RADIO WEB JUAZEIRO : DICAS DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM

10 MESES DE ADMINISTRAÇÃO: QUE NOTA VOCÊ DÁ PARA O PREFEITO DE JUAZEIRO?

terça-feira, 31 de outubro de 2017

DICAS DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM

Redação – Enem
A HORA DA GRANDE DICA 
 

ME APRESENTANDO...


Ao leitor em geral, vestibulandos e demais, antes que danadinhos duvidem que não é de Euzinho Gondim, aviso que o modo de escrever esse texto vai ser desenvolvido de forma protocolar ,burocrática e em conformidade com a norma-padrão que a REDAÇÃO do Enem requer, cobra e exige. O meu ímpeto como pretenso a simples- metido -escritor tem.o peculiarismo nato de sempre utilizar-se-me da inspiração, pouca ainda, neologismos, colóquios, gírias, citações, figuras de linguagens à beça, poemas, diálogos, humor negro e branco, palavreado de alto e baixo calão quando me invoco, erudição e pontos de vistas um tanto pessoais e ortodoxos . Mas, nesse específico texto, comprometi-me aos preceitos técnicos da língua portuguesa, sua indução programática e o respeito aos conceitos formais exigidos. O faço com a experiência de inúmeros vestibulares em que , pelo menos em sete, tive, sorte ou sei lá o quê, nota máxima: DEZ. Estas redações, inclusive, estão à disposição dos senhorios , caso se interessem em lê-las e analisá-las.

Tenderam direitim? Aidspois Euzinho Gondim “ dá volta e meia e vorta”. Beleza de Creuza? Otonce, vamos trabalhar como bem manda o figurino dele, o Enem-REDAÇÃO.

AGORA, SIM.

Amigo vestibulando, espero encontrá-lo radiante com aquela força de vontade, aquela fé e aquela fiel esperança juntas num só bojo: O desejo de vencer!

O tempo é inexorável e avexa-se o dia de um dos grandes, senão o maior, desafios do Enem : A REDAÇÃO. 

É unânime e uníssono nas salas, nas escadarias, nas quadras e nos portões dos cursinhos e colégios que a REDAÇÃO é crucial , grande divisor do concurso e, assim, de importância suma e relevância sem páreo. Esse coletivo de ponderações está corretíssimo. De fato, no almejo do galgar degraus , a REDAÇÃO é a escada mais sólida e eficaz. Vale mais pontos que qualquer outra prova e reina suprema no critério de desempate entre concorrentes. Daí, nessa etapa final, é imperativo ir lançando mão do habitual, humano, nervosismo e aproveitar o tempinho restante para aprimorá-la , deixando-a nos eixos. Nesse momento antecedente , a tranquilidade é fundamental para um final alegremente uivante e de alívios entusiáticos. É, sei amigo dos estudos, que na sua mente perambula a inevitável indagação: Mas, professor Otoniel Gondim, como consigo ? Ou, amenizando o dramatismo, como melhorá-la a contento dos avaliadores ? 

Bem, foi justamente para isso que , cumprindo promessa feita a você e a Rádio Web Juazeiro do atencioso amigo Adalberto Mariano, dei-me a ousadia solidária de trazer nessas simplórias e humildes linhas, as quais me dará imenso orgulho de lê-las profunda e atentamente, valiosíssimas informações, toques, dicas, bizus, imprescindíveis para um logre êxito. Além, jamais haveria de ocultar-me de tal façanha, dos prováveis TEMAS DA REDAÇÃO..

Bom, que deixemos as delongas e corramos...

Seja qual for o tema, pode-se redigi-lo de três modos redacionais : Descrição, Narração e DISSERTAÇÃO. No caso do Enem, interessa tão somente a DISSERTAÇÃO. E, atenção dobrada, não qualquer tipo : A DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA.

· DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA: Aquela em que você, querido vestibulando, no predomínio do raciocínio faz a defesa de suas ideias, pontos de vistas e até questionamentos, quando possível ,sobre determinado assunto. A partir do conhecimento do tema proposto, apresentar argumentos convincentes para o bom entendimento do leitor, buscando convencê-lo por meio de comparações, alusões, fatos, opiniões próprias , clareza de expressões e conceitos. 

· Caso tenha problema em iniciar a REDAÇÃO : Antes de começar o texto faça um esquema simples sobre o que pretende escrever em cada parágrafo. Utilize palavras-chave no rascunho que sirvam para lembrá-lo sobre as ideias principais que elencou. A partir daí, comece a escrever de maneira organizada e clara.

