RADIO WEB JUAZEIRO : INFORMATIVO CODEVASF

sábado, 16 de dezembro de 2017

INFORMATIVO CODEVASF

Obra da Codevasf levará água a mais de 40 mil pessoas no Norte da Bahia





Sistema de abastecimento beneficiará localidades de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) está implantando em Campo Alegre de Lourdes (BA) o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) que beneficiará o município, localizado no extremo norte da Bahia, e comunidades do município vizinho de Pilão Arcado. As obras estão sendo conduzidas pela 6ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Juazeiro (BA).

Quando estiver em plena operação, o sistema beneficiará cerca de 40 mil pessoas em 71 localidades do semiárido baiano. Com vazão média de 90 litros por segundo, o SIAA tem mais de 370 km de adutoras, que vão conduzir água a mais de quatro mil ligações domiciliares.

"Esta é uma obra muito importante para Campo Alegre de Lourdes, na qual a Codevasf se empenhou para poder atender a essa antiga reivindicação do município, que é água de qualidade nas torneiras das casas. A Codevasf está fazendo a sua parte e agora este desejo está perto de ser realizado", afirma Luiz Augusto Fernandes, analista da Codevasf que participou nesta sexta-feira (15) de audiência pública sobre o sistema na Câmara de Vereadores de Campo Alegre de Lourdes.

Além da sede de Campo Alegre de Lourdes, 57 localidades do interior do município terão acesso a água tratada para consumo humano, numa região onde a oferta de água ocorre predominantemente por meio de carros-pipa. A captação do sistema será realizada por flutuante instalado em um braço do rio São Francisco no povoado de Passagem – distrito de Pilão Arcado; na região serão beneficiadas 14 localidades. As obras tiveram início em 2013. Estão sendo investidos recursos federais da ordem de R$ 79,6 milhões.

Cerca de 90% das obras civis do sistema estão concluídas e a expectativa é de que até o início de 2018 o fornecimento de energia esteja estabelecido e tenham início as fases de testes e pré-operação da primeira etapa do sistema, que contempla todas as localidades situadas entre a captação em Pilão Arcado e a sede municipal de Campo Alegre de Lourdes.

Audiência pública

Para explicar à população detalhes sobre a construção e o funcionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água implantado pela Codevasf, uma audiência pública foi realizada nesta sexta-feira na Câmara de Vereadores de Campo Alegre de Lourdes, numa parceria entre a Companhia, o poder público municipal e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Técnicos da 6ª Superintendência Regional da Codevasf que fiscalizaram as obras estiveram presentes, assim como autoridades locais e estaduais, representantes de associações de produtores e população em geral.

Também foram levadas à audiência informações sobre cuidados sanitários que a população deve observar ao utilizar a água e recomendações sobre o uso racional dos recursos hídricos. Representantes da Embasa explicaram no evento como o sistema será administrado e como se dará a relação com os consumidores.


Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.