RADIO WEB JUAZEIRO : E SE “ ELES ” MORASSEM “ LÁ “ ? - CRÔNICA DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

E SE “ ELES ” MORASSEM “ LÁ “ ? - CRÔNICA DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM

Resultado de imagem para muriçocas - desenho

· Entenda-se por ‘ ELES “ : Prefeito , Vice-prefeito , Super-assessor , Deputados , Secretários , Vereadores , Assessores Especiais e similares .

· Entenda-se por “ LÁ “ : Lugar-comum onde insetos , como MURIÇOCAS , costumam hospedarem-se pelas condições higiênicas , sociais e ambiente favorável aos seus deleites de subsistência digna . Periferia . Pobreza . Exclusão .

Leitor , tudo beleza de creuza entre zonas azuis , picadas e a serenata zumzumzum nos ouvidos ? Poispois .

Peço permissão para solamente penetrar no tema a que vim , adispois de um rápido preâmbulo . O PC do B , partido da atual gestão municipal de Juazeiro-BA , deu uma de doido afoito e lançou pré-candidatura à Presidência da República . E pode ? Sim , a regra é clara . O que deixa invocado é a petulância-urubuzenta de um partido que , antes de Lula , era praticamente nulo , não ideologicamente , mas , em mandatos populares e inserção política influente . Entrou na onda de secar Lula apostando , tal corvos , de que o pai dos pobres não sairá candidato . Juntos , pragueando e azarando a candidatura Lula , embarcam também o PDT e o PSOL . O insalubre ‘ Fogo amigo! ‘ .

Em Juazeiro , o Ex-Prefeito Isaac Carvalho ( A cidadela em peso jura de pés juntos não existir essa de Ex . É de fato ... ) , Comandante em Chefe do partido comunista , vindo de festa partidária em Brasília , alardeou : “ A candidatura do PC do B é pra valer ! ”. Essa alfinetada foi exacerbamento retórico ou fruto dos parcos e minúsculos conhecimentos de Isaac para com as ciências sociais-políticas do país? Lasco de bom grado , perguntinhas básicas ao dileto Leitor :

1) Quem era o PC do B antes de Lula , em Juazeiro ? Gatos pingados ciscando ali e alhures . Minto ?

2) Leitor abnegado : Corra e leia o estatuto , as normas , diretrizes , que planilham a ideologia PC Beísta . Correu ? Leu direitim ? Agora , arresponda-me : Tem algum integrante desse partido , em Juazeiro , com perfil comunista ?

3) Sem o maciço apoio dos governos petistas de Lula e Dilma , Isaac Carvalho teria feito o grandioso “ governo da mudança “ na cidade ? Teria elegido , embora a duras penas , o seu sucessor ?

4) Então , Leitor , vosmecê acha correto , exemplo de gratidão e boa fé , essa idiotice estonteante de pré-disposição a confrontar cara a cara a candidatura Lula , apostando e torcendo na sua defuntês antes do tempo ?

O governo Paulo Bomfim é de pura gratidão , de puro ‘ muito obrigado , patrão . “. Taí algo respeitoso , amizade recíproca , saber retribuir , sem resevas e cerimônias todo o carinho e cargo que ostenta presenteado de boa fé pelo seu padrinho político . Isaac Carvalho fez um governo - isso é inegável até pelos seus contumazes e oportunistas críticos - muito à frente de todos os seus antecessores . Povoou o município de obras estruturantes , salários em dia e um cuidado extremo e louvável com a educação . Aplausos , sim . E merecidos , tá bom Isaac? . Paulo Bomfim provou ter lealdade ao supremo chefe e segue a facão e fogo o ultimato dado na reunião máxima ( Acho que teve . Teve , sim . No Mandacaru , suponho . ) : Não infrigir , liberado apenas em pensamentos e vontade recolhida , as regras e ditames selados , acordados e batidos a martelo . Ôxe , Leitor , tu tá atulemado hoje ? Que ultimato ? .... O CONTINUÍSMO! Nada de novo no front , nada de invencionices .Tudo será como antes . Secretários , Assessores , Vereadores , Procurador e equipe , Diretores de Autarquia , faxineiras , serventes de cafezinho , motoristas ... os mesminhos ou seus irmãos siameses . “ No máximo , veja lá Bomfim , trocar seis por meia dúzia ! “ , confabulou Isaac . Amigo , isso tá que tá acontecendo ou dei a mentir ? Hein , fale alto , tá que tá acontecendo ?

