RADIO WEB JUAZEIRO : VEM AÍ MAIS UM DISCO DO REI ROBERTO CARLOS
terça-feira, 28 de agosto de 2018

VEM AÍ MAIS UM DISCO DO REI ROBERTO CARLOS

Roberto Carlos anuncia projeto de gravar disco em italiano na sequência de edição de álbum em espanhol

Por Mauro Ferreira, G1
Roberto Carlos (Foto: Divulgação / Sony Music)

Já faz 15 anos que Roberto Carlos lançou o último álbum de músicas inéditas compostas em português. O público brasileiro do cantor anseia pelo sucessor de Pra sempre (2003). Até porque Roberto vem prometendo há anos esse disco de inéditas para o Brasil.

Contudo, pelo visto e ouvido, os fiéis fãs do Rei terão que ter mais paciência. Roberto Carlos ainda nem apresentou o álbum em espanhol que gravou no Brasil – Amor sin límite, programado para ser lançado no mercado fonográfico de língua hispânica em 28 de setembro – e já tem planos de gravar outro disco em língua estrangeira.

No show que fez na cidade de São Paulo (SP) na última sexta-feira, 24 de agosto, o cantor anunciou o projeto de fazer um disco em italiano. Se for concretizado, esse álbum com canções italianas – e com versões em italiano de canções de Roberto – representará a tentativa de reconquista de um mercado ao qual o cantor dava especial atenção nos anos 1960 e 1970.
Roberto Carlos (Foto: Divulgação / Leo Aversa)

A discografia de Roberto Carlos contabiliza 65 gravações em italiano, dispersas em álbuns, coletâneas e projeto coletivos. Cabe lembrar que, há 50 anos, Roberto foi o grande vencedor do Festival de San Remo ao defender a composição Canzone per te (Sergio Endrigo e Sergio Bardotti, 1968).

Começou ali, em 1968, a conexão do artista com mercado italiano – ligação que fez o cantor voltar quatro anos depois, em 1972, ao mesmo festival para dar voz à canção italiana Un gatto nel blu (Totò Savio e Giancarlo Bigazzi, 1972).

Ao longo da década de 1970, Roberto lançou na Itália versões em italiano de canções que lançara em álbuns gravados e editados no Brasil. Tanto que, em 2010, foi lançada a coletânea I miei successi com a reunião de algumas dessas gravações em italiano.

Em 2012, o cantor lançou no Brasil um registro ao vivo de show com roteiro poliglota, Roberto Carlos em Jerusalém, no qual cantou em italiano a canção Caruso (Lucio Dalla, 1986), a Ave Maria (Franz Schubert, 1825) e trecho de Detalhes (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1971).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.