RADIO WEB JUAZEIRO : VOCE É FÃ DO TIM MAIS? VEM NOVIDADES POR AÍ

terça-feira, 10 de julho de 2018

VOCE É FÃ DO TIM MAIS? VEM NOVIDADES POR AÍ

Tim Maia terá álbum 'Racional' e músicas inéditas lançadas em streaming

Atualmente, apenas algumas faixas esparsas de coletâneas do rei do soul estão disponíveis

Agência O Globo

Demorou, mas Tim Maia voltará, finalmente, ao universo do streaming. Atualmente, apenas algumas faixas esparsas de coletâneas do rei do soul estão disponíveis. Mas, Carmelo Maia, filho de Tim e administrador de sua obra, resolveu dar um gás na Vitória Régia, selo pela qual o pai gravou sua produção independente — conforme adiantou Ancelmo Goes em sua coluna desta segunda-feira. Com isso, promete levar, pela primeira vez, os três volumes do "Tim Maia Racional" aos Spotify e Deezer da vida.


Os álbuns trazem gravações feitas em meados dos anos 1970, quando Tim largou gravadora e drogas após a conversão à seita Universo em Desencanto. Um período curto, que ele renegou pelo resto da vida, mas durante o qual Tim lançou músicas que acabariam cultuadas, como "Que beleza" e "Bom senso".

Além da fase "Racional", outra surpresa de Tim Maia no streaming será a série de gravações com versões em espanhol de seus sucessos, que o cantor gravou nos anos 1970 e 1990, mas nunca lançou. Mesmo com o receio do que o pai pensaria sobre o projeto, Carmelo planeja fazer, mais adiante, um disco de duetos póstumos de Tim com astros da música latina atual.

O hiato de Tim no streaming se deu porque há cerca de dois anos Carmelo acionou judicialmente as plataformas e conseguiu retirar boa parte dos discos clássicos, gravados entre 1970 e o começo dos anos 1980. Agora, 20 anos após a morte de Tim, ele diz que conseguiu enfim deixar de lado a parte jurídica (uma infinidade de processos do qual o pai era réu) e pôde dedicar o tempo necessário à organização da parte artistica do seu legado.

— Recebo e-mails, alguns até agressivos, de fãs que querem ter a música do meu pai. Mas muitos dos discos dele foram lançados no streaming sem a minha autorização. Quero que o Tim mais esteja em todas as plataformas, só que com os pagamentos corretos — explica Carmelo, que, nos útimos anos, licenciou alguns poucos discos de Tim para serem lançados de forma física, no exterior. — Muitos selos queriam comprar uma Ferrari e pagar o preço de um Fusca. Vamos fazer a conta justa.

PREVISÃO PARA PRIMEIRA LEVA: EM TRÊS MESES

O filho de Tim Maia diz estar em negociação com gravadoras major que detêm fonogramas do pai — Universal Music, Warner e Sony Music — em busca de uma parceria para fazer um grande pacote de streaming. Ele acredita que, em cerca de três meses, uma primeira série de discos estará disponível para audição.

— A parte da Vitória Régia é pouca para as plataformas, então outros discos teriam que sair junto. Os contratos antigos com as gravadoras não previam o streaming, estamos revendo isso tudo — conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.