Saque a frase celebrada e cantada por todos na reunião-base : “ Em time que está ganhando não se mexe! “ . Porém- entretanto- todavia , cabe uma picadinha nisso : Se o governo acha-se um time ...O povo , com certeza , ele o tem como a bola! 

Bola : Coisa oca e que se chuta pra la e pra cá , ao bem-querer .

Em tempo : Top que só Euzinho Gondim , aviso que nem de longe esse é o artigo que prometi analisando transparentemente , imparcial , de forma estudada , amplamente pesquisada sobre o governo Paulo Bomfim , aliados , pré-candidatos a algo . Understwood , my friend acomodition e incomodition ? Virá , sequentemente . Promessa de Euzinho Gondim .

Roubando uma sugesta geral dos juazeirenses aos oligarcas : Mostrem que esse governo tem cara própria . Inovem , renovem , sangue moderno , afloramento de ideias , sacudam a gestão , busquem novas apostas . Garanto que seria como caldo de galinha , moça bonita , cerveja gelada e bossa nova : Não fazem mal a ninguém.

Quase transformo o preâmbulo é no artigo . Que artigo ?

Essinho ...



E SE “ ELES” MORASSEM “ LÁ ” ?



Tá na cabeça e na cacunda de todos que a gestão atual , Paulo Bomfim e asseclas , tem , sem cuspe , empurrado goela abaixo nos concidadãos várias ações públicas no intuito de arrecadar fundos . Na sua maioria têm sido determinações práticas que vão , claramente , de encontro aos anseios da população . O pior é que a vazia e opaca oposição com seus poucos encabeçadores protagonizaram muita merda no passado e , hoje , pertencem de corpo e desalma ao rol dos desavergonhados Golpistas , Aecistas , ACMistas e Temeristas . Opositores tacanhos que rasgaram todos os seus conceitos éticos - morais –políticos , cavando a própria sepultura por insana mediocridade política . 

A ZONA AZUL , as exigências exorbitantes em cima dos pequenos e médios comerciantes os imputando multas e ameaças de fechamento , o descaso que só aumenta com a saúde do povo carente , além das obras Sonrisal que se desmancham só em aparecer nuvem escura no céu . Dá inté pra sorrir de tristeza , ver que alguém que subiu ao poder conclamando aos sete ventos que faria , além de mais mudanças benéficas , um governo ouvidor do povo , do clamor social . P.. niúma . Com índice de rejeição em alta , a população que o elegeu agora elege o voto dado como “ tiro pela culatra “ ou “ se lascamos “ . Ditatorialmente , o grupo fechadíssimo achando que manda e desmanda na cidade , escuta apenas os próprios pentelhos , viram as costas pros reclames justos populares e confundem democracia , igualdade de direitos , deveres obrigatórios com o erário público , com esmolas e favores autoritários e barganhentos . Cara , caramba , cara , caraô ... não era somente os reacionários golpistas e infames que detinham orgulhosamente tais absurdas práticas?

Sonhemos ser verdade que toda essa dinheirama em excesso visível surrupiado do dono de algum transporte através da taxa-imposto ZONA AZUL, tenha um fiel destino na educação/saúde/bem-estar/ esporte . Tátátá . Otonce , por que não escutam os cidadãos comuns e informam seriamente os critérios utilizados nas aplicações , preços , locais , ao invés de invadirem qual hitleristas as ruas que lhe dão na telha e até frentes e garagens de casas alheias? Ademais , por que uma manobra arrecadatória tão altamente rentável foi para nas mãos e cofres de uma empresa privada lá dos cafundós do Judas ? 

