RADIO WEB JUAZEIRO : COREIA DO NORTE DESTRÓI LOCAL ONDE ERAM FEITO OS TESTES NUCLEARES
quinta-feira, 24 de maio de 2018

COREIA DO NORTE DESTRÓI LOCAL ONDE ERAM FEITO OS TESTES NUCLEARES

Explosões foram ouvidas em Punggye-ri, única área de testes do país de acordo com 
Kim Jong-un


PUNGGYE-RI (COREIA DO NORTE)


O governo da Coreia do Norte iniciou nesta quinta-feira (24) a demolição do local utilizado para testes nucleares com uma série de explosões que foi testemunhada por jornalistas estrangeiros. 

As explosões ocorreram em uma área que inclui três túneis e algumas torres de observação. O local, chamado de Punggye-ri, é o único usado para testes no país de acordo com o governo e fica em uma região isolada no meio de montanhas no nordeste do país. 

Imagem anterior a explosão da área onde o governo norte-coreano testava suas armas nucleares - DigitalGlobe - 23.mai.2018/Maxar/Reuters

O fechamento do local tinha sido anunciado pelo ditador Kim Jong-un e visto como um gesto de boa vontade antes de seu encontro com o presidente americano Donald Trump. O líder norte-coreano convidou diversos jornalistas estrangeiros ao local para que eles testemunhassem a demolição, mas não permitiu a presença de inspetores internacionais. 

A relação entre Kim e Trump, porém, piorou nos últimos dias e há dúvidas se o encontro entre os dois, marcado para 12 de junho em Singapura, vai ocorrer. 

Também nesta quinta, o vice-ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son-hui, chamou o vice-presidente americano de "idiota político".

Foi uma resposta a uma entrevista que Mike Pence deu na quarta (23), ao canal de TV Fox News, na qual comparou o poderio nuclear de Pyongyang com o da Líbia de Muammar Gadaffi. Para Choi, a declaração foi "ignorante e estúpida". 
1 8


A Coreia do Norte faz teste, que diz ter sido bem-sucedido, de bomba nuclear em setembro de 2017, acirrando a tensão do regime com os EUA, Coreia do Sul e outros países /3.set.17/Associated Press



ASSOCIATED PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.