· Não há necessidade de dar título ao texto. Portanto, para fugir de problemas, não o faça.

· Respeitar o número de linhas ( Tenha preferência entre 15 e 20 ), escrevendo menos e com mais precisão, objetividade, coerência, coesão e originalidade.

DÚVIDAS SOBRE COMO LIDAR COM OS DIREITOS HUMANOS ?

A sua REDAÇÂO não mais precisa, foi derrubado por ordem judicial há pouco, ter a obrigação de respeitar OS DIREITOS HUMANOS. Porém, no alto da minha experiência, gostaria, caro amigo, que não a fizesse em confronto com os mesmos. Pois, não esqueçamos que os avaliadores tendenciam muito aos aspectos sociais, éticos e morais. O que, claramente, na correção serão sensíveis a algo desrespeitoso e crítico dos , até então sagrados, DIREITOS HUMANOS. Faça o seu texto despreocupado com essa mudança de surpresa. Como se a sentença judicial nada valesse. 

EVITAR A TODO CUSTO

1) Iniciar a REDAÇÃO com termos : “ Na minha opinião...”. “.Eu acho que...”. “ Se eu pudesse...” e afins.

2) Palavras de baixo calão ou de duplo sentido.

3) Gírias, provérbios, ditados populares, vocábulos estrangeiros, abreviações de zap.

4) Citar nominalmente pessoas.

5) Tangenciar o texto para ideologias partidárias.

6) Confundir a linguagem oral ( Tem seus vícios.) com a linguagem escrita.

7) Assinar o nome ao final. 

D.D.M.( DICAS DO MESTRE) : UMA ÓTIMA REDAÇÃO ?

INTRODUÇÃO

· Tem que começar com o pé ( No caso, mão. ) direito. Isso se faz, caríssimo estudante, buscando positivamente impressionar o leitor desde as primeiras linhas, mantendo desde já um posicionamento pessoal em relação ao tema. Assim,o leitor tem avidez para continuar a leitura com real interesse e curiosidade.

DESENVOLVIMENTO

· Ser fiel, não perder o foco, não fugir ao tema, mostrando que tem amplo conhecimento do conteúdo.

· Selecionar, relatar ,organizar formações e opiniões na organização do texto.

· Saber o momento correto de terminar um parágrafo e começar o outro ,sob o risco de perder a lógica de pensamento.

· Mesclando o simples e o profundo, redigir num estilo leve, sem subterfúgios, sem rebuscamentos desnecessários, e lembrando sempre que tem alguém que vai ler a sua REDAÇÂO. Alguém que tem ânsia em ler algo agradável.

CONCLUSÃO

Trazer com clareza explícita uma solução para o problema proposto pelo tema, conjeturando diversidade cultural, étnico, social e política.

Com originalidade e inovação, utilize fatos históricos se possível, deixe bem claro ao leitor o seu real posicionamento e ponto de vista abordado durante a REDAÇÃO.

Tudo no devido lugar, então faça uma grande revisão final. Tenha um extremo cuidado, evitando borrões e rasuras, ao passar sua REDAÇÂO para a folha principal.

Fim? Não! Após, as dicas de como fazer ou melhorar ainda mais a sua REDAÇÂO, cumpro a promessa dos ....

PROVÁVEIS TEMAS DA REDAÇÃO

· Meio-Ambiente --- Animais, microrganismos,, vegetação, rochas, solos, ar atmosférico, água e fenômenos naturais em intermitente degradação pela ação do homem. Atentar para: poluição urbana, lixo, desmatamento, chuva ácida, gás ozônio, aquecimento global, combustível fóssil.

· Água --- A falta. Os problemas enfrentados pela falta. Problemas da população em economizar o seu uso. Políticas públicas para reverter o problema.

· Mobilidade Urbana --- Melhorias e fornecimento de opções de transportes. Transportes alternativos . 

· Redes Sociais --- Seu uso. O impacto na vida das pessoas A ética e a moral nas redes. A disseminação de notícias falsas e do ódio. Os tecnovícios.

· Tecnologia --- Sempre crescente. Os seus benefícios e malefícios e impactos na vida das pessoas.

· Esportes --- Importância na transformação da vida e formação das crianças, adolescentes e jovens, principalmente.

· Refugiados --- O problema enfrentado por quem é expulso de sua terra por guerras, terrorismo, fome, perseguição política e religião. O que existe de concreto para a resolução.

