Redação – Enem
A HORA DA GRANDE DICA
ME APRESENTANDO...
Ao leitor em geral, vestibulandos e demais, antes que danadinhos duvidem que não é de Euzinho Gondim, aviso que o modo de escrever esse texto vai ser desenvolvido de forma protocolar ,burocrática e em conformidade com a norma-padrão que a REDAÇÃO do Enem requer, cobra e exige. O meu ímpeto como pretenso a simples- metido -escritor tem.o peculiarismo nato de sempre utilizar-se-me da inspiração, pouca ainda, neologismos, colóquios, gírias, citações, figuras de linguagens à beça, poemas, diálogos, humor negro e branco, palavreado de alto e baixo calão quando me invoco, erudição e pontos de vistas um tanto pessoais e ortodoxos . Mas, nesse específico texto, comprometi-me aos preceitos técnicos da língua portuguesa, sua indução programática e o respeito aos conceitos formais exigidos. O faço com a experiência de inúmeros vestibulares em que , pelo menos em sete, tive, sorte ou sei lá o quê, nota máxima: DEZ. Estas redações, inclusive, estão à disposição dos senhorios , caso se interessem em lê-las e analisá-las.
Tenderam direitim? Aidspois Euzinho Gondim “ dá volta e meia e vorta”. Beleza de Creuza? Otonce, vamos trabalhar como bem manda o figurino dele, o Enem-REDAÇÃO.
AGORA, SIM.
Amigo vestibulando, espero encontrá-lo radiante com aquela força de vontade, aquela fé e aquela fiel esperança juntas num só bojo: O desejo de vencer!
O tempo é inexorável e avexa-se o dia de um dos grandes, senão o maior, desafios do Enem : A REDAÇÃO.
É unânime e uníssono nas salas, nas escadarias, nas quadras e nos portões dos cursinhos e colégios que a REDAÇÃO é crucial , grande divisor do concurso e, assim, de importância suma e relevância sem páreo. Esse coletivo de ponderações está corretíssimo. De fato, no almejo do galgar degraus , a REDAÇÃO é a escada mais sólida e eficaz. Vale mais pontos que qualquer outra prova e reina suprema no critério de desempate entre concorrentes. Daí, nessa etapa final, é imperativo ir lançando mão do habitual, humano, nervosismo e aproveitar o tempinho restante para aprimorá-la , deixando-a nos eixos. Nesse momento antecedente , a tranquilidade é fundamental para um final alegremente uivante e de alívios entusiáticos. É, sei amigo dos estudos, que na sua mente perambula a inevitável indagação: Mas, professor Otoniel Gondim, como consigo ? Ou, amenizando o dramatismo, como melhorá-la a contento dos avaliadores ?
Bem, foi justamente para isso que , cumprindo promessa feita a você e a Rádio Web Juazeiro do atencioso amigo Adalberto Mariano, dei-me a ousadia solidária de trazer nessas simplórias e humildes linhas, as quais me dará imenso orgulho de lê-las profunda e atentamente, valiosíssimas informações, toques, dicas, bizus, imprescindíveis para um logre êxito. Além, jamais haveria de ocultar-me de tal façanha, dos prováveis TEMAS DA REDAÇÃO..
Bom, que deixemos as delongas e corramos...
Seja qual for o tema, pode-se redigi-lo de três modos redacionais : Descrição, Narração e DISSERTAÇÃO. No caso do Enem, interessa tão somente a DISSERTAÇÃO. E, atenção dobrada, não qualquer tipo : A DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA.
· DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA: Aquela em que você, querido vestibulando, no predomínio do raciocínio faz a defesa de suas ideias, pontos de vistas e até questionamentos, quando possível ,sobre determinado assunto. A partir do conhecimento do tema proposto, apresentar argumentos convincentes para o bom entendimento do leitor, buscando convencê-lo por meio de comparações, alusões, fatos, opiniões próprias , clareza de expressões e conceitos.
· Caso tenha problema em iniciar a REDAÇÃO : Antes de começar o texto faça um esquema simples sobre o que pretende escrever em cada parágrafo. Utilize palavras-chave no rascunho que sirvam para lembrá-lo sobre as ideias principais que elencou. A partir daí, comece a escrever de maneira organizada e clara.
· Não há necessidade de dar título ao texto. Portanto, para fugir de problemas, não o faça.
· Respeitar o número de linhas ( Tenha preferência entre 15 e 20 ), escrevendo menos e com mais precisão, objetividade, coerência, coesão e originalidade.
