RADIO WEB JUAZEIRO : EXPLOSÃO DE SEMÁFOROS SEM O DEVIDO ESTUDO

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

EXPLOSÃO DE SEMÁFOROS SEM O DEVIDO ESTUDO

O aparente descaso no trânsito de Juazeiro

A instalação de semáforo em uma via é sempre uma medida que gera impacto na comunidade, algumas vezes para beneficiar, e outras, não tão raro, para criar transtornos. O que é inegável, e diferencia uma da outra, é a implementação de um estudo sério, por órgãos e profissionais capacitados para isso. 

Hoje, como motorista, durante o engarrafamento que chegava da esquina da UNIVASF, onde fica o espetinho (local onde foi instalado novo semáforo ), até a TV São Francisco, me fiz essa pergunta: que tipo de critério o órgão de trânsito de Juazeiro vem utilizando para implantar essas medidas? 

Tal questionamento é necessário por nós, pela mídia, e claro, por nossos "representantes" vereadores. 

E como vivenciador/observador, gostaria de expor certos questionamentos: 

O valor arrecadado pela Zona Azul (e não é pouco), é em sua grande parte utilizado para melhoria de trânsito? 

Se a resposta for SIM, então vamos nos aprofundar nas indagações, se NÃO , creio que algo está muito errado e deve ser cobrado e/ou investigado. 

Por que sofremos com tantos buracos ? 

Por que não possuímos faixas de pedestres elevadas, em substituição dos terríveis e inúmeros quebra-molas? 

Por que as sinalizações horizontais de Juazeiro são tão apagadas e sem manutenção? 

Por que não implantar faixa exclusiva para a parada de motos em sinaleiras, evitando o acúmulo de motociclistas entre os carros? 

Cadê as ações do município para promover os transportes alternativos ( ciclovia, p.ex)? 

Onde estão as ações preventivas e repressivas por parte dos Agentes de Trânsito? 

Cadê os estudos de viabilidade para implantação dos novos semáforos (Levando em consideração também o fator custo, decorrente da implantação, operação e manutenção)? 

Sobre a última pergunta, óbvio que é necessário estarmos cientes dessas informações, até para entendermos os reais motivos que o Poder Público se baseia para tais medidas, já que nos afeta, pois o que estamos presenciando em Juazeiro é uma explosão de semáforos, baseado por um espécie de precaução, mas que, no fundo, deriva da carência de medidas alternativas que poderiam suprir com grande eficácia a maioria dos problemas do trânsito de nossa cidade. 

Só para exemplificar e justificar minha inquietude, esse novo semáforo que cito no início do texto, possui duas sinaleiras (sentido Centro), uma para virar a esquina e outra para ir reto. 

Ocorre que a avenida é uma via dupla simples, e o carro que para na sinaleira de virar, quando estiver vermelho, impede o carro que está atrás dele, de ir reto, quando a outra estiver verde, pela falta de espaço para ultrapassar. Outro erro grotesco neste mesmo semáforo, é ter um quebra-molas embaixo dele, atrasando o fluxo.


GRUPO JU@NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.