· Depressão entre os Jovens --- Causa. Consequência. Política de contenção.

· Liberdade de expressão linguística e corporal --- Preconceito. LGBT.

· Sistema Carcerário Brasileiro --- A questão das superlotações nos presídios. As políticas públicas falhas. O futuro. O governo paralelo do narco no Rio de Janeiro.

· Educação --- Bullyng. Escola sem partido.

· Saúde Pública --- Políticas para os problemas da saúde pública no país. Medicamentos viciosos. Saneamento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Enem trabalha sempre com problemáticas sociais. É uma prova que cuida mais de assuntos enfrentados por muito tempo no Brasil ( Quiçá, no mundo.) e menos por fatos recentes. Normalmente, e deve repetir-se, são assuntos discutidos bastante pela mídia e que tem impacto visivelmente direto na sociedade brasileira. Portanto, inter-relacionar os pontos de vistas, argumentos , fatos, exemplos, as implicações na nossa sociedade e no país como um todo, são fatores vitais para convencer o leitor.

A SUA REDAÇÃO, CARÍSSIMO, TEM QUE ESTIMULAR NO LEITOR A CONSCIENTIZAÇÃO!!!

Pela primeira a Vunesp ( Órgão da Unesp ) é a responsável pela correção das provas. Então, torna-se certo que, por ser estreante, os métodos avaliativos deverão ser mais rígidos, exigindo mais da argumentação , da performance e da amplidão de conhecimento demonstrado pelo estudante. Capriche.

Voltando a mim, Euzinho Gondim, lembro-lhe sem querer lembrando que a nota máxima de REDAÇÂO no Enem é 1000. Isso mesminho ... MIL! 

Portanto, desejo a vosmecê mil felicidades na sua REDAÇÂO e em todo o vestibular. 

Vale uma marchinha:

“ Papai, Mamãe, que alegria nem é bom falar

Quá, quá, quá, quá quá

Passei no vestibular

Não adianta chutat o A, nem chutar o B, nem chutar o C

Pois, o negócio é estudar sim senhor

Eu quero é ser doutor...

Papai, mamãe.... “

Tin! Tin! Vamos brindar?

Abraçando...fui.

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.

77 comentários:

  1. BELO TEXTO. SÓ NÃP APRENDE QUEM NÃO QUER! VALEU, BLOG. VALEU, MESTRE.

    ResponderExcluir
  2. MARIA SALETE. TOP DE LINHA.31 de outubro de 2017 09:50

    ÓTIMO. CUMPRIU MESMO A PROMESSA.OTONIEL GONDIM, VOCÊ É MAIOR FIGURA DE JUAZEIRO QUE HÁ HOJE. TE ADORAMOS. NÓS, DOCURO TOP DE LINHA.LINDA DICAS.QUE TEXTO!!!

    ResponderExcluir
  3. SILVINHA. GEO-JUA.31 de outubro de 2017 09:51

    LINDO TEXTO.

    ResponderExcluir
  4. MINHA NOSSA. APRENDO MUITO. BELO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE DO BLOG E DO MESTRE GONDIM. SÃO PESSOAS ASSIM, QUE JUAZEIRO PRECISA.

    ResponderExcluir
  5. Gondim...belo artigo. Instrtutivo.

    ResponderExcluir
  6. Miriam Leite. Advogada.31 de outubro de 2017 10:00

    Otoniel se supera. Votaria nele, Adalberto, sem problemas. Parabéns. O meu filho adorou.

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSAS DICAS. OBRIGADO A TODOS. DEUS ILUMINE GONDIM E ADALBERTO.

    ResponderExcluir
  8. ARRASOU DE NOVO. LINDO TEXTO.

    ResponderExcluir
  9. SALETE GOMES. EX-ALUINA DE GONDIM.31 de outubro de 2017 10:52

    MUITO BONITO LER GONDIM. SOBRE TUDO. VEJA SÓ, MARIANO, QUE BELEZA DE AULAS E DICAS. OTONIEL É UM MONSTRO SAGRADO INTELECTUAL.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  10. FAGNER ROMERO. AO OTONIEL GONDIM.31 de outubro de 2017 10:53

    LINDA DICA. VOU ESTUDAR OS TEMAS DE UM A UM. CONFIO EM GONDIM.

    ResponderExcluir
  11. Fenomenal. Meu filho manda abraços ao blog.