DÚVIDAS SOBRE COMO LIDAR COM OS DIREITOS HUMANOS ?
A sua REDAÇÂO não mais precisa, foi derrubado por ordem judicial há pouco, ter a obrigação de respeitar OS DIREITOS HUMANOS. Porém, no alto da minha experiência, gostaria, caro amigo, que não a fizesse em confronto com os mesmos. Pois, não esqueçamos que os avaliadores tendenciam muito aos aspectos sociais, éticos e morais. O que, claramente, na correção serão sensíveis a algo desrespeitoso e crítico dos , até então sagrados, DIREITOS HUMANOS. Faça o seu texto despreocupado com essa mudança de surpresa. Como se a sentença judicial nada valesse.
EVITAR A TODO CUSTO
1) Iniciar a REDAÇÃO com termos : “ Na minha opinião...”. “.Eu acho que...”. “ Se eu pudesse...” e afins.
2) Palavras de baixo calão ou de duplo sentido.
3) Gírias, provérbios, ditados populares, vocábulos estrangeiros, abreviações de zap.
4) Citar nominalmente pessoas.
5) Tangenciar o texto para ideologias partidárias.
6) Confundir a linguagem oral ( Tem seus vícios.) com a linguagem escrita.
7) Assinar o nome ao final.
D.D.M.( DICAS DO MESTRE) : UMA ÓTIMA REDAÇÃO ?
INTRODUÇÃO
· Tem que começar com o pé ( No caso, mão. ) direito. Isso se faz, caríssimo estudante, buscando positivamente impressionar o leitor desde as primeiras linhas, mantendo desde já um posicionamento pessoal em relação ao tema. Assim,o leitor tem avidez para continuar a leitura com real interesse e curiosidade.
DESENVOLVIMENTO
· Ser fiel, não perder o foco, não fugir ao tema, mostrando que tem amplo conhecimento do conteúdo.
· Selecionar, relatar ,organizar formações e opiniões na organização do texto.
· Saber o momento correto de terminar um parágrafo e começar o outro ,sob o risco de perder a lógica de pensamento.
· Mesclando o simples e o profundo, redigir num estilo leve, sem subterfúgios, sem rebuscamentos desnecessários, e lembrando sempre que tem alguém que vai ler a sua REDAÇÂO. Alguém que tem ânsia em ler algo agradável.
CONCLUSÃO
Trazer com clareza explícita uma solução para o problema proposto pelo tema, conjeturando diversidade cultural, étnico, social e política.
Com originalidade e inovação, utilize fatos históricos se possível, deixe bem claro ao leitor o seu real posicionamento e ponto de vista abordado durante a REDAÇÃO.
Tudo no devido lugar, então faça uma grande revisão final. Tenha um extremo cuidado, evitando borrões e rasuras, ao passar sua REDAÇÂO para a folha principal.
Fim? Não! Após, as dicas de como fazer ou melhorar ainda mais a sua REDAÇÂO, cumpro a promessa dos ....
PROVÁVEIS TEMAS DA REDAÇÃO
· Meio-Ambiente --- Animais, microrganismos,, vegetação, rochas, solos, ar atmosférico, água e fenômenos naturais em intermitente degradação pela ação do homem. Atentar para: poluição urbana, lixo, desmatamento, chuva ácida, gás ozônio, aquecimento global, combustível fóssil.
· Água --- A falta. Os problemas enfrentados pela falta. Problemas da população em economizar o seu uso. Políticas públicas para reverter o problema.
· Mobilidade Urbana --- Melhorias e fornecimento de opções de transportes. Transportes alternativos .
· Redes Sociais --- Seu uso. O impacto na vida das pessoas A ética e a moral nas redes. A disseminação de notícias falsas e do ódio. Os tecnovícios.
· Tecnologia --- Sempre crescente. Os seus benefícios e malefícios e impactos na vida das pessoas.
· Esportes --- Importância na transformação da vida e formação das crianças, adolescentes e jovens, principalmente.
· Refugiados --- O problema enfrentado por quem é expulso de sua terra por guerras, terrorismo, fome, perseguição política e religião. O que existe de concreto para a resolução.
· Depressão entre os Jovens --- Causa. Consequência. Política de contenção.
· Liberdade de expressão linguística e corporal --- Preconceito. LGBT.
· Sistema Carcerário Brasileiro --- A questão das superlotações nos presídios. As políticas públicas falhas. O futuro. O governo paralelo do narco no Rio de Janeiro.
