RADIO WEB JUAZEIRO : UM MISTÉRIO SECULAR
quarta-feira, 7 de novembro de 2018

UM MISTÉRIO SECULAR

Nova descoberta pode resolver o mistério das pirâmides egípcias

Um sistema de 4.500 anos de idade pode ajudar a entender como as pesadas pedras foram transportadas para a construção das pirâmides

Os arqueólogos há muito se perguntam exatamente como os antigos egípcios construíram a maior pirâmide do mundo, a Grande Pirâmide de Gizé. Agora, eles podem ter descoberto o sistema usado para transportar blocos de pedra maciços para cerca de 4.500 anos atrás.

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, e do Instituto Francês de Arqueologia Oriental do Cairo descobriram em uma pedreira de alabastro – do mesmo período – uma espécie de rampa que teria sido usada para transporte das pesadas pedras de alabastro.

A descoberta oferece aos pesquisadores “mais insights sobre a logística e as tecnologias usadas na” construção de uma das Sete Maravilhas do Mundo”, disse em um comunicado Roland Enmarch, egiptólogo que trabalhou no projeto.

Os restos da