    ResponderExcluir
  6. DEINHA LOPES. GEO.11 de outubro de 2017 12:33

    CARAMBA...QUE COISA LINDA! LEGAL, GONDIM E ADALBERTO MARIANO. LEGAL MESMO.DEZ.

    ResponderExcluir
  7. Porisso, esse cara é tão importante para todos. Somente traz o de bom. Sangue azul, ô meu!

    ResponderExcluir
  8. PROFESSOR ADENÍLTON.GONDIM GÊNIO DA RAÇA!11 de outubro de 2017 12:36

    Realmente, esse assunto ambiental é questão certa. Tudo muito bem explicado. Com humor e conteúdo. Parabéns, professor Otoniel Gondim.

    ResponderExcluir
  9. JOGOU DURO. BELA EXPLANAÇÃO. APRENDI BASTANTE. QUE VENHA O ENEM!

    ResponderExcluir
  10. aí, meu rei. matou a pau!!!

    ResponderExcluir
  11. MEU DEUS...QUE DICA BOA. O MEU FILHO ADOROU!

    ResponderExcluir
  12. BELEZA. GRANDE AULA. MESTRE MESMO!!!

    ResponderExcluir
  13. PROFESSOR OTONIEL..ÉS O CARA DE JUAZEIRO EM TUDO. SE CANDIDATE, AMIGO!

    ResponderExcluir
  14. BESTEIROL PESQUISADO. ATÉ EU FAÇO.

    ResponderExcluir
  15. Lindo demais. DEZ.

    ResponderExcluir
  16. ADAILTON MORAES.LOMANTO JÚNIOR. ESCOLA.11 de outubro de 2017 13:19

    QUE BOM...FINALMENTE ALGUÉM OLHA POR NÓS, ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA. PARABÉNS E MUITO OBRIGADO AO BLOG E OTONIEL GONDIM.

    ResponderExcluir
  17. MATOU A PAU! BELA DICA.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.