· Educação --- Bullyng. Escola sem partido.
· Saúde Pública --- Políticas para os problemas da saúde pública no país. Medicamentos viciosos. Saneamento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Enem trabalha sempre com problemáticas sociais. É uma prova que cuida mais de assuntos enfrentados por muito tempo no Brasil ( Quiçá, no mundo.) e menos por fatos recentes. Normalmente, e deve repetir-se, são assuntos discutidos bastante pela mídia e que tem impacto visivelmente direto na sociedade brasileira. Portanto, inter-relacionar os pontos de vistas, argumentos , fatos, exemplos, as implicações na nossa sociedade e no país como um todo, são fatores vitais para convencer o leitor.
A SUA REDAÇÃO, CARÍSSIMO, TEM QUE ESTIMULAR NO LEITOR A CONSCIENTIZAÇÃO!!!
Pela primeira a Vunesp ( Órgão da Unesp ) é a responsável pela correção das provas. Então, torna-se certo que, por ser estreante, os métodos avaliativos deverão ser mais rígidos, exigindo mais da argumentação , da performance e da amplidão de conhecimento demonstrado pelo estudante. Capriche.
Voltando a mim, Euzinho Gondim, lembro-lhe sem querer lembrando que a nota máxima de REDAÇÂO no Enem é 1000. Isso mesminho ... MIL!
Portanto, desejo a vosmecê mil felicidades na sua REDAÇÂO e em todo o vestibular.
Vale uma marchinha:
“ Papai, Mamãe, que alegria nem é bom falar
Quá, quá, quá, quá quá
Passei no vestibular
Não adianta chutat o A, nem chutar o B, nem chutar o C
Pois, o negócio é estudar sim senhor
Eu quero é ser doutor...
Papai, mamãe.... “
Tin! Tin! Vamos brindar?
Abraçando...fui.
Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.
BELO TEXTO. SÓ NÃP APRENDE QUEM NÃO QUER! VALEU, BLOG. VALEU, MESTRE.
ResponderExcluirÓTIMO. CUMPRIU MESMO A PROMESSA.OTONIEL GONDIM, VOCÊ É MAIOR FIGURA DE JUAZEIRO QUE HÁ HOJE. TE ADORAMOS. NÓS, DOCURO TOP DE LINHA.LINDA DICAS.QUE TEXTO!!!
ResponderExcluirLINDO TEXTO.
ResponderExcluirMINHA NOSSA. APRENDO MUITO. BELO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE DO BLOG E DO MESTRE GONDIM. SÃO PESSOAS ASSIM, QUE JUAZEIRO PRECISA.
ResponderExcluirGondim...belo artigo. Instrtutivo.
ResponderExcluirOtoniel se supera. Votaria nele, Adalberto, sem problemas. Parabéns. O meu filho adorou.
ResponderExcluirMARAVILHOSAS DICAS. OBRIGADO A TODOS. DEUS ILUMINE GONDIM E ADALBERTO.
ResponderExcluirARRASOU DE NOVO. LINDO TEXTO.
ResponderExcluirMUITO BONITO LER GONDIM. SOBRE TUDO. VEJA SÓ, MARIANO, QUE BELEZA DE AULAS E DICAS. OTONIEL É UM MONSTRO SAGRADO INTELECTUAL.PARABÉNS.
ResponderExcluirLINDA DICA. VOU ESTUDAR OS TEMAS DE UM A UM. CONFIO EM GONDIM.
ResponderExcluirFenomenal. Meu filho manda abraços ao blog.
ResponderExcluirNão tem, Adalberto, como não elogiar. Demais. Entendi as dicas e vou observar os temas. DEZ.Deus ilumine essa glória que é o Blog e Otoniel.
ResponderExcluirAMEI. PERFEITO.
ResponderExcluirADLABERTO, PERGUNTE AO PROFESSOR ...QUE MRCHINHA É ESSA? ADOREIIIIIIIIII!
ResponderExcluirmatou acharada. os temas estão dentro desses, mesmo.que cara!!!
ResponderExcluirMas, cara, e o terrrismop islâmico.Esqueceu/ No mais, perfeito.
ResponderExcluirMerda pura. Só Deus no comando.
ResponderExcluirDivino.
ResponderExcluirExcelentes explicações. Demais. Ensinas o que e aonde, amigo?
