RADIO WEB JUAZEIRO : FERIADO DE CORPUS CHRISTI
quinta-feira, 31 de maio de 2018

FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Legislação municipal assegura feriado no dia de Corpus Christi 
Resultado de imagem para FERIADO DE CORPUS


Conforme estabelece a lei municipal no. 2361 de 12 de abril de 2011, o Dia de Corpus Christi é feriado em Petrolina. Assim sendo, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) lembra que os estabelecimentos comerciais deverão estar fechados. 

Os funcionários que trabalharem no feriado deverão receber a título de gratificação por este dia, a importância de R$ 33,50 e tem assegurado também o fornecimento de lanche pelos empregadores no valor mínimo de R$ 13,69. Este valor, não pode ser descontado da remuneração mensal do trabalhador, bem como não fazer parte da remuneração para quaisquer fins. 

“É importante lembrar que o funcionário que trabalhar no feriado terá direito a uma folga compensatória até a semana seguinte ao feriado trabalhado, à exceção do labor nos meses de novembro e dezembro, cujas folgas poderão ser compensadas até fevereiro do ano seguinte”, lembra a presidente do Sintcope, Dilma Gomes. 

Para que haja abertura de estabelecimentos nos feriados previstos na Convenção Coletiva, é preciso haver uma comunicação por escrito à entidade sindical com até dois dias antes do feriado a ser trabalhado, comprometendo-se o empregador a comunicar aos empregados escalados em igual prazo. 

Data Histórica - Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja Católica comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. 

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. 


Geovani Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.