RADIO WEB JUAZEIRO : INFORMATIVO DA CODEVASF

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

INFORMATIVO DA CODEVASF

Codevasf e Cerb promovem revitalização no Médio São Francisco baiano





A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), realizará ações que irão beneficiar a população do Médio São Francisco baiano. Convênios foram firmados entre as instituiçõesatendendo municípios localizados na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

O investimento é de aproximadamente R$ 26 milhões em recursos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por emendas parlamentares. "Esse é um dos maiores investimentos diretos na revitalização de bacias no Brasil neste ano. Isso demonstra a seriedade e atenção com que a Codevasf está tratando o rio da unidade nacional", diz o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento.

"Revitalizar o rio São Francisco é um dos principais objetivos da Codevasf. Esses três convênios demonstram a responsabilidade da Companhia com o rio e fazem parte de uma continuidade de ações de preservação e recuperação, que utiliza conhecimentos já adquiridos, testados e melhorados pela empresa. São ações que contemplam a sustentabilidade do rio e a convivência de municípios ribeirinhos", completa o superintendenteregional.

"Essas ações com a Codevasf são muito significativas para revitalização hidroambiental do Médio São Francisco baiano. Serão executadas em consonância com a Política Nacional de Meio Ambiente e têm como objetivo maior proteger as nascentes, recuperar as matas ciliares mediante a recomposição da vegetação por meio de plantio de mudas de espécies nativas, acompanhada da implantação de práticas de conservação de solo e da água, preservando zonas de recargas hídricas", afirma o presidente da Cerb, Marcus Vinicius Bulhões.

Convênios

O primeiro convênio assinado diz respeito à elaboração do projeto básico e execução dos serviços de contenção de processos erosivos das margens do rio São Francisco nas localidades de Curralinho e Itacoatiara, no município de Barra (BA).

A Codevasf já atua no município em outro trecho de Itacoatiara, na localidade Vila Porto Novo, em parceria com o Exército Brasileiro por meio do 4º Batalhão de Engenharia de Construção. Na ação são realizados serviços para contenção de processos erosivos em um trecho de 2,8 quilômetros às margens do rio. O investimento nessa ação, que será reforçada pelo novo convênio assinado com a Cerb, é de cerca de R$ 9 milhões, viabilizados por meio de termo de execução descentralizada firmado entre a Companhia e o Exército.

"Na primeira parte da obra na zona rural, que tem cerca de um quilômetro, já foi executado o talude na margem, a trincheira, alguns acessos de moradores e animais ao rio e drenagens pluviais em solo-cimento. E estão sendo implantadas cercas para proteção da Área de Proteção Permanente, a biomanta nos taludes e a irrigação. Também estão sendo realizados plantio de mudas de espécies nativas e coleta de sementes", explica Luiz Geraldo Bastos, técnico da Codevasf em Bom Jesus da Lapa e fiscal da obra.

O segundo convênio assinado pela Codevasf com a Cerb foi para a realização do levantamento batimétrico e dragagem em áreas de influência de pontos de captação de projetos públicos de irrigação e de abastecimento humano em diversos trechos do rio São Francisco nos municípios de Carinhanha, Paratinga, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Xique-Xique, além do município de Juazeiro, sede da 6ª Superintendência Regional da Companhia.

Já o terceiro convênio tem como objetivo identificação, proteção, preservação e recuperação de nascentes nas bacias dos rios Grande, Carinhanha e Corrente. "As nascentes são áreas de extrema importância para manutenção da bacia hidrográfica. A revitalização deve ser vista como um processo que promove o aumento da vazão dos rios, e isso só é obtido por meio da recuperação e preservação de nascentes e suas áreas de recarga hídrica. Portanto, o trabalho que será realizado em três importantes sub-bacias do São Francisco é primordial para que se consiga sustentar e, até mesmo, aumentar o volume de água do rio", explica Maurício Nascimento, técnico da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

"É um trabalho que beneficiará pelo menos 180 mil pessoas, pois a promoção do aumento de vazão em uma nascente não beneficia somente o proprietário da mesma, mas sim toda a população que está inserida na bacia e que de alguma forma acaba se beneficiando daquela água", complementa Nascimento.


Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

ORTHO100

ORTHO100
.