RADIO WEB JUAZEIRO : O VOTO E O MAU POLÍTICO

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O VOTO E O MAU POLÍTICO

Resultado de imagem para otoniel gondim
Prof. Otoniel Gondim

Leitor, antes de matarmos as saudades mútuas, faça-me o favor de responder sem pestanejar: É possível nas galáxias algo mais chato e porre na TV que o horripilante “O Brasil que eu quero”, a desabençoada “Previsão do tempo” e o indigesto “Como tornar a sua TV digital”? Será que será possível? 

Quilaro que é ...e começa esse mêszinho: O horário político. Pense! 

Entretanto tem a sua importância, apesar dos partidos nanicos em troca vergonhosa de uma bandeja recheada de bufunfa, venderem (o termo é esse mesmo) os seus parcos segundos destinados a divulgarem seus próprios programas e candidatos. 

Leitor, Leitor, Leitor-Eleitor, eis Outubro bem na frente da nossa venta. Tá vendo, amigo? Chega a galope desenfreado o destino do nosso voto. E nós é nóis ou né não? 

Os candidatos alinhavam-se na prontidão do bote. E, como sempre, às vésperas do pleito eleitoral saem das suas cavernas, tal morcegos ávidos pelo líquido hemoglobinado, saltitando no cangote do eleitor sem dó de dar dor. Eleszão, pois que otonce, apresentam-se intrusos amigáveis tipo tudo sabem-sentem-veem, tirando onda tirando ondinha de serem autocópias de sabidinhos, sentimentaisinhos, visionariosinhos, alardeando e incorporando pelas aldeias tupiniquins o exemplo-mor de um otimismo invejável diante de toda adversidade. Quando, apoispois, prometem aos cidadãos e familiares, entre argumentos pueris, enterrar todas as suas mazelas, miudezas existenciais e, agora que deu my friend!, até o fim das desilusões metafísicas. Em troca, ululantemente óbvio (cairia mais mió, obviamente ululante? Xá pra lá...fique a la vonté.), do voto-libertação. 

Daí, querido amante das letras, introduzem o pontapé das molecagens e mutretagens eleitorais! 

Ufa! Dei entrada no artigo. Saber duma? Dorei. Tomém? Brigadinho e vmj nessa. 

A memória é o que nós somos. Portanto, que lembranças desprovidas de significado não nos contaminem e tomem Doril. A vida se sustenta com base no armazenamento das experiências boas e más, nos ideais, nas ideias e práticas do presente. Diante de todo esse oxente, que espiemos e esperniemos contra os truques pós-modernos, intoxicantes influências, de políticos hipócritas, vis, maus-caráter, peçonhentos, homofóbicos, misóginos, racistas, ditadores, hiperbólicos satanazes do inferno da besta fera 69. 

Retei-me ...respire comigo, Leitor. 

É que, meu estimado, tenho acreditado que o mau político é um monstro criado por uma alma devastada. É um ser destituído de amor, piedade. Leal e solidário apenas a si mesmo e vindo para triunfar sobre os escombros, dorme em pesadelo satânico num colchão-redemoinho de loucura, cegueira, má fé, ganância, cobiça e violência coracionante. No alto da soberba procura afastar a voz do povo de qualquer contribuição criativa e forja entre a comunidade, ele e seus serviçais (assessores, secretários, subalternos, etc.) um conjunto de vasos comunicantes que pouco ou nada dialogam entre si. O mau político transforma-se ‘ligeirim qui nem cardo de cana’ num oligarca, no manda chuva do pedaço. Assim, leva no bico, pelo bolso, pelo emprego, pela promessa do paraíso, o seu grupelho de miquinhos amestrados à ingloriosa tarefa desárdua de massagear o seu insaciável alter-ego, de manhã à noite, com uma enxurrada de adjetivos e advérbios: “o mais maravilhoso”, “o fantasticamente humano”, “o impossivelmente lindo”, “o bunitim do papai”, “o maior___de todos os tempos”, “o...”, “o...” ... 

Esses tipos políticos precisam, urgência urgentíssima, serem extirpados, enforcados e assassinados pelas urnas com, sem a mínima singeleza, o voto. 

