RADIO WEB JUAZEIRO : PETROLINA SEM A CRUCIFICAÇÃO – 40 ANOS!!!

quinta-feira, 22 de março de 2018

PETROLINA SEM A CRUCIFICAÇÃO – 40 ANOS!!!

Resultado de imagem para paixão de cristo em petrolina

Às vésperas da Semana Santa, o GUTERIMA-Grupo de Teatro Imaginativo (44 anos) e a PREFEITURA não chegaram a um consenso, e Petrolina não terá “A CRUCIFICAÇÃO-40 ANOS” o maior e mais belo espetáculo sacro do sertão pernambucano, neste 2018. A decisão foi tomada na última segunda-feira, dia 19 de março de 2018. 

Assim como na Capital Pernambucana, que também não terá A PAIXÃO DE CRISTO DO RECIFE, a Semana Santa de Petrolina vai sofrer com uma lacuna importante já que o espetáculo sacro que teve início no Centro Social Pio XI, em 1978, prosseguindo nos anos seguintes nas ruas centrais e logradouros públicos, e desde 1999, vem sendo encenado no Parque Josepha Coelho, não será realizado. 

O seu cancelamento se deve a 3 importantes fatores, segundo a direção do grupo: morosidade nas decisões do setor cultural (O projeto, acompanhado por um ofício, foi entregue no dia 20 de fevereiro, logo após o Carnaval, onde o seu conteúdo é bem claro: “Segue anexo o PROJETO ‘A CRUCIFICAÇÃO – 40 ANOS ‘ para ser avaliado, e se possível, com a presença do responsável pela encenação, determinado pelo GUTERIMA, para esclarecer quaisquer dúvidas, que, por ventura, venham a existir”); a não avaliação detalhada do Mérito Cultural do espetáculo (há 40 anos e com entrada gratuita, o espetáculo serve de exemplo para o surgimento de outras encenações no período, além de ser o percursor desse tipo de encenação no Vale do São Francisco, ou seja, tudo começou com A CRUCIFICAÇÃO); e, por último, a falta de recursos. 

Vale lembrar que A CRUCIFICAÇÃO é um espetáculo-referência para outros empreendedores que utilizam bairros e distritos como uma PAIXÃO indescritível, já que as pessoas beneficiadas são de comunidades ribeirinhas. E o mais importante: o povo se transforma em figurante despertando a religiosidade e a geração de trabalho e renda numa época atípica para a prática do comércio. 

Mesmo com todos esses percalços, o GUTERIMA se propõe, para 2019, uma parceria melhor formatada com a Prefeitura para que não haja mais interrupções na tradicional encenação do espetáculo na Semana Santa, e só resta ao Grupo uma reavaliação desses 40 anos e a busca de soluções. 

O GUTERIMA agradece e deseja a todos uma Semana Santa de reflexão e com o espírito de harmonia e paz para que, juntos, tudo volte a ser normalizado e Petrolina multicultural passe a abraçar melhor seus artistas. Que assim seja! 


José Geraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.