Ai , ai , ai , ai , Helena ... aí tem coisa ?

Se é assim , que se complete logo a balbúrdia ‘ esvazia bolsos ‘ , pondo na folha da “ ZONA “ : Bicicletas , desocupados nos bancos das praças , carrinhos de feira , ambulantes , carroças de burros . E favor não esquecerem de taxar o Carro do Ovo , por decibéis e horários inóspitos nas ruas !

Atencion : A rádio “ A voz do povo é a voz de Deus “ anda propagando que o dinheiro tem destino . É puramente para eleger ... xá prá lá pro outro artigo . 

Arrespondam , viu , CSTT e , puisquê não , o próprio Paulo Bomfim . Magoei ? 

Um trecho bem na voga :

“ A muriçoca doida , que esvoaçava havia muito tempo em torno dele , assanhando-lhe os desejos , acordando-lhe as fibras , picando-lhe as artérias ... “ . ( Aluísio Azevedo . O Cortiço . ) .

Muriçoca , segundo Antônio Houaiss , etimólogo , dicionarista : Espécie de pernilongo menor , de pernas curtas , vôos lentos . Em tupi , é a palavra ‘ soka ‘ , ‘ que quebra , que parte , que fura .’ .

Muriçoca , segundo Mané de Madalena , carroceiro , morador do Bairro Argemiro : Bicho disgraçado que , de bocado , azucrina as nossa vida , num deixano nós e as criança durmir de tanta picada e zuada no pé da orêa . E fazeno a gente sistapiar dano tapa na cara , nos ouvido , quereno matar elas . Musquito da mulesta da bixiga lixa !

Um pouquinho mais do mais famoso morador de Juazeiro e região : Substantivo feminino . Que tem a pribóscite ( tromba ) adaptada para a sucção de líquidos como o sangue dos juazeirenses . De bullying maldito : Haemotofagia . Nomin disgramado , esse . 

Quer mais um tiquinho do ingrato vizinho da pobreza? Tome : O macho se alimenta de néctar e de seivas vegetais , subsistindo entre 8 e 9 dias . A fêmea fica gordinha e sapeca alimentando-se do sangue de mamíferos e aves . Para infelicidade nossa , pode viver até 40 dias nos picando . E aumenta a sua longevidade , ao saborear sangue bom . Uau! 

Sabia vossa senhoria , Leitor , que Alberto Einstein descobriu o raio laser na teoria ( Destruição de células cancerosas , procedimentos estéticos do corpo , remoção de manchas e tatuagens , DVD , CD , iluminação de shows, etc. ) ? Precisaremos esperar um gênio einsteiniano para descobrir remédios , tratamentos , práticas , métodos , eficazes e determinantes para acabar sumariamente com as festas e eventos muriçocais em Juazeiro-BA e região ?

Não , não e não . Basta que o governo municipal tenha olhar solidário , benevolente , de carinho , de amor , para com a periferia , e todo o seu sofrido povo . Um povo que tem se virado bem ou mal de todas as formas possíveis e improváveis , buscando escapar a trancos , barrancos e muriçocadas . Mas , que sonha viver com um mínimo de dignidade !

Não bastam os problemas de moradia , esgotos a firmamento aberto , fedentinas de lixos encalhados nas ruas , transporte público precário , desemprego , filas de espera em postinhos de saúde , carro paredão de riquinho-burguês em disparada no meio de poças de lama lascando banho em quem sua andando a pé , e tantas outras desigualdades facínoras impostas aos desassistidos por uma sociedade negligente e , raríssimas exceções , um amontoado de políticos safados ? Sem contar que essa gente humilde e humilhada ainda corre um sério risco de , ao morrer , ir pro inferno . 

