RADIO WEB JUAZEIRO : MAIS DE 8 MIL LITROS DE CAFÉ NUMA XÍCARA GIGANTE
segunda-feira, 1 de outubro de 2018

MAIS DE 8 MIL LITROS DE CAFÉ NUMA XÍCARA GIGANTE

Cidade no interior do ES produz o maior café do mundo

Em Brejetuba-ES, são produzidos 8.260 litros de café no Festival do Maior Café do Mundo
 Foto: Divulgaçao / Prefeitura de Brejetuba

Thiago Minete


Para muitas pessoas, o dia só começa depois dele. O café é o combustível do brasileiro: tem gente que se contenta só com uma xícara, outros preferem caprichar na dose. Mas você com certeza nunca viu uma caneca tão grande como a de Brejetuba: já é tradição na cidade do interior do Espírito Santo a coagem do maior café do mundo. Neste sábado (28) foram preparados, diante do público, 8.260 litros da bebida em uma xícara de 2,70m de altura.

Para uma quantidade tão grande, são usados 300 kg de café arábica, especialidade da região, e um caminhão de água quente - mais precisamente a 93ºC. Para comportar tudo isso, o coador - de pano, tradicional - tem 2,5 metros de altura. A bebida produzida, claro, é distribuída entre os presentes no Festival do Maior Café do Mundo, o maior evento anual de Brejetuba, que também conta com shows, cavalgadas, rodeio, entre outras atrações. A festa é realizada no centro de eventos da cidade, chamado... Cafezão.

A festa, que chegou a sua 6ª edição em 2018, celebra a produção do grão que é o motor da economia da região. Em Brejetuba, reconhecida como a Capital Estadual do Café Arábica, no ES, a previsão é que sejam colhidas 500 mil sacas de café neste ano.

O café é o motor da economia de Brejetuba 
Foto: Divulgação / SETUR-ES


O agroturismo é a principal atração turística de Brejetuba, que fica a 147 km da capital Vitória, cerca de 2h30 de carro. Na cidade, é possível visitar plantações e locais de torrefação do café. Locais para degustar a bebida também não faltam.

O município faz parte do roteiro das Montanhas Capixabas, que oferece diversas atrações turísticas, como a Pedra Azul e Domingos Martins. A região, em meio à Mata Atlântica, é destino recomendado para os amantes das cachoeiras: são várias, com direito a visuais de encher os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.