RADIO WEB JUAZEIRO : OPINIÃO DO PROFESSOR OTONIEL GINDIM

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

OPINIÃO DO PROFESSOR OTONIEL GINDIM

O SONHO DA LIBERDADE 

( Aos bolsonaristas adeptos da intervenção militar.)
Resultado de imagem para OTONIEL GONDIM
Otoniel Gondim

Poderia muito bem usar o nobre espaço do Blog Geraldo José para defenestrar os desmandos intolerantes do desgoverno Temer ou cutucar com o espeto do cão a trupe evangélica protagonista de estabanadas palhaçadas políticas preconceituosas, anti-cristãs, descambando ( Ah, pseudo-evangelismo ! ) , incomensuravelmente escrota no censuramento cáustico-ácido ao livre-arbítrio do ser humano. Mas, qual o quê? Depois de uma reunião junto aos meus botões e borbotões, resolvi ater-me em outra vertente igualmente maléfica : A assombração da Intervenção Militar!.

Antes que passe em branco, parabenizo ao Blog pela postura democrática a que tem se pautado quanto a esse tema e a outros que desnudam as práticas políticas de alheamento à cartilha pela qual reza Os Direitos Humanos .De parabéns, Sibelle Fonseca e toda a equipe.colegas.

O porquê de existirem seres humanos desumanos? Ah, leitor, não os faltam motivos. A inveja, a cobiça, a maldade,a escrotice de nascimentp e, o pior deles, a ganância pelo dinheiro e o poder para o que puder e quiser fazer. Taí, um caminho limpo e sujo para as diversas atrocidades. No campo político, uma ‘’ febre bubônica”. Nesse esteio, o prato cheio da Ditadura Militar e Civil, viu. É preciso, voraz amigo das letras, que entendamos, porém sem a menor obrigação de perdoá-los, os militares. Afinal, os ‘’ coitadinhos da mamãe”” passam por lavagens cerebrais e exercícios de todas as espécies : físicos, bélicos, emocionais e mentais. No Golpe de 64, muitos afoitaram-se virando espécimes humanas a seguirem à risca as hierarquias Os postos dos medalhões no peito. Caminho limpo para proezas hostis e criminosas contra os Direitos Humanos. A Ditadura militar, por razões óbvias e satânicas de desumanidades, criou leis duras, decretos duros, implacáveis, ordens duras contra pessoas cujo único defeito era quererem a si e ao próximo o bem e a paz social .” Que male temle em querê quereno o bemle? “. O leitor tem estômago para lembrar algumas delas? Pois , tome: Calar vozes, invadir espíritos e pensamentos, cercear manifestos e mobilidades, censurara tudo e a todos, acorrentar, torturar , desmontar sonhos e , puft!, matar!

Los amigos estupefatos, essas são apenas algumas das ‘’ pérolas negras ‘’, artimanhadas pelas Forças Armadas ( À época, nunquinha que Amadas. ) Brasileiras e pelos Comandantes Sanguinários Civis contra o povo. Entenda-se por povo: Os pensadores libertos, os artistas democráticos, os religiosos pró-libertação, os sindicalistas da isonomia, os líderes comunitários e camponeses, as massas operárias, os cineastas, os músicos, os escritores e todos, do mais simplório humilde lavrador-deméstica-pescador-gari-limpadordechaminé-flanelinha-copeiro-carroceiro ao maior intelectual do país, que no seu âmago corazion SONHAVAM O SONHO DA LIBERDADE, do humanismo, do poder cívico igualitário, do livre-arbítrio, do ir e vir.

Contra o bom senso cristão ou pagão do pensar, agir, cantar, poetizar , filmar,, legislar, governar em prol do povo oprimido ... a indolente lei do ai, ai, ai !!! Diga-se, ganhar a passagem sem volta para o inferno da prisão, da tortura, do exílio e do assassínio.

