RADIO WEB JUAZEIRO : ILHA DO RODEADOURO ESTÁ DE LUTO

terça-feira, 10 de abril de 2018

ILHA DO RODEADOURO ESTÁ DE LUTO

O blog da Radio Web Juazeiro, acaba de receber a informação, através do leitor/colaborador Prof. Otoniel Gondim, que faleceu na manhã de hoje, o conhecidíssimo "seu Né do Rodeadouro".  Ele tinha 80 anos e passava por sérios problemas de saúde, indo fazer tratamento em Salvador. 

 Seu Né, faleceu dentro da ambulância vindo de Salvador pra Juazeiro

Traremos mais detalhes a qualquer momento


Abaixo, republicamos um texto do nosso parceiro, Pinguim

“SEU NÉ, UM ETERNO CONTADOR DE CAUSOS”


A figura do contador de causos está ligada às tradições de nossa cidade. Qual o turista ou visitante que não estaciona na barraca do “Seu Né” na lha do Rodeador, após uma semana exaustiva de muito trabalho e se desloca para tomar um delicioso banho nas águas calmas da ilha, um por do sol exuberante e ao chegar é recebido com brincadeiras, piadas e “ causos” do eterno brincalhão, apresentando seu largo e estampado sorriso no rosto com um cardápio variado de peixes diz ele que “são os melhores da região e foi pego com a mão em seu criatório e alimentado com leite ninho” e a “cerveja” mais gelada do “univelso”.

O contador de “ causos” é tido como guardião do saber coletivo, e assim, difunde seu conhecimento ao narrar suas estórias e “causos”. Essa iniciativa implica na formação de novos contadores de causos.

As estórias contadas, contribui um pouco mais ao adicionar sua criatividade em vários momentos, pois como expressa aos nativos e visitantes que “quem não ri, não véve”. Seu Né pode e deve aumentar, inventar e mentir para que o entretimento se torne frequente e lhe renda alguns reais no bolso gerando renda com alegria e descontração

Desta forma ele contribui para a difusão do trabalho participando diretamente na construção de nossa história local. Ao me deparar com o humorista foi logo me dando a notícia que a atriz e comediante Regina Casé, sua amiga de verdade mesmo, em breves dias estará em nossa cidade. Ele é amigo de vários artistas globais e cantores famosos que quando chegam à região tem o dever de ir visitar “Seu Né” figura folclórica, patrimônio artístico cultural e humano de nossa cidade.



Por Valterlino Pimentel (Pinguim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.