RADIO WEB JUAZEIRO : INDONÉSIA E AS URNAS ELETRÔNICAS
sexta-feira, 28 de setembro de 2018

INDONÉSIA E AS URNAS ELETRÔNICAS

Indonésia quer adotar sistema eletrônico de votação brasileiro em 2024

Atualmente país utiliza cédulas de papel para eleições
Foto: José Cruz / AgBr
Agência Brasil

Com votação ainda feita com cédulas de papel, a Indonésia está interessada em adotar um sistema eletrônico semelhante ao usado nas eleições brasileiras a partir de 2024. Para isso, uma comitiva com oito integrantes do Parlamento indonésio visitou nesta semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Além de ter assistido a uma demonstração do funcionamento da urna eletrônica, a comitiva pôde fazer votações simuladas.O grupo também assistiu a uma palestra do secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, sobre todo o processo eleitoral brasileiro, com destaque para o sistema informatizado usado pela Justiça Eleitoral há mais de 20 anos.

Janino destacou que o Brasil deu início a um dos melhores sistemas eleitorais do mundo, principalmente no que diz respeito à segurança, quando passou a desenvolver o processo de votação eletrônico. Ele ressaltou que testes de segurança feitos antes de cada pleito garantem a lisura das eleições mo Brasil.

Além disso, ele lembrou que, seis meses antes das eleições, esses sistemas podem ser examinados por integrantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Supremo Tribunal Federal (STF), da Polícia Federal e de universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.