RADIO WEB JUAZEIRO : VÍDEO - CAPACETE INTELIGENTE PODE SALVAR VIDAS
segunda-feira, 30 de julho de 2018

VÍDEO - CAPACETE INTELIGENTE PODE SALVAR VIDAS

Dispositivo não deixa moto ser ligada se piloto estiver sem o capacete

Empresário teve a ideia de inventar aparelho após acidente de amigo que bebeu e saiu sem proteção. No Japão, policiais usam airbags em coletes.

No trânsito, a moto pode ser um veículo perigoso para quem não usa capacete. Reportagem do Fantástico mostra como a criatividade e a tecnologia podem ajudar a diminuir acidentes em duas rodas com uma solução que une um brasileiro e um japonês.

Ítalo sofreu um acidente depois que bebeu cerveja e saiu de moto sem capacete. Ele chegou a ficar em coma no hospital. José também bebeu antes de sair de moto e também não usava capacete quando se acidentou. Desses acidentes ficaram cicatrizes e sequelas.

Amigo de José desde a infância, um empresário ficou muito impressionado com o acidente e criou um dispositivo que tem sensores que não deixam a moto ser ligada se o piloto não estiver com o capacete na cabeça, devidamente afivelado.

Outro tipo de proteção, sistemas de airbag para motos começaram a ser desenvolvidos nos anos 1970. No Japão, um desses sistemas, instalado em coletes ou jaquetas, foi patenteado na década de 1990 e hoje ele é usado inclusive por forças policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.