Com todas essa perversas contas do destino , o tal Carma , o Governo Munícipe num todo , legítimo detentor-mor de reais condições solucionáticas , vêm pomposo , cínico . e sorrindo , alardear gastos de milhões num Parque Fluvial ao bel prazer da burguesia . E , no contraditório humanístico , esquece de dizimar o mal que uma cidade em pleno século XXI – já pobre e repleta de problemas sociais até o gogó – envergonhada e inepta tem que aguentar , viver e conviver “ todo dia todo dia todo santo dia “ com a invasão das MURIÇOCAS .

Dá até a impressão que os nossos “ ELES “ , fazem é gracinha para aumentá-las em progressão geométrica . Não duvido nada que , entre “ ELES “ role o desdenho , lembrando do povinho : “ E soca , e soca , e soca ! ‘ . Não sentem cheiro podre , dormem arcondicionadamente em bons sonhos , condomínios chics , apartamentos na orla . Os seus filhinhos , de boa , nem aí . Pois , não sentem picadas nem escutam os sambas odiosos das inclementes danadinhas . Ou sentem e escutam? 

É ruim . Quilaro que nunquinha , pai . 

E SE “ ELES “ MORASSEM “ LÁ “ ?

Resposta na ponta lingual : Absoluta certeza certinha de que já teriam dado fim a esse tormento . Procurando especialistas , investiriam rápidos em resoluções não paliativas . Sabiam , sabidinhos do arôche , que temos cientistas e profissionais experts no assunto nas nossas Universidades ? E entomólogos , químicos , sanitaristas , ambientalistas , na região com projetos prontinhos para a solução? Ah, quer dizer que sabiam , sabidinhos do arôche? Otonce , predispuseram-se a procurá-los ? Não ? Credito nisso , não .. 

Bunitim pra suas caras , Prefeito e Ex-Prefeitos . Bunitim pras suas caras , Vereadores . Bunitim pra suas caras , Deputados e Pré-Candidatos . Bunitim pra todos , né ?

Juazeiro precisa ser desmascarada por transeuntes que chegam na Rodoviária e descem o cacete quanto a esse solúvel problema ? Inté quando ? Foi bem feito ... Toma , governantes! 

Leitor , vou ali tomar fôlego , inspiração , umas , e volto “ num pé e no ôto ” . Deixa eu ir , viu amigo das letras ? Tá infezado ? Saia , não . Uns minutim de nada e já volto .


Pronto . Cheguei . 

Saidinha providencial essa . Gostei . Acabei foi trazendo de lambuja pra dar um final picante a esse desabafo-performance , antes que engula mais das avoantes muriçocas que rondam incessantes a minha boca , um poema do grandioso poeta CHICO PEDROSA :

Hoje à noite espero te encontrar

vamos ter uma conversa

nem sei se tu vai gostar

quero olhar na tua cara

e saber o porque da tara

que tu tens pra me perturbar

invasora desalmada

perturbadora , tarada

insaciável , vulgar

magricela sem futuro

sanguessuga do escuro

hoje tu vais me pagar

não haverá parte alguma do teu corpo ou região

em que todos os meus dedos a noite não passarão

só deixarei quando vir o sangue quente a sair

do teu corpo dama imunda

só assim vingarei de ti

MURIÇOCA VAGABUNDA !

· E Zumzumzumzummmmm ...


Otoniel Gondim --- Professor , Escritor e Compositor .
[sic]

60 comentários:

  1. FAGNER ROMERO. AO OTONIEL GONDIM.30 de novembro de 2017 18:07

    DEMAIS. DEMAIS. OTONIEL GONDIM, MEU BROTHER VÉI, BOTOU NA EDUCAÇÃO NOS FUNDOS DELES. AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. LI E ADOREI. UMA CRÍTICA CONTUMAZ, E EDUCADA. AO ESTILO DRUMOND.

