RADIO WEB JUAZEIRO : VIOLÊNCIA DE GÊNERO E MACHISMO ATUAL

quinta-feira, 22 de março de 2018

VIOLÊNCIA DE GÊNERO E MACHISMO ATUAL

Violência de gênero é tema de cine-debate em Petrolina


Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, especialistas vão debater caso da vereadora Marielle Franco e práticas culturais relacionadas à violência de gênero.

Será realizado neste sábado, 24, às 16h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o Cine-debate “Violência de gênero e machismo atual”, que tem como objetivo discutir as práticas culturais relacionadas ao tema. Em especial, o caso da vereadora carioca Marielle Franco, vítima de execução por seu trabalho em prol dos direitos humanos.

O evento será mediado por especialistas no tema, como Samella Vieira, professora do curso de Psicologia da Univasf, Ana Paula Silva dos Santos, educadora social da Pastoral da Mulher, e Hannah Lima do Movimento Feminista Classista Ana Montenegro. A entrada custa um quilo de alimento não-perecível que será doado a uma instituição de caridade.

Os dados da violência contra a mulher na região impressionam. Segundo a Ronda Maria da Penha (RMP), só em Juazeiro, nos anos de 2016 e 2017, foram cerca de 60 mil agressões. Ainda de acordo com a RMP, os motivos mais comuns para as agressões são fim do relacionamento, consumo de drogas ou álcool e ciúmes da companheira.

Um dos maiores gargalos para que as mulheres sigam desprotegidas é a falta de denúncia. As que denunciam são protegidas pela Ronda Maria da Penha através das medidas protetivas e em Juazeiro, dados da Vara da Paz pela Família apontam que mais de 90% das solicitações de medidas protetivas são autorizadas pela justiça.


Texto: Dalmir Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.