ResponderExcluirLENDO VÁRIAS SE NOTA CLARAMENTE A GENIALIDADE DESSE MESTRE. SABE FAZER GRAMATICALMENTE CORRETO QUANDO QUER E POÉTICO QUANDO BEM ENTENDE E TUDO EM COMPLETA HARMONIA. ESPLÊNDIDAS DICAS. MERECE APLAUSOS.
ResponderExcluirDicas acima da média. O semestre todo num cursinho e nunca vi nada igual. Obrigado.
ResponderExcluirLindas e belas explicações. Dez!
ResponderExcluirMais uma vez com uma pérola no blog. Inteligência e dom supremo . Te amo.
ResponderExcluirDEMAIS.LINDO TEXTO.
ResponderExcluirCara, esses temas são quase os mesmos do cursinho. Mas, as explicações suas cairam como uma luva. Sensacionais.Parabéns, és um mestre de primeira.
ResponderExcluirSEMCOMENTÁRIOS.
ResponderExcluirO grande bombando de novo. è igual a Lula: Ninguém segura! Valeu.
ResponderExcluirO MEU NETO ME MOSTROU, POIS, SOU PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA UNIVASF. ADOREI. PERFEITO. LINGUAGEM ACESSÍVEL, OBJETIVA,ORIGINAL, AGRADÁVEL E FLUENTE. ESSE É ESCRITOR MESMO. PARABÉNS PELA EXCElÊNCIA DO TEXTO E PELA ATITUDE DE SOLIDARIEDADE.
ResponderExcluirComentários bastante elogiosos. Não poderia ser de outra forma, pois, as dicas são puras pérolas. Parabéns.
ResponderExcluirsensação de que esse belo artigo vai bater recordes de elogios ao autor. cmomeça logo por mim: FABULOSO.
ResponderExcluiraaaa a pau.dez.
ResponderExcluirUMA DICAS DE MODO SUPER ENTENDÍVEL COMO AODREI. TE AMO, OTONIEL.
ResponderExcluirmassa.demais.dez.
ResponderExcluirGONDIM...FALTOU CONHECIMENTOS GERAIS! LINDAS DICAS.TÔ DENTRO AGORA.
ResponderExcluirEm tudo que toca...bomba. Gênio e Juazeiro não reconhce.Pena.
ResponderExcluirQue coisa linda.Um senhor professor preocupado com alunos que nem conhece. Adorei.
ResponderExcluirCom Gondim não tem quem não aprenda. è um professor nato.
ResponderExcluirO curso TOP de LINHA parou para falar dessas dicas. Incrível o alcance, Adalbereto Mariano, queo blog teve. Lindas explicações.
ResponderExcluirA SENSAÇÃO DE JUAZEIRO CHAMA-SE PROFESSOR OTONIEL GONDIM. SUCESSO EM TUDO. QUEM QUISER QUE MORRA DE INVEJA. O CARA É ELE MESMO! ABRAÇOS, AMIGO.
ResponderExcluireSPERAVA JÁ DICAS BOAS. mAS, ESSA FOI DE DEMAIS. lI E RELI VÁRIAS VEZES. uMA GRANDE AULA, NA VERDADE. dEUS TE ILUMINE, BROTHER GONDIM.
ResponderExcluirAS DICAS DEVERIAM SER MAIS DETALHADAS. FALTOU ISSO. MAS, VALEU DEMAIS.
ResponderExcluirOtoniel sabe tudo, é? As dicas de Física e Química foram arrasos. Essas são excelentes. O que tem na cabeça dessa fera? Beijos.
ResponderExcluirTE ADORO AINDA MAIS. QUE DICAS!
ResponderExcluirVEM ADE FÍSICA E QUÍMICA, O RESTANTE DOS TÓPICOS? SUCESSO AQUI NO COL. PAULO VI.BLOG DE PARABÉNS.ABRAÇOS, GONDIM.
ResponderExcluirUM AULÃO DE COMO SE ESCREVER . DEZ.
ResponderExcluirArrrasou.Bombou. O cara .Se candidate, rapaz.
ResponderExcluirADLBERTO MARIANO...POR ISSO FIQUEI AZUCRINANDO O BLOG POR ESSAS DICAS. IMPERDÍVEIS. PERFEITAS.PARABÉNS DE NOVO, GRANDIOSO GURU.OTONIEL.
ResponderExcluirSÓ FIRULAS.SAI DE BAIXO!
ResponderExcluirO rei da cocada preta? Tô fora! Lula na cadeia.
