RADIO WEB JUAZEIRO : NOVA FÓRMULA DO CAMPEONATO BAIANO É DEFINIDA
quarta-feira, 14 de novembro de 2018

NOVA FÓRMULA DO CAMPEONATO BAIANO É DEFINIDA

Fórmula do Campeonato Baiano 2019 é definida
 Por: Redação Galáticos Online


Foi definida nesta terça-feira (13) a fórmula do Campeonato Baiano 2019. O sistema de disputa foi escolhido durante uma reunião com os clubes participantes, na sede da Federação Bahiana de Futebol.

Na primeira fase, que terá apenas nove datas, todos os dez clubes ficarão em um mesmo grupo. Eles se enfrentarão em sistema apenas de jogos de ida e avançarão para a semifinal os quatro primeiros colocados.

Na semifinal, os quatro classificados serão divididos em dois grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Nesta fase, os jogos acontecerão no sistema de ida e volta, com o mando de campo do segundo jogo pertencendo ao time de melhor campanha. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.

Já a final também será decidida em jogos de ida e volta, com os mesmos critérios. O time de melhor campanha faz a segunda partida em casa, e havendo empate em pontos e saldo de gols, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

O campeão baiano levará uma das vagas na Copa do Nordeste 2020. A segunda vaga do estado será do clube melhor classificado no ranking nacional de clubes divulgado pela CBF. Já a vaga na pré Copa do Nordeste será do será do segundo clube melhor colocado no ranking nacional.

O campeão, vice-campeão e terceiro colocado do Baiano também levarão as vagas na Copa do Brasil de 2020. Já para a Série D serão destinadas apenas duas vagas no estadual, que serão dos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Brasileirão. A terceira vaga na Série D passará a ser do campeão da Copa Governador do Estado. Já o último colocado da primeira fase será rebaixado para a Série B do Baiano de 2020.

Na reunião também ficou definida a estreia do árbitro de vídeo no estadual. Porém, o VAR será utilizado apenas nos dois jogos da final.

A tabela e o regulamento da competição ainda não foram divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.