RADIO WEB JUAZEIRO : QUEM ASSUMIRÁ A VAGA DE SÉRGIO MORO?
segunda-feira, 19 de novembro de 2018

QUEM ASSUMIRÁ A VAGA DE SÉRGIO MORO?

Saiba como será preenchida a vaga de Moro; novo juiz assumirá Lava Jato

Poder360 
 Divulgação Substituto de Sérgio Moro será escolhido por meio de concurso

O juiz que ocupará a vaga deixada pelo futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, à frente da operação Lava Jato, será escolhido por meio de 1 concurso. O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) lançará 1 edital após a publicação da exoneração do juiz federal no DOU (Diário Oficial da União), que deve acontecer nesta 2ª feira (19.nov.2018).

Os juízes federais que desejarem concorrer à vaga terão 10 dias para inscrever-se. O processo de seleção deve durar cerca de 1 mês e o candidato será escolhido de acordo com o critério da antiguidade.

Nesses casos, 1º leva-se em consideração o tempo no cargo de juiz federal na 4ª Região, que abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois, a longevidade no exercício no cargo de juiz federal substituto na 4ª Região. Por fim, o critério de classificação no concurso público.

A juíza substituta da 13ª Vara, Gabriela Hardt, 42 anos, ocupa a vaga deixada por Moro interinamente. Na última 4ª feira (14.nov), a magistrada interrogou o ex-presidente Lula, preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tripléx do Guarujá.

 Reprodução  -   Gabriela Hardt assumiu provisoriamente a vaga em 1º de novembro, após Sérgio Moro entrar em férias para cuidar da transição de governo

BIOGRAFIA DE MORO

Juiz federal há 22 anos, Sérgio Moro ganhou notoriedade ao comandar a operação Lava Jato, considerada, pelo Ministério Público Federal, como o maior escândalo de corrupção e lavagem dinheiro do Brasil.

Desde 2014, Moro já decretou cerca de 180 prisões, dentre elas a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de outros políticos, e de empresários e diretores de grandes corporações brasileiras, como a Petrobras e a Odebrecht.

O futuro ministro da Justiça aparece nas listas das publicações Fortune, Time e Bloomberg como uma das principais lideranças do mundo desde 2016. Apesar disso, enfrenta críticas de políticos de esquerda, que consideram parcial sua atuação.

No dia 1º deste mês, Moro aceitou o convite do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para comandar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.