Leitor, sei não viu, talvez possa estar a perguntar-se: Como detectar um mau político com precisão? 

ASSIM, SIM: 

· Faz do governo um motivo para enriquecer e aos seus compinchas. 

· Não sente, por isso desdenha, a menor vontade de resolver os problemas do seu povo com ética. 

· Não tem dignidade, honradez, respeito com o povo, conhecimento das questões comunitárias. 

· Jamais coloca as suas decisões para encontrar soluções cabíveis ao crivo e debate popular. 

· Tá nem aí ‘ pá má de coisa’ nas impiedosas aplicações de taxas e trambica aumentos de preços, a torto e a direito, inadequados e provocadores de discórdias e injustiças. 

· Boicota os meios de comunicação tanto quanto puder e, então, os utiliza para ocultar a verdade aos cidadãos, mascarando as notícias. 

· Agride frontalmente o exercício da cidadania e usurpa a boa fé do povo. 

· Tenta, de todas as formas, calar aqueles que denunciam os seus abusos. 

· Faz promessas e discursos falaciosos. 

· Estar sempre às voltas com a justiça, respirando por liminares. 

· Faz o diabo ter vergonha para, bote a qualquer custo nisso, manter-se na vida pública. 

· Usa a máquina governamental, a sua posição social e financeira, para garantir, deslealmente, vitórias eleitorais suas e dos seus apadrinhados. 

*Suprassumo: O MAU POLÍTICO É UM VERDADEIRO E PERFEITO “ESTELIONATÁRIO ELEITORAL”! 

Sadicamente ele faz com que o seu povo simples e carente, então soterrado por mentiras e descalabros, passe somente a apostar na elipse, na sutileza, na providência divina, no afamado jeitinho, nas turras de sobreviver mesmo antevendo com temor um sombrio futuro de nunca mais vir a ter uma saudável e boa surpresa na vida. 

É barril... triplicado. 

*Lembra da música: “Fazer o quê ê ê ê ê ê ê? Fazer o quê ê ê ê ê ê ê?” ? 

Pois, permita-me ir de outra: “Depende de nós... ” 

Depende de nós, EuzinhoGondim-VosmecêEleitor-OPovo, sairmos da inércia, da inoperância escravista, da zona de conforto eleitoral, e ditarmos pelo grito do voto as normas, as regras, os conceitos, as práticas, as fiscalizações, onde os investimentos, elegendo senhores de boa vontade popular, humanos, decentes, capazes de mudar –MUDANÇA MESMO, NÃO ENGODO- e soterrar de vez por todas essa vidinha chata, labirintal, circular, viciosa, aperreada, que os podres poderes (de Juazeiro-BA e Brasil) infiltraram, infiltram, e teimam em perpetuar nos nossos lares, trabalhos e mentes. 

Solamente com o voto cidadão conscientemente correto acabaremos com esse painel desastroso e desolador fruto/cria de governos abarrotados de bandidos, irresponsáveis, facínoras, ponteados de absoluto descaso com as agruras do seu povo. 

Outrossim, amigo Leitor, ressalto que nem de longe o ceticismo, o pessimismo, e a falta de esperança em mim arranjam moradia. Inclusive temos, embora minusculamente mínimo em Juazeiro-BA, exemplos de ótimo político, ótimo funcionário público, ótimo líder popular e comunitário. Simpatia gratuita e verdadeira, bom humor sincero e exuberância guerreira em estado puro dão e formam o caráter, a personalition, a hombridade, e ditam a dimensão de grandeza de políticos exemplares. Onde estão, pois que então? É tão somente buscar no passado passado, no passado recente e no seu presente se é uma pessoa ilibada, sem mistérios nas riquezas materiais, nadinha de máculas espirituais, de passagem sem jaça, cuja retidão seja a real fiadora de nossa confiança. Se por acaso no caso esteja difícil tal encontro de superlativos na maioria dos nossos representantes atuais e passados, que os busquemos possíveis nos “Sangue Novo” e que se mantenham aqueles experientes dignos do continuar. 

