RADIO WEB JUAZEIRO : Socialismo/Comunismo X Capitalismo/Imperialismo – Cuba e São Paulo!

.

.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Socialismo/Comunismo X Capitalismo/Imperialismo – Cuba e São Paulo!




Escrevo aqui, “inspirado” em um vídeo na internet: “Garota Cubana conta como foi o choque ao chegar no Brasil pela primeira vez. Tire suas conclusões sobre o que é realmente LIBERDADE”!

site: Homem com H. A comunicação social no mundo capitalista é em enorme parte, carregada de manipulação para alienar, teleguiar e distorcer para manter o seu modo de produção, armazenamento, distribuição e consumo de bens, sem os cuidados possíveis e necessários à vida!

Ela se diz admirada com o tamanho da cidade de SP, sua oferta de produtos à venda, a circulação das pessoas comprando e vendendo, elogiou diretamente o sistema brasileiro e criticou o regime cubano!... Naturalmente ela não foi a única a criticar Cuba e a ser usada pelos mecanismos de comunicação do mundo capitalista, que nunca aceitaram a “Revolução Cubana” e respectivas conquistas sociais daquele povo!

O que é Liberdade!? – (https://www.significados.com.br/liberdade/): “Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão”!... Existem outros conceitos de liberdade, mais ou menos similares a este!

Quero aqui fazer comparações verdadeiras sobre a realidade ampla – a Socialista/Comunista de Cuba e a Capitalista/Imperialista de São Paulo/Brasil ou do mundo: Cuba tem lá seus problemas (...), que em quantidade, intensidade e gravidade são superados pelos daqui – Cuba não tem a desonestidade sistêmica, homicídio; sequestros, assaltos, violências, preconceitos, analfabetismo, desemprego, desonestidade/corrupção, roubos, destruição ambiental!... Principalmente se considerar com SP, qualquer outro Estado brasileiro, ou maioria dos paíse s do planeta.

Ainda sobre o falso conceito de “liberdade”, que o Sistema Capitalista espalha: em SP tem uma enorme oferta de itens para o consumo humano, que todos pode querer comprar, porém, a falta de dinheiro tira da grande maioria, o poder (a liberdade) da compra; SP tem um Sistema de Educação Superior que a lei garante liberdade para qualquer pessoa acessar, mas, a falta de condição financeira, só permite o acesso dos filhos das classes “alta e média” – e a liberdade da maioria das pessoas (pobres) deixa de ser real; O Sistema de Saúde de Cuba é públi co, avançado e para todos, e o de SP e do Brasil é problemático, público em parte, e a parte particular serve apenas para uma minoria que tem dinheiro e respectiva “liberdade”; no meu povoado Riacho dos Paes, o serviço de som anuncia que o açougueiro matou um boi e tá vendendo carne “Fresquinhas da hora” e a maioria da população, por falta de dinheiro, não tem a “liberdade”, de comer um quilo dela; em Juazeiro , sede regional, a população passando pelo centro, veem lojas abertas expondo produtos, com vontade de comprar roupa, calçado, etc., e a maioria absoluta, por não ter dinheiro, deixa de ter a “liberdade” de comprar e elevar pra casa, principalmente no Natal – uma parte grande dessa sociedade juazeirense, nem vai ao centro, traumatizada pelas dificuldades financeiras históricas da sua sofrida vida; o Brasil tem um percentual pequeno de pessoas com Nível de Ensino Super, em Cuba 86% da população tem formação superior e é muito pequena a parte de analfabetos e semialfabetizados, ao contrário daqui!

Cinquenta anos depois da Revolução Armada, Cuba conquistou coisas importantíssimas: a população ficou honesta massivamente; praticamente eliminou os casos de violência; não tem mais corrupção; segundo dados oficiais (Google) - tem indicadores sociais, índices de desenvolvimento, IDH, perspectiva de vida, em boas condições – que superam maior parte dos grandes países do Planeta!... Eu conheço bem os sistemas antagônicos Socialismo/Comunismo e Capitalismo/Imperialismo, suas respectivas ideologias, seus modelos econômicos, respectivos problemas, suas trajetórias e os significados sociais!

Laurenço Aguiar – Estudioso Social!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.