    ResponderExcluir
  12. Não tem, Adalberto, como não elogiar. Demais. Entendi as dicas e vou observar os temas. DEZ.Deus ilumine essa glória que é o Blog e Otoniel.

    ResponderExcluir
  13. Regina Marçal. mãe de aluna.31 de outubro de 2017 10:54

    AMEI. PERFEITO.

    ResponderExcluir
  14. PROFESSOR ADENÍLTON.GONDIM GÊNIO DA RAÇA!31 de outubro de 2017 10:55

    ADLABERTO, PERGUNTE AO PROFESSOR ...QUE MRCHINHA É ESSA? ADOREIIIIIIIIII!

    ResponderExcluir
  15. matou acharada. os temas estão dentro desses, mesmo.que cara!!!

    ResponderExcluir
  16. Josemeire Mattos. Curso BIOs. Divinas dicas!31 de outubro de 2017 10:57

    Mas, cara, e o terrrismop islâmico.Esqueceu/ No mais, perfeito.

    ResponderExcluir
  17. Merda pura. Só Deus no comando.

    ResponderExcluir
  18. NEIDE NORONHA. OTONIEL, QUANDO??31 de outubro de 2017 10:59

    Excelentes explicações. Demais. Ensinas o que e aonde, amigo?

    ResponderExcluir
  19. ROBERTA MENDES. ESPLÊNDIDO!31 de outubro de 2017 11:02

    LENDO VÁRIAS SE NOTA CLARAMENTE A GENIALIDADE DESSE MESTRE. SABE FAZER GRAMATICALMENTE CORRETO QUANDO QUER E POÉTICO QUANDO BEM ENTENDE E TUDO EM COMPLETA HARMONIA. ESPLÊNDIDAS DICAS. MERECE APLAUSOS.

    ResponderExcluir
  20. Olavo Júnior. Parabéns,mestre Gondim!31 de outubro de 2017 11:03

    Dicas acima da média. O semestre todo num cursinho e nunca vi nada igual. Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Lindas e belas explicações. Dez!

    ResponderExcluir
  22. Mércia Lopes Alves Oliveira31 de outubro de 2017 11:05

    Mais uma vez com uma pérola no blog. Inteligência e dom supremo . Te amo.

    ResponderExcluir
  23. DEMAIS.LINDO TEXTO.

    ResponderExcluir
  24. Eurípedes Avelar Brandão. Col. PLENUS-PETROLINA.31 de outubro de 2017 11:07

    Cara, esses temas são quase os mesmos do cursinho. Mas, as explicações suas cairam como uma luva. Sensacionais.Parabéns, és um mestre de primeira.

    ResponderExcluir
  25. O grande bombando de novo. è igual a Lula: Ninguém segura! Valeu.

    ResponderExcluir
  26. OSVALDO LIMEIRA. PROF.UNIVASF.31 de outubro de 2017 12:21

    O MEU NETO ME MOSTROU, POIS, SOU PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA UNIVASF. ADOREI. PERFEITO. LINGUAGEM ACESSÍVEL, OBJETIVA,ORIGINAL, AGRADÁVEL E FLUENTE. ESSE É ESCRITOR MESMO. PARABÉNS PELA EXCElÊNCIA DO TEXTO E PELA ATITUDE DE SOLIDARIEDADE.

    ResponderExcluir
  27. SALES DO 8.PROFESSOR-PMJ.31 de outubro de 2017 12:24

    Comentários bastante elogiosos. Não poderia ser de outra forma, pois, as dicas são puras pérolas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  28. sensação de que esse belo artigo vai bater recordes de elogios ao autor. cmomeça logo por mim: FABULOSO.

    ResponderExcluir
  29. PAULAMEDEIROS.AMO GONDIM!31 de outubro de 2017 12:31

    UMA DICAS DE MODO SUPER ENTENDÍVEL COMO AODREI. TE AMO, OTONIEL.

    ResponderExcluir
  30. massa.demais.dez.

    ResponderExcluir
  31. GONDIM...FALTOU CONHECIMENTOS GERAIS! LINDAS DICAS.TÔ DENTRO AGORA.

    ResponderExcluir
  32. Beatriz Souza Filho31 de outubro de 2017 16:39

    Em tudo que toca...bomba. Gênio e Juazeiro não reconhce.Pena.

    ResponderExcluir
  33. Que coisa linda.Um senhor professor preocupado com alunos que nem conhece. Adorei.

    ResponderExcluir
  34. Aquiles Noronha.Gênio.31 de outubro de 2017 16:41

    Com Gondim não tem quem não aprenda. è um professor nato.