Aliás, sábio amante das letras, “Sangue Novo” do bem em Juazeiro há tempos tomou chá de sumiço. E como faz falta a inovação, o ideal surpreendente pelo lado bom, o carinho com os desassistidos, a surpresa saudável na nossa política! 

Bombombom, caríssimo amigo, tornou-se imperativo diante dessa revoada de retrógrados e maledicentes, avistarmos o melhor caminho para o nosso grandioso voto. Analisarmos em lupa construtiva e humana será fundamental para perceber o que é sólido e o que se desmancha no ar. Já caducou essa de dizer amém a qualquer reza imposta por crápulas indecentes. Seja no âmbito Executivo ou Legislativo. Xiiii, quase esqueço, no Judiciário tomém. 

É lastimamente penoso ver Juazeiro-BA, cidade aclamada por sua natureza vislumbral, por seu povo desenvolto e alegre, pelo ás cultural-artístico, ainda convivendo passivelmente com esse péssimo lado da politicagem: as tormentas fanáticas, a ansiosa orgia das fake news, os rompimentos pessoais, a gangorra fatal da prática inescrupulosa (compra) no angariamento de apoio de associações comunitárias, líderes populares, políticos plantonistas de aluguel e vereadores. 

Hummmm...Agora, brother, vamo qui vamo Gonzaguinhar: 

“EU ACREDITO É NA RAPAZIADA QUE SEGUE EM FRENTE 

E SEGURA O ROJÃO...” 

Leitor, antes de me ir deixo para vosmecê que merece e muito, duas coisonas de seu coisado: 

1) Leia sempre. E sempre que puder, em voz alta. Pois, falar e escutar ao mesmo tempo ajuda o cérebro a armazenar e fixar as informações a longo prazo. 

2) Medite e ouça música. 

Amigão, caso dê-me permissiva, prometo nos brevemente loguinhos artigos/crônicas no Blog Rádio Web Juazeiro, do amigo Adalberto Mariano,, analisar e esmiuçar “tintin por tintin e ainda entrar em detalhes” os candidatos de Juazeiro-BA a Deputado Federal e Deputado Estadual: Isaac Carvalho, Targino Gondim, Carlos Santiago Lelego, Joseph Bandeira, Zó, Roberto Carlos, Isaac Melo, Aguinaldo, etc. Understwood e combinado? Otonce, beleza de Creuza. 

Lesgal e estrumado, vou ficando por aqui. 

Fui... por enquanto. 

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor, Compositor e Eleitor. 

[sic]

62 comentários:

  1. VALE MESMP A PENA ESPERAR ALGO DESSE CAPETA GONDIM. SENSACIONAL.

    ResponderExcluir
  2. ADAILTON MEDEIROS6 de agosto de 2018 16:27

    ESTOURADA LIÇÃO DE COMO E EM QUEM VOTAR. MATOU ISAAC CARVALHO. VOU DE TARGINO GONDIM!

    ResponderExcluir
  3. Otoniel Gondim nem mais me surpreende. valeu, macho.

    ResponderExcluir
  4. Linda crônica.

    ResponderExcluir
  5. Coerência, magnitude, arrojo. Somente ele, o professor aloprado, tem isso na veia. Linda.

    ResponderExcluir
  6. COMEÇOU LASCANDO OS ARTIGOS POLÍTICOS. ADOREI.

    ResponderExcluir
  7. Agora acendeu a fogueira: Targino e Bandeira na fita!

    ResponderExcluir
  8. Xênia Bial. Adoro os Gondim!6 de agosto de 2018 16:32

    Mariano, esse cara você conhece de que planeta? Mandou ver legal. DEZ.

    ResponderExcluir
  9. Deus meu...Linda crônica!

    ResponderExcluir
  10. Li, reli, li, reli...maravilha dá nisso. faz um artigo todo dia, amigo. Targino e Bandeira. Mas, vou de Rui!

    ResponderExcluir
  11. ALMIRO DANTAS. É UM MESTRE MESMO!6 de agosto de 2018 16:56

    MASSA DE TEXTO. INCRÍVEL COMO DISCERNA E NOS APLICA UMA TREMENDA LIÇÃO DE COMO SER CIDADÃO.DEMAIS.