ResponderExcluirMaravilha!
ResponderExcluirLINDO. COMO SABE EXPLICAR. IMAGINE NAS SALAS. TE ADOREI, AMIGO.
ResponderExcluirAdalberto, seja qual for o tema...as palavras bailam nas mãos desse monstro intelectual.
ResponderExcluirBelo texto.Grato pelas super dicas.
ResponderExcluirNAS ESCOLAS E CURSINHOS, AS DICAS DO BLOG E DO MESTRE GONDIM...BOMBAM!
ResponderExcluirJá esperava algo assim, fora dos padrões normais. Já conheço a fera. Quando promete, capricha e somente vem coisas sublimes. Incomparável dica, aula. Um gênio.
ResponderExcluirMaravilhosas informações. Minha turma se juntará à noite todos os dias para estudá-las. Adalberto, você é um herói a desentocar essa grandeza de mestre. Grato.Beijos na mente sagrada, Otoniel Gondim.
ResponderExcluirCumpriu, e como a promessa!, Agora arrebento na redação.
ResponderExcluirA MELHOR DICA DE REDAÇÃO DO ANO! VALEU MAIS QU TODAS QUE TIVE. GENIAL.
ResponderExcluirSOUBE E LEVEI PARA O MEU CURSINHO, AQUI EM SALVADOR. SUCESSOR DISPARADO. O BLOG ESTÁ TENDO INCRÍVEL ACESSO. ESSE PROFESSOR GONDIM É GENIAL.AH, SE TIVESSE AQUI. GANHARIA UMA NOTA PRETA.
ResponderExcluirLINDO.PERFEITO.VIVA O BLOG E GONDIM;BELA DUPLA.
ResponderExcluirQue sucesso! Que lindo! Aula, texto e a atitude solidária! parabéns gondim. Idem ao Radio Web.
ResponderExcluirSÓ POSSO DIZER QUE MINHA COLEGA ESTAVA CERTO: AS DICAS E TODO O TEXTO SÃO SENSACIONAIS.GRANDE PROFESSOR.
ResponderExcluirADALBERTO MARIANO...NÃO DEIXE OTONIEL PARAR POR AQUI. NA PRÓXIMA SEMANA QUEREMOS MAIS DE CIÊNCIAS EXATAS. ELE QE SE VIRE. NOS ACOSTUMOU POR QUE QUIS.KKKKKLINDAS DICAS!!!
ResponderExcluirBombou. O melhor texto da vida?
ResponderExcluirNinguém no Brasil escreve com tanta agradabilidade e leveza como Otoniel Gondim. Faz uma salada e sai tudo perfeito. Não vou fazer ENEM nem nada.Mas,li já duas vezes. Começa sério e depois volta pro euzinho dele, que é maravilhoso. O mundo te espera, amor.
ResponderExcluirFormidável. Terrorismo islâmico tem chance? Me tire essa dúvida.
ResponderExcluirARREBENTOU.BELAS DICAS. PERFEITAS. OBJETIVAS.PARABÉNS. ADALBERTO...PARABÉNS AO BLOG POR COOPERAR COM OS VESTIBULANDOS.BLOG SAI NA FRENTE DOS OUTROS.
ResponderExcluirQuem há de criticar uma maravilha dessas de dicas? Maravilhosassssssssss!
ResponderExcluirObrigado Deus, Otoniel e Adalberto Mariano. Obrigadooooooooo!
Gondim, se superou! Que cabeça é essa, meurirmão? Belo teto.
ResponderExcluirIMPRESSIONANTE A COORDENAÇÃO DO TEXTO. TUDO MUITO BEM ELABORADO, ESTRUTURADO. AGRDÁVEL. DO COMEÇO AO FIM: DEZ!ALIÁS, NOTO DO ENEM: 1000!
ResponderExcluirE FÍSICA QUE É O MEU CALO VAI TER MAIS/ PARABÉNS PELA HUMANA INICIATIVA.
ResponderExcluirGrande professor. Você é foda!
ResponderExcluirChupa que é de uva!
ResponderExcluirMaassa,detoonouuu.
ResponderExcluirLINDAS E INDISCUTÍVEIS DICAS. DE CINEMA.
ResponderExcluirBOMBOU,MESTRE.LINDO TEXTO. ASSIM QUE SE FAZ, AMIGÃO.
ResponderExcluirADLBERTO, A FERA GONDIM ESTÁ AFIADA MESMO! KKKKKKKIK
ResponderExcluir