    ResponderExcluir
  3. ARRASOU E BOMBA DE NOVO!

    ResponderExcluir
  4. SEM DISCUSSÃO, MARIANO, GONDIM É A MAIOR INTELIGÊNCIA DESSA BAHIA. O AMO.

    ResponderExcluir
  5. NUM TÁ VNDIDO N/AO OU O DINHEIRO FOI POUCO? KKKK.MASSA!

    ResponderExcluir
  6. ADOREI. QUE POEMA ESSE DE CHICO PEDROSA. NÃO O CNHECIA. BRAVO, OTONIEL!

    ResponderExcluir
  7. SEM OTONIEL...NEM TEM GRAÇA. ESSE FOI LINDO!

    ResponderExcluir
  8. Pelo sinal...Gondim bandeirou-se. Viva Joseph!

    ResponderExcluir
  9. verdades a toda prova: quem manda é o vaqueiro.

    ResponderExcluir
  10. Massa de artigo. Coerente e massa de se ler. Aplausos!

    ResponderExcluir
  11. COMO SEMPRE...SOMENTE VERDADES. iSAAC É MESMO O COMANDANTE EM CHEFE DO GRUPO DO PAÇO.

    ResponderExcluir
  12. SALETE GOMES. EX-ALUINA DE GONDIM.30 de novembro de 2017 18:19

    Tem de ter, Adalberto , uma coluna semanal com essa inteligência!

    ResponderExcluir
  13. Como é desafiador e lindo ler algo desse sujeito maravilhoso. Dez.

    ResponderExcluir
  14. bombou. soberano na região.

    ResponderExcluir
  15. Lendo esse artigo, me perguntei: Com tantas críticas ao gestor atual e Isaac, como dizem que o professor é vendido? Ah, idiotas...Lindo artigo, cara.

    ResponderExcluir
  16. SE ESSE JÁ FOI TAMPA, ADALBERTO..IMAGINE O QUE PROMETEU! VIXE!

    ResponderExcluir
  17. ROSIVALDO LAURENTINO30 de novembro de 2017 18:37

    FRESCURA AMIGO!

    ResponderExcluir
  18. MASSA DANADO DE TEXTO.

    ResponderExcluir
  19. GOSTEI. RI A BEÇA

    ResponderExcluir
  20. SEI NÃO, VIU. ESSE CARA NOS FAZ DE BETA COM TANTAS MALUQUICES.

    ResponderExcluir
  21. DOIDO LINDO. TE AMO. VIVA JOSEPH BANDEIRA!!!

    ResponderExcluir
  22. ARRASOU. SUBLIME POEMA ACHADO.

    ResponderExcluir
  23. um baita de crônica. ótima.

    ResponderExcluir
  24. CONTINUA ESSE WINDOWS AMBULANTE DE IMBECILIDADE. DIGA LOGO QUE SE BANDEOU PRA JOSEPH E ABANDOPNOU ISAAC!

    ResponderExcluir
  25. magnífico. adorei as incrementadas em bomfim eisaac. pau-mandado...

    ResponderExcluir
  26. professor, eis um que amei. pelo menos atacou a oligaquia fedorenta.

    ResponderExcluir
  27. Regina Marçal. mãe de aluna.30 de novembro de 2017 21:20

    sensação.pua bomba neles!

    ResponderExcluir
  28. ARRASO COMPLETO. ATÉ NESSE HILÁRICO POEMA.

    ResponderExcluir
  29. GOSTEI. ÉS GÊNIO, CAMARADA GONDIM.

    ResponderExcluir
  30. ODÍLIA LOPES. FÃ DO OTONIEL GONDIM DEMAIS.30 de novembro de 2017 21:22

    Por essas e outras que Otoniel manda e desmanda na cultura dessa cidade chinfrin. Dez.

