RADIO WEB JUAZEIRO : TRADICIONAL HOTEL BAIANO PODERÁ PARAR EM MÃOS ESTRANGEIRAS
terça-feira, 6 de novembro de 2018

TRADICIONAL HOTEL BAIANO PODERÁ PARAR EM MÃOS ESTRANGEIRAS

Após anunciar fechamento, Othon Palace será comprado por rede internacional de hotéis

Por: Vagner Souza/BNews Por: Caroline Gois


Desde que o Hotel Othon Palace da Bahia anunciou o fechamento da unidade, especulações tomam conta do mercado sobre o futuro da rede em Salvador, localizada no bairro de Ondina. Próxima de completar 75 anos, a Rede Othon é uma das mais antigas do país. Além do fechamento da unidade em Salvador, foi anunciado também o fechamento do hotel em Belo Horizonte, construído há 40 anos.

Fontes do BNews revelaram que todo este processo que culminou no comunicado oficial sobre o encerramento das atividades é resultado de uma transação de compra e venda que envolve outras duas grandes redes internacionais de hotéis. Os nomes, conforme as fontes, ainda não podem ser divulgados para não atrapalhar as negociações, mas uma delas já saiu do páreo pela compra das duas unidades - Bahia e BH. 

Ainda conforme as fontes do site, a pré-compra já foi realizada e o hotel em Salvador passará por uma transação continuada, sem fechar de vez as portas, já que há reservas confirmadas no Othon até o período da Semana Santa, em 2019. 

Nesta segunda-feira (5), caminhões estiveram no hotel em Ondina para retirar equipamentos e todo enxoval. A frente do Othon será fechada com manilhões. Ainda não há detalhes sobre como será a transição das bandeiras dos hotéis, se o Othon irá parar de funcionar ou se, aos poucos, a nova rede irá assumir o hotel.

Uma das fontes revelou ainda que quatro questões foram os principais motivos para a rede encerrar as atividades em Salvador: problema com ICMS, dificuldade para conseguir linhas de financiamento, taxa de serviços por falta de negociação com sindicatos e IPTU.

Já em Minas, a empresa também já teria realizado a pré-compra. Lá, uma fonte do setor hoteleiro contou para Helenice Laguardia, da coluna Minas SA, que a Vale estaria interessada em comprar o Othon Palace Hotel, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. "Como o prédio tem um passivo de dívidas significativo, a mineradora estaria investindo para revender para a construção de empreendimento comercial ou residencial", diz a coluna. A Vale nega a informação.

Histórico


Há mais de seis décadas no mercado hoteleiro, Hotéis Othon é uma das maiores redes brasileiras de hotéis. O primeiro hotel da rede foi aberto no Rio de Janeiro, em 1943, e chamava-se Hotel Aeroporto, hoje Aeroporto Othon Travel. Nos anos 50, foi inaugurado o Othon Palace na capital paulista. Até os anos 70, foram construídos mais sete hotéis em Copacabana. Em 1975, a rede inaugurou o Bahia Othon Palace em Salvador. No ano seguinte, foi inaugurado o Rio Othon Palace que é, até hoje, a principal unidade da rede. Poucos anos depois, abria as portas o Belo Horizonte Othon Palace.

A partir do ano 2000, a Rede Othon passou a atuar também no exterior, através de contratos de administração, contando naquele ano com 11 unidades. Sua bandeira, na época, estava em cinco países: França, Portugal, Estados Unidos, Argentina e Peru.

Em 2003, a Rede Othon decidiu investir em um novo gênero de hospedagem com a criação da marca Othon Pousadas, que administrava pousadas em Petrópolis e Paraty. No mesmo ano, teve início a administração e comercialização de condomínios com a marca Othon Flats (atualmente Othon Suítes), que tem sede em São Paulo e onde há atualmente cinco empreendimentos classe A.

Hoje em dia, a rede de Hotéis Othon conta com 12 hotéis, sendo quatro próprios e oito administrados. A Rede Othon está presente no Rio de Janeiro, Macaé, São Paulo, Araraquara, Saõ Carlos, Matão, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal e Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.