O Golpe Militar de 64 não tem que ser esquecido por tão cruel que o foi. Nas escolas que se estudem, nas ruas que se fofoquem, nos cânticos que se cantem. Os responsáveis, o meu queridíssimo leitor não se engane, não foram somente os Generais à La Médici. Também os políticos civis à la ACM , Sarney, os Barbalhos, os Coelhos, os Guerras, os Francos, os Carvalhos, os Havelanges, os Marinhos, etc. Juntos e menstruados , um bélico time “ dos inferno do cão ! “. Hoje ainda há resquícios, mas, diminuído. No final, a arbitrariedade, a safadeza –fascista , o poder maléfico estatal-civil foi vencido. Pudera : Como calar para sempre um Paulo Freire, Milton Santos, D. Hélder Câmara, D. José Rodrigues, D. Pedro Casaldáliga, D. José Maria Pires, Frei Leonardo Boff, D. Arns, Glauber Rocha, Waldir Pires, Chico Pinto, Darcy Ribeiro, Fernando Moraes, Veríssimo, Gilberto Freire, Sirkis, Antônio Callado, Câmara Cascudo, Ariano Suassuna, Thiago de Mello, Drummond, Vandré, Gonzaguinha, Ivan Lins, Caetano, Gil, Torquato Neto, Macalé, Mautner, Chico Buarque, Miguel Arraes, Brizola, Dilma, Lula e tantos outros santos apocalípticos da liberdade e das lutas políticas democráticas, sociais , fraternais e culturais?

A esses Heróis das Resistências , pedirei a todo o sempre a benção.

E um adendo, qui num terminei inda não: Se os militares que acarinham e apulpam o despensamento do General Antônio Mourão almejam recomandar o país, sobre o pretexto de colocar ponto final na desordem e corrupção, tenho na minha humildade craniana um conselho que lhes dariam um desfecho legal e plausível : Saiam das suas fragatas, dos seus tanques de guerra, dos seus caças e ... formem um partido, se candidatem e levem nas urnas. Simples, não milicas e bolsonaristas ?

Simplesmente assim...Que música linda. Já ouviu leitor? 

Leitor, chego que chego...que tal Juazeiro no contexto disso tudo? Pois é que é, na história da nossa cidade tivemos baluartes ilustres que travaram durante a vida uma incessante luta pelos Direitos Humanos e pelas liberdades democráticas. Refiro-me aos heróis : Saul Rosas, Prof. Chico Romão, Dr. Edílson Monteiro, Dr. Expedito nascimento, Prof. Pedro Raimundo Rego, D. José “ dos oprimidos” Rodrigues. A lição prática desses desbravejadores das consciências libertárias-socialistas-culturais estão em , pelos anais da eternidade, serem aqueles seres indomáveis e legítimos destemidos que, afrontando a imbecilidade dos mandatários oligárquicas econômicos e políticos reinantes , deixou-nos um legado de justiça,e luta pela igualdade, pelo despreconceito ante tudo, pela democracia e pela paz.

Disseram bem assim nos nossos ouvidos: Meus filhos, leiam , estudem, dramatizem, escrevam, cantem, filosofem...


SONHANDO O SONHO DA LIBERDADE!!!
Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.

[sic]

64 comentários:

  1. Leiam leiam,a leitura liberta,esclarece e é uma forma de PODER!!!Belo incentivo a leitura, Professor Otoniel,cuja escrita baila!!!

    ResponderExcluir
  2. Botou pra quebrar! Lugar de militar é no quartel...

    ResponderExcluir
  3. GREGÓRIO GUERRA. GONDIM, O ACIMA DA MÉDIA.27 de outubro de 2017 13:27

    O mestre demorou a falar de política e retornou o sempre ácido.. Pena que não tenha coragem de falar de Isaac, Bomfim e cúpula do atraso. Pena que é vendido.

    ResponderExcluir
  4. Nada demais...só as mesmas asneiras.