    ResponderExcluir
  31. PROFESSOR ADENÍLTON.GONDIM GÊNIO DA RAÇA!30 de novembro de 2017 23:43

    MINHA NOSSA...DESCEU A MADEIRA SEM PENA NO ESQUEMA ISAAC. VALEU, MESTRE.

    ResponderExcluir
  32. QUE COISA...NUM ERA BABÃO DELES? TEM COISA....

    ResponderExcluir
  33. OTONIEL GONDUM..AINDA BEM QUE VOLTOU A ENXERGAR. QUADRILHA...

    ResponderExcluir
  34. ÓTIMA CRÔNICA.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  35. PROFESSOR...O OUTRO VAI SER PIOR? COITADINHOS DELES....

    ResponderExcluir
  36. Isaac continua mandando. Mas, leva cacete pra deputado. O meu voto é do doido bandeira.

    ResponderExcluir
  37. MARINA FORENSE.PARABÉNS, OTONIEL GONDIM.30 de novembro de 2017 23:51

    Uma crônica de primeira grandeza. Bem organizada, educad e, ao mesmo tempo, forte e crítica. ès um gênio de inspiração e escrita, Otoniel. Deus te deu asas e tu voastes bem Beijos.

    ResponderExcluir
  38. Adorei a lembrança de Chico Pedrosa, meu conterrãneo. linda crônica.Lula 2018!

    ResponderExcluir
  39. TOMA PAU MANDADO BONFIM E CHEFÃO ISAAC! VALEU, MESTRE.

    ResponderExcluir
  40. GENUÍNO ATÉ O GOGÓ.DEZ.

    ResponderExcluir
  41. VOLTOU A FALAR SÉRIO. ESSES MANDANTES MUNICIPAIS.....HUM...TEM COISA, HELENA!!!

    ResponderExcluir
  42. CAPRICHOU, AMIGO. PEDROSA É O CARA!

    ResponderExcluir
  43. De Gondim, pode-se esperar tudo...mas, lascar Isaac, nunca. Foi babão de novo!

    ResponderExcluir
  44. CARLOS NOVAES LIMA1 de dezembro de 2017 06:59

    grandiosa crítca. sem arrodeios e muito contundente. assim, surte muito mais efeito. vamos de joseph, gondim???

    ResponderExcluir
  45. Meércia lopes. Advogada.1 de dezembro de 2017 07:00

    Maravilha. Que tasque logo o outro prometido. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  46. FOI EDUCADINHO COM ISAAC. ELE NUM MERCE. É O CHEFE!!!

    ResponderExcluir
  47. SOBERBO. GENIAL.PARABÉNS.VAMO QUI VAMO.

    ResponderExcluir
  48. GOSTEI BASTANTE. OTONIEL GONDIM...NOS SALVANDO DO MARASMO DE TANTOS ESCRITOS BOBOS.

    ResponderExcluir
  49. FAGNER ROMERO. AO OTONIEL GONDIM.1 de dezembro de 2017 07:05

    SEM COMENTÁRIOS. BOMBOU

    ResponderExcluir
  50. ESMERIL DA FRANÇA...SÃO ESSES LADRÕES DE JUÁ.

    ResponderExcluir
  51. ADALBERTO, OTONIEL MERECE DEMAIS UMA COLUNA SEMANAL, À VONTADE , NO SEU BOG. FALE COM ELE ESSA SUGESTÃO...BOMBA!

    ResponderExcluir
  52. Sensacional arrocho no eles...kkkkk

    ResponderExcluir
  53. MATOU ISAAC COMO DEPUTADO? ISSO AÍ...MASSA!

    ResponderExcluir
  54. LINDO ARTIGO.ESSENCIAL. COLOCOU "ELES" BOLIUGAR DEVIDO.

    ResponderExcluir
  55. ISAAC VAI TE DEMITIR,,TRAIDOR!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.