RADIO WEB JUAZEIRO : OS EFEITOS DA GREVE DOS CAMINHONEIROS AINDA SERÃO SENTIDOS POR ALGUNS MESES

quarta-feira, 4 de julho de 2018

OS EFEITOS DA GREVE DOS CAMINHONEIROS AINDA SERÃO SENTIDOS POR ALGUNS MESES

Greve dos caminhoneiros fez indústria recuar 10,9% de abril para maio

Agência Brasil

Paralisação dos caminhoneiros afetou processo de produção em várias unidades industriais do país



A produção industrial brasileira caiu 10,9% em maio deste ano, na comparação com abril. Foi a maior queda do indicador desde dezembro de 2008, com recuo de 11,2%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda foi motivada principalmente pela paralisação dos caminhoneiros no final de maio, que afetou o processo de produção em várias unidades industriais do país.

Na comparação com maio do ano passado, o recuo chegou a 6,6%, o mais intenso desde outubro de 2016, que foi de 7,3%, interrompendo 12 meses consecutivos de altas. Apesar disso, a indústria brasileira ainda acumula altas de 2% no ano e de 3% em 12 meses.

“A greve desarticulou o processo de produção em si, seja pelo abastecimento de matéria prima, seja pela questão da logística na distribuição. A entrada do mês de maio caracterizou uma redução importante no ritmo de produção”, explicou o coordenador da pesquisa André Macedo.

O patamar de produção industrial retornou a um nível próximo ao de dezembro de 2003, ficando 23,8% abaixo do recorde alcançado em maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.