RADIO WEB JUAZEIRO : CAMINHANDO SOBRE BRASAS
sexta-feira, 29 de junho de 2018

CAMINHANDO SOBRE BRASAS

Fiel que se queimou ao passar por braseiro em festa de São João pagava promessa: 'Missão cumprida'

José Augusto Bueno e Silva, morador de Botucatu, fez pedido a São João há três anos e, como forma de alcançar a graça pedida, cumpriu a promessa na festa dedicada ao santo em Bocaina (SP).

Por Mariana Bonora, G1 Bauru e Marília
Cinco pessoas enfrentaram o desafio de passar pelo braseiro de São João 
(Foto: Antônio Carlos/Bocaina Informa)

O pé esquerdo ainda está com bolhas, mas o fiel que precisou ser socorrido ao atravessar o braseiro da fogueira de São João, na tradicional festa em Bocaina (SP), não se arrepende de ter cumprido a promessa feita há três anos.

O programador José Augusto Bueno da Silva, morador de Botucatu, que fica a 103 km de distância de Bocaina, contou que sofre de hérnia de disco e para não ter que passar por uma cirurgia ele fez o pedido para São João.

Como forma de alcançar a graça pedida, ele resolveu enfrentar as brasas da fogueira dedicada ao santo.

José Augusto precisou de atendimento após bolhas aparecerem no pé 
(Foto: Antonio Carlos/ Bocaina Informa )

Ele e mais quatro corajosos enfrentaram o desafio na madrugada do sábado (23) para domingo (24), mas o programador foi o único que precisou de atendimento médico.

“Na hora não senti nada, só rezei e fui. Mas, depois no pé esquerdo começou a sair bolhas. Mas, não foi nada, foi relaxante na verdade, uma missão cumprida”, conta.
 
Fiel fica ferido ao passar descalço pelo braseiro da fogueira de São João em Bocaina

Mas ele garante que já está tudo bem e no domingo (24) mesmo já estava andando normal. “O pessoal lá é preparado. Tive atendimento na festa mesmo, tudo muito tranquilo.”

José Augusto estava acompanhado da namorada, que é de Bocaina, e dos sogros que ainda mora lá. Foi a primeira vez que participou da festa e ficou feliz em finalmente cumprir a promessa. “Já fui com essa intenção e agora aguardar que a graça seja alcançada”, finaliza.

No ano que vem, o rapaz já planeja passar mais uma vez pelo braseiro da fogueira de São João na cidade.

José Augusto recebeu o incentivo da namorada para cumprir a promessa
 (Foto: Antônio Carlos/ Bocaina Informa )

Já o morador de Bocaina, Claiton Aparecido Batista enfrentou o desafio pela terceira vez. Ele não se machucou e acredita que o segredo é a fé.

“Tem que ter fé e isso não me falta”, conta.

Passar pelo braseiro de São João foi a forma que Claiton encontrou para agradecer pela saúde. “Eu tive um problema na perna depois de um acidente e consegui melhorar graças a São João, sou devoto dele”, diz.

Festa tradicional

A festa de São João é realizada há 127 anos em Bocaina e a principal atração é a passagem da fogueira. Os fiéis testam a devoção ao santo que é padroeiro da cidade.

O evento reuniu um público de cerca de 10 mil pessoas neste ano, segundo a organização. De acordo com a prefeitura, para manter a tradição de passar pela fogueira com segurança, a Defesa Civil desenvolveu um plano de atuação com equipes de salvamento que ficam no local de prontidão.
Tradicional festa de São João é realizada há 127 anos em Bocaina
 (Foto: Antônio Carlos/Bocaina Informa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.