RADIO WEB JUAZEIRO : PETROLINA PERDERÁ SINAL ANALÓGICO NO PRÓXIMO ANO

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

PETROLINA PERDERÁ SINAL ANALÓGICO NO PRÓXIMO ANO

Desligamento do canal analógico em Petrolina está marcado para 2018

por Gabriela Canário 


Obedecendo a da portaria nº 378 de 22 de janeiro de 2016, do Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, desde o último domingo, dia 10, os telespectadores da TV Grande Rio que ainda não assistem à programação da emissora no canal digital 19.1, estão percebendo algumas informações nas barras negras da telinha. A palavra Analógico e um informe avisam sobre o processo Switch Off que está ocorrendo na cidade.


Em outras palavras, significa dizer que Petrolina está se preparando para o desligamento do canal analógico – aquele mais antigo e sem qualidade HD que na cidade funciona frequência do 19. Vale ressaltar que esse processo se dá especificamente no município, não se estendo aos demais que fazem parte da área de cobertura da TV Grande Rio. Inicialmente, o informativo aparece três vezes por dia, mas deve ser mais frequente em breve, incluindo outras formas de aviso sobre o desligamento, previsto para o final de 2018.


"Aqui em Petrolina a programação já está digital. Então não precisa esperar o prazo final para fazer a migração. Pode-se adquirir um novo televisor, ou optar pelo uso do conversor, que é mais econômico. Esse aparelho pode ser encontrado na nossa cidade e o telespectador vai ter melhor qualidade de imagem e sim através do 19.1, o canal digital da TV Grande Rio", explicou o supervisor técnico da emissora, Abimael dos Anjos. 

O desligamento do canal analógico é uma determinação do Ministério das Comunicações que está acontecendo em todo o Brasil, como por exemplo Recife, em julho deste ano. De acordo com a portaria, as emissoras de TV devem informar durante a programação a data de desligamento do sinal analógico e o canal de veiculação de sua programação digital, dentro dos prazos estabelecidos. A migração do sistema analógico para o digital começou em 2016 e vai até 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.