    ResponderExcluir
  35. Rafaela Benevides.TOP DE LINHA.NOITE.31 de outubro de 2017 16:42

    O curso TOP de LINHA parou para falar dessas dicas. Incrível o alcance, Adalbereto Mariano, queo blog teve. Lindas explicações.

    ResponderExcluir
  36. FERNÃO DIAS PAIVA MUNIZ31 de outubro de 2017 16:43

    A SENSAÇÃO DE JUAZEIRO CHAMA-SE PROFESSOR OTONIEL GONDIM. SUCESSO EM TUDO. QUEM QUISER QUE MORRA DE INVEJA. O CARA É ELE MESMO! ABRAÇOS, AMIGO.

    ResponderExcluir
  37. eSPERAVA JÁ DICAS BOAS. mAS, ESSA FOI DE DEMAIS. lI E RELI VÁRIAS VEZES. uMA GRANDE AULA, NA VERDADE. dEUS TE ILUMINE, BROTHER GONDIM.

    ResponderExcluir
  38. MARINA FORENSE.PARABÉNS, OTONIEL GONDIM.31 de outubro de 2017 16:45

    AS DICAS DEVERIAM SER MAIS DETALHADAS. FALTOU ISSO. MAS, VALEU DEMAIS.

    ResponderExcluir
  39. Otoniel sabe tudo, é? As dicas de Física e Química foram arrasos. Essas são excelentes. O que tem na cabeça dessa fera? Beijos.

    ResponderExcluir
  40. TE ADORO AINDA MAIS. QUE DICAS!

    ResponderExcluir
  41. VEM ADE FÍSICA E QUÍMICA, O RESTANTE DOS TÓPICOS? SUCESSO AQUI NO COL. PAULO VI.BLOG DE PARABÉNS.ABRAÇOS, GONDIM.

    ResponderExcluir
  42. DELZA MARIA. COL. DOM BOSCO. MARAVILHA!!!31 de outubro de 2017 16:49

    UM AULÃO DE COMO SE ESCREVER . DEZ.

    ResponderExcluir
  43. Arrrasou.Bombou. O cara .Se candidate, rapaz.

    ResponderExcluir
  44. ADLBERTO MARIANO...POR ISSO FIQUEI AZUCRINANDO O BLOG POR ESSAS DICAS. IMPERDÍVEIS. PERFEITAS.PARABÉNS DE NOVO, GRANDIOSO GURU.OTONIEL.

    ResponderExcluir
  45. SÓ FIRULAS.SAI DE BAIXO!

    ResponderExcluir
  46. O rei da cocada preta? Tô fora! Lula na cadeia.

    ResponderExcluir
  47. LINDO. COMO SABE EXPLICAR. IMAGINE NAS SALAS. TE ADOREI, AMIGO.

    ResponderExcluir
  48. Luiz Carlos Barbosa. Poeta.ã de Gondim demais.31 de outubro de 2017 16:54

    Adalberto, seja qual for o tema...as palavras bailam nas mãos desse monstro intelectual.

    ResponderExcluir
  49. Filinto Dias. GEO-JUA.31 de outubro de 2017 16:55

    Belo texto.Grato pelas super dicas.

    ResponderExcluir
  50. NAS ESCOLAS E CURSINHOS, AS DICAS DO BLOG E DO MESTRE GONDIM...BOMBAM!

    ResponderExcluir
  51. Renato Simões. Otoniel: Gênio da raça.31 de outubro de 2017 16:57

    Já esperava algo assim, fora dos padrões normais. Já conheço a fera. Quando promete, capricha e somente vem coisas sublimes. Incomparável dica, aula. Um gênio.

    ResponderExcluir
  52. Laís. Col. Edson Ribeiro. lLndo, Gondim!31 de outubro de 2017 17:00

    Maravilhosas informações. Minha turma se juntará à noite todos os dias para estudá-las. Adalberto, você é um herói a desentocar essa grandeza de mestre. Grato.Beijos na mente sagrada, Otoniel Gondim.

    ResponderExcluir
  53. MATINHA. ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE31 de outubro de 2017 17:17

    Cumpriu, e como a promessa!, Agora arrebento na redação.

    ResponderExcluir
  54. A MELHOR DICA DE REDAÇÃO DO ANO! VALEU MAIS QU TODAS QUE TIVE. GENIAL.