    ResponderExcluir
  5. MÉRCIA BOIMFIM. ADORO ESSE CARA!27 de outubro de 2017 13:28

    Adoro esse amor meu! Lindas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Uma bela explanação para pôr no devido lugar os seguidores do inescrupuloso Bolsonaro. Valeu,mestre.

    ResponderExcluir
  7. Adalberto, estou adorando o seu Blog, pois, traz Otoniel na hora! Massa.

    ResponderExcluir
  8. Bombar de novo. É ENEM, é Poema, tudo que esse danado pega dá fogo. Lindo artigo. Lula 2018!!

    ResponderExcluir
  9. ROSIVALDO LAURENTINO27 de outubro de 2017 13:31

    Otoniel Gondim, por onde andas meu velho? Lindo artigo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. UM LINDO ARTIGO.COMO SEMPRE O GONDIM SABE ESCOLHER OS TEMAS, DESNUDA-OS DE FORMA ALEGRE E OBJETIVA. LINDO ARTIGO.DEZ.

    ResponderExcluir
  11. FAGNER ROMERO. AO OTONIEL GONDIM.27 de outubro de 2017 13:41

    Verdade da candidatura a Deputado Estadual do professor Otoniel, Adalberto? Voto nele, sim. Adeus Zó!

    ResponderExcluir
  12. Acertou, amigo. Esses evangélicos são um pé no s...

    ResponderExcluir
  13. Mistura tudo e nos leva no bico até o fim. Assim é um escritor. Felix de lê-lo direto no Blog do amigo Adalberto Mariano.

    ResponderExcluir
  14. Sucesso total Linda crônica.

    ResponderExcluir
  15. Gumercindo Pernambuco27 de outubro de 2017 13:49

    Chegou ou não a hora de arrasar com o grupo Bomfim?

    ResponderExcluir
  16. odeio esse infeliz ateu e comunista.

    ResponderExcluir
  17. FERNANDA LUMA. GONDIM CASA COMIGO, CASA!27 de outubro de 2017 13:51

    MUITO BOM. SURPREENDENTE COMO, MESMO MUDANDO DE ASSUNTO, OTONIEL DESLANCHA. O MAIOR ESCRITOR, PROFESSOR E INTELECTUAL DA BAHIA! ASSINO EM BAIXO.

    ResponderExcluir
  18. O BLOG BOMBA A TODA HORA, É SOMENTE VIR DE GONDIM NA JOGADA. UM MESTRE EM LEVAR O LEITOR NA ONDA. MAS, GOSTEI. PERFEITO.

    ResponderExcluir
  19. ADRIANA MLIMA. COLÉGIO PLENUS-PETROLINA.27 de outubro de 2017 13:54

    E AS DICAS DE REDAÇÃO PRO ENEM? NÃO ESQUEÇA....BELO ARTIGO.

    ResponderExcluir
  20. Queria era ver a cara dos bolsonaristas lendo isso. Manda ver, Gondim!!!

    ResponderExcluir
  21. Legal,pois, os militares ameaçam mesmo e o fazem.

    ResponderExcluir
  22. Otoniel, fala séeeeerio!

    ResponderExcluir
  23. Excelentes análises. Fora Temer!

    ResponderExcluir
  24. e a redação vem quando mesmo? a do enem, meu caro!

    ResponderExcluir
  25. LULA, BOLSONARO, TEMER...TUDO FARINHA DO MESMO SACO!!!

    ResponderExcluir
  26. ESCELENTE TEXTO. GENIAL. DEZ.

    ResponderExcluir
  27. Vendido a Isaac? Sim, diga, diga.

    ResponderExcluir
  28. ARLINDA SIQUEIRA CAMPOS27 de outubro de 2017 15:12

    LINDAS ANPALISES. VERDADEIRSE FORTES.SEM MEDO. MESTRE É MESTRE!