    ResponderExcluir
  12. Gurgel Lima Soares6 de agosto de 2018 16:57

    Traçou o cenário do voto de cabresto. Lascou Isaac!

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente, amigo, temos esse exemplo a rojão em Juazeiro. Valeu a ideia.

    ResponderExcluir
  14. Otoniel, Targino em boas mãos na campanha. Sai na frente perante os jumentos de Isaac.

    ResponderExcluir
  15. Nicinha do Santo Antônio6 de agosto de 2018 16:59

    Fenomenal crônica.

    ResponderExcluir
  16. A gente pede, pede, pede e com razão. Quando o mestre Gondim atende vem mais do que pedimos. Esse texto ´´e sublime, genial. Parabéns, Adalberto e Blog pela façanha.Otoniel, nem vou falar: FENOMENAL!

    ResponderExcluir
  17. matou Isaac e cia! Targino é o melhor!

    ResponderExcluir
  18. Poliana Pacheco Dias6 de agosto de 2018 17:01

    Arrasou!

    ResponderExcluir
  19. Um texto onde o lado professoral do autor dita as regras. Na verdade, torna-se,ao largo do teor filosófico, uma aula de cidadania e do voto correto a dar. Gostei.

    ResponderExcluir
  20. Ana Cecília Mores. Pedagoga.6 de agosto de 2018 18:19

    Muito bom. Precisávamos disso, desse toque forte, dessa filosofia cidadã digna. DEZ.

    ResponderExcluir
  21. S entendi bem, é uma tacada no governo Bomfim e no pré-candidato Isaac carvalho. Otoniel Gondim mudou de lado? Veremos nos próximos artigos prometidos.

    ResponderExcluir
  22. OTONIEL GONDIM MATOU A QUADRILHA.KKKKK

    ResponderExcluir
  23. Muito bom. Agradável e humorado sem deixar de aprofundar meditação.

    ResponderExcluir
  24. No mais...Zó e Isaac já eram. O povo já escolheu: Targino e Bandeira.

    ResponderExcluir
  25. Gomes do 8. Bate mais Gondim!!!6 de agosto de 2018 18:25

    Sei não...tá cheirando chumbo grosso em Isaac e cia vindo. Mexeram no vespeiro logo de Gondim? Guenta agora!

    ResponderExcluir
  26. Na teoria é fácil, professor. Mas, na hora que rola a grana o pobre muda. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  27. É...mas, num tava comendo no paço não professor?

    ResponderExcluir
  28. MARLENE MATTOS. OTONIEL : UM GIGANTE LITERÁRIO.6 de agosto de 2018 19:10

    ARTIGO TAMPA! PAU PURO. IMAGINO OS PRÓXIMOS. ADOREI DEMAIS.

    ResponderExcluir
  29. FRANCISCA NORONHA6 de agosto de 2018 21:36

    MARIANO, PUXA UMA COLUNA, COM DIA E HORA, SEMANAL PARA ESSE DANADO DE BOM. DEZ PRO TEXTO.

    ResponderExcluir
  30. Realmente, o poder do voto é enorme. Obg por lembra que votarei em Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  31. Excelente texto. De dar água na boca.

    ResponderExcluir
  32. Otoniel Gondim, o ás da campanha 2018! Jogue dura com o mano targino!

    ResponderExcluir
  33. AILTON MOURA. QUEREMOS UMA COLUNA DE GONDIM NO BLOG!7 de agosto de 2018 07:17

    ADALBERTO MARIANO, UMA SUGESTÃO(QUE NA CERTA SERIA ACOMPANHADA POR INÚMEROS LEITORES DO BLOG): MANTENHA UMA COLUNA SEMANAL COM OTONIEL GONDIM. OS SEUS ARTIGOS SERIAM VISITADOS E TODO O BLOG MUITÍSSIMO NESSE DIA. OTONIEL FECHA O CIRCO. SABE DAS COISAS E ESCREVE LEVE, RISONHO, E HUMOR NEGRO. NELE ESTÃO A ESSÊNCIA DE UM GRANDE E GENIAL ESCRITOR.PENSE NO ASSUNTO!