    ResponderExcluir
  55. ROSIVALDO LAURENTINO31 de outubro de 2017 17:19

    SOUBE E LEVEI PARA O MEU CURSINHO, AQUI EM SALVADOR. SUCESSOR DISPARADO. O BLOG ESTÁ TENDO INCRÍVEL ACESSO. ESSE PROFESSOR GONDIM É GENIAL.AH, SE TIVESSE AQUI. GANHARIA UMA NOTA PRETA.

    ResponderExcluir
  56. LINDO.PERFEITO.VIVA O BLOG E GONDIM;BELA DUPLA.

    ResponderExcluir
  57. RAÍSA NUNES. MARAVILHA TEXTO.31 de outubro de 2017 17:21

    Que sucesso! Que lindo! Aula, texto e a atitude solidária! parabéns gondim. Idem ao Radio Web.

    ResponderExcluir
  58. CESAR REIS.COL.PLENUS31 de outubro de 2017 17:38

    SÓ POSSO DIZER QUE MINHA COLEGA ESTAVA CERTO: AS DICAS E TODO O TEXTO SÃO SENSACIONAIS.GRANDE PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  59. BELINHA.COISA BELA , !QUEREMOS MAIS...31 de outubro de 2017 17:39

    ADALBERTO MARIANO...NÃO DEIXE OTONIEL PARAR POR AQUI. NA PRÓXIMA SEMANA QUEREMOS MAIS DE CIÊNCIAS EXATAS. ELE QE SE VIRE. NOS ACOSTUMOU POR QUE QUIS.KKKKKLINDAS DICAS!!!

    ResponderExcluir
  60. Bombou. O melhor texto da vida?

    ResponderExcluir
  61. GONDIM...NÃO ESQUEÇA: O MUNDO ESTÁ AOS TEUS PÉS!31 de outubro de 2017 17:42

    Ninguém no Brasil escreve com tanta agradabilidade e leveza como Otoniel Gondim. Faz uma salada e sai tudo perfeito. Não vou fazer ENEM nem nada.Mas,li já duas vezes. Começa sério e depois volta pro euzinho dele, que é maravilhoso. O mundo te espera, amor.

    ResponderExcluir
  62. Joana Lima. Gondim...o cara!31 de outubro de 2017 17:43

    Formidável. Terrorismo islâmico tem chance? Me tire essa dúvida.

    ResponderExcluir
  63. BIA DE LU. BLOG NA FRENTE DOS OUTROS!31 de outubro de 2017 17:45

    ARREBENTOU.BELAS DICAS. PERFEITAS. OBJETIVAS.PARABÉNS. ADALBERTO...PARABÉNS AO BLOG POR COOPERAR COM OS VESTIBULANDOS.BLOG SAI NA FRENTE DOS OUTROS.

    ResponderExcluir
  64. NILZA FARIS. OBRIGADO DEUS, OTONIEL E ADALBERTO.31 de outubro de 2017 17:47

    Quem há de criticar uma maravilha dessas de dicas? Maravilhosassssssssss!
    Obrigado Deus, Otoniel e Adalberto Mariano. Obrigadooooooooo!

    ResponderExcluir
  65. joão de arimatéa.31 de outubro de 2017 17:55

    Gondim, se superou! Que cabeça é essa, meurirmão? Belo teto.

    ResponderExcluir
  66. ARMANDO NETO. GONDIM, O 1000 É SEU E MERECIDO.31 de outubro de 2017 17:56

    IMPRESSIONANTE A COORDENAÇÃO DO TEXTO. TUDO MUITO BEM ELABORADO, ESTRUTURADO. AGRDÁVEL. DO COMEÇO AO FIM: DEZ!ALIÁS, NOTO DO ENEM: 1000!

    ResponderExcluir
  67. LÍVIA AMORIM NETA31 de outubro de 2017 17:57

    E FÍSICA QUE É O MEU CALO VAI TER MAIS/ PARABÉNS PELA HUMANA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  68. Grande professor. Você é foda!

    ResponderExcluir
  69. Núbiazinha. Salitreira.31 de outubro de 2017 18:06

    LINDAS E INDISCUTÍVEIS DICAS. DE CINEMA.

    ResponderExcluir
  70. ARLINDO GOMES. BAR DO M.1 de novembro de 2017 07:26

    BOMBOU,MESTRE.LINDO TEXTO. ASSIM QUE SE FAZ, AMIGÃO.

    ResponderExcluir
  71. ADLBERTO, A FERA GONDIM ESTÁ AFIADA MESMO! KKKKKKKIK

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.