RADIO WEB JUAZEIRO : DESFAZENDO BOATOS
quarta-feira, 3 de outubro de 2018

DESFAZENDO BOATOS

Notícia sobre anulação de voto é falsa, garante TRE-BA

Da Redação | Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE

Mensagem afirma que para o voto ser válido eleitor precisava escolher todos os cargos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) garantiu ser falsa a mensagem veiculada no aplicativo Whatsapp na qual afirma que caso o eleitor vote apenas para presidente, deixando os demais em branco, o voto será anulado e computará o mesmo quando a votação for completa. 

O texto está circulando da seguinte forma: “Só um aviso aqui, galera. Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral no próximo dia 7. Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignado, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado. Logo, vamos ficar esperto. repassem a todos”.

Segundo o órgão, a regra de validade para o voto continua a mesma: se o eleitor confirmar pelo menos um voto, deixando de escolher os demais cargos, ele será aceito e serão considerados nulos os votos não confirmados. Votos brancos e nulos são descartados não sendo contabilizados na hora da apuração.

Para votar nulo é preciso digitar um número de candidato inexistente, e, em seguida, apertar a tecla verde para confirmar. Para quem preferir o branco, é preciso apertar a tecla branca, e, logo depois, a tecla verde para confirmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.