    ResponderExcluir
  34. Pura verdade. O voto é a força do povo.

    ResponderExcluir
  35. Renato Albuquerque. UNEB. Sr. do Bonfim.7 de agosto de 2018 07:19

    Em Sr. de Bonfim,esse cara é sucesso. Indagamos em rodas e discutimos os seus texos. Esse vai ser o ó. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  36. Saudável reflexão.

    ResponderExcluir
  37. Adorei.Pau neles nos próximos.

    ResponderExcluir
  38. URIAS NOBRE. FÃ DE OTONIEL GONDIM.7 de agosto de 2018 09:55

    SENTI NAS REDES SOCIAIS, PRINCIPALMENTE, O MEDO TRANSFORMADO EM BLASFÊMIA PARA COM OS ARTIGOS DO PROFESSOR. A TURMA DA DIREITA E, AGORA, ALGUNS ALIADOS DE ISAAC CARVALHO E CIA ESTÃO DANADOS DA VIDA COM ELE. TOMA! SACANEARAM DEMAIS O POVO...DÁ-LHE GONDIM!!!

    ResponderExcluir
  39. Ariomar Versailles7 de agosto de 2018 09:56

    Um texto parcial. Bolsonaro nele!

    ResponderExcluir
  40. Mirian Brito. UNIVASF.7 de agosto de 2018 09:57

    Belíssima explanação de como e em quem votar. Adorei.

    ResponderExcluir
  41. Souza Ferraz. Boa essa de coluna semanal com o mestre.7 de agosto de 2018 09:58

    Estes pedidos de uma coluna semanal são importantes, Blog. Veja isso com carinho. Todos ganhariam: Otoniel, Leitores e a Rádio Web. Um sonho?

    ResponderExcluir
  42. Rafael Lins. FATEC.7 de agosto de 2018 09:59

    Sublime! Parabéns dobrado.

    ResponderExcluir
  43. Aline Borba. Salitreira.7 de agosto de 2018 10:54

    Um cara destemido. Targino Gondim, quem sabe até Joseph Bandeira, terão muito o que ganhar caso Otoniel Gondim entre de sola na campanha deles. Torço por isso. Belo texto.

    ResponderExcluir
  44. Gutemberg Vieira Lopes. Grande autor.7 de agosto de 2018 10:55

    Quem ler um artigo dessa magnitude jamis sai ileso, O autor nos leva até o fim dentro dele. Apaixonante, sincero, profundo. Disso que precisamos direto, a todo o instante, Adalberto Mariano. Viva Otoniel Gondim!

    ResponderExcluir
  45. Shoe de bola. Porém, vou de Zé Ronaldo e Alckmin.

    ResponderExcluir
  46. Nas redes sociais esse artigo pipocou! No blog, também. Genial. Espero a coluna semanal.

    ResponderExcluir
  47. Belíssima lição ao eleitor.

    ResponderExcluir
  48. é, PENA QUE BOLSONARO MITOU.

    ResponderExcluir
  49. Lineu Araujo. Carnaíba de dentro.7 de agosto de 2018 12:14

    Professor, como entrar em contato com a coordenação de campanha de Targino Gondim? Avise-me por favor.

    ResponderExcluir
  50. Otoniel Gondim, és o mestre das polêmicas e subterfúgios. Analisou os políticos de Juazeiro sem dizer nomes. Saquei, viu? Perfeito.

    ResponderExcluir
  51. Um texto que faz uma leitura clara e verdadeira da situação politica em Juazeiro da Bahia, onde temos um grupo que se apropriou da máquina pública a serviço dos seus interesses pessoais em detrimento do crescimento e elevação da qualidade de vida e da alto estima dos Juazeirenses.
    Acredito que vem surgindo novos nomes na política pra nossa cidade Juazeiro da Bahia.
    Belo texto meu amigo Otoniel Gondim, aguardamos pelos próximos.......

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.