    ResponderExcluir
  29. INSUPERÁVEL..MILITARES? NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  30. SAMUEL LIMA. GRANDE GONDIM!27 de outubro de 2017 16:10

    Um simples e profundo artigo. Grandes e verdadeiras análises históricas de uma era de teror no país. Pena não termos, a não ser Lula, mais heróis da resistência. Parabéns,Gondim. Você é o cara!

    ResponderExcluir
  31. LASQUE ISSA C E TODOS !

    ResponderExcluir
  32. CALOU A BOCA DELES! VALEU, MESTRE!LINDO TEXTO!

    ResponderExcluir
  33. JOSEPH PRA CIMA DELES....

    ResponderExcluir
  34. Só Deus no comando....

    ResponderExcluir
  35. Adélia Linhares. Professora de Literatura.27 de outubro de 2017 19:22

    Caramba como escreve esse rapaz. Um artigo impressionante.Sarcástico, humor fino e despreocupação em bajular quem quer que seja. Virei seu fã, professor!

    ResponderExcluir
  36. Marli Boba. Assembléia de Deus. Com orgulho.27 de outubro de 2017 19:24

    Deus seja louvado: Respeite os evangélicos, ateu imundo!

    ResponderExcluir
  37. Um resgate à história contada pelo nosso maior intelectual. Parabéns, amigo.

    ResponderExcluir
  38. FAZER O QUE SE NÃO LER PORCARIA? EVANGELIZE-SE, MEU RAPAZ.

    ResponderExcluir
  39. Bombou! lindas análises. Linda opinião! Coincie em tudo com a do povo! Voto em você!!!

    ResponderExcluir
  40. JOSEILTON GONÇALVES LIMA. POETA SALGUEIRENSE.27 de outubro de 2017 19:29

    PROFESSOR, O SOBERANO DAS LETRAS, DAS INSPIRAÇÕES, DOS SONHOS...

    ResponderExcluir
  41. MANDOU VER, MEU. ABAIXO BOLSONARO!

    ResponderExcluir
  42. selma dumas. amo gondimm...27 de outubro de 2017 19:31

    Cabra salgueirense arreatado de bom! militares e bolsonaristas devem estarem mordidos de raiva!

    ResponderExcluir
  43. Bom seria, se esse Professor, que se enrola todo nas suas comicidades escritas, deixasse essa sua audaciosa pretenção de ser escritor.
    Escritor De quê? De qual crónica? De qual livro? ""Ah,sim, de asneiras expostas."" kkkkkkkkkk

    AINDA FALTA MUItO PaRA TAL.

    ISSO É DAR DÓ ....

    ResponderExcluir
  44. ARMANDO TODAS PARA SAIR CANDIDATO, HEIN GONDIM? VOTOOOOOOOOO NÃOOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  45. luis pereira sampaio27 de outubro de 2017 20:29

    é, os milicas querem por que querem tmar é lugar de Lula. o pvo tá de õlho!!!

    ResponderExcluir
  46. COMO DISSERAM, ELE BAILA COM AS PALAVRAS. GÊNIO LITERÁRIO NOSSO!!!

    ResponderExcluir
  47. BOLSONARO LESSE ISSO. SEI NÃO!

    ResponderExcluir
  48. EXCELENTE. BELO TEXTO! VOU INDICAR POR AÍ AOS AMIGOS.BELO TEXTO!

    ResponderExcluir
  49. Não entendi patavina nenhuma.

    ResponderExcluir
  50. HUMBERTO SAMPAIO SILVA. ADVOGADO.27 de outubro de 2017 20:35

    LINDAMENTE ESCRITO. REI DAS PALAVRAS.UM ESCRITOR BEM PERTINHO E NEM DAMOS VALOR. JUAZEIRO CHATA!

    ResponderExcluir
  51. ARRASOU DE TODO JEITO.LINDO DE PAINHO!

    ResponderExcluir
  52. Faz favor...desocupa o blog...

    ResponderExcluir
  53. MATOU A COBRA DOS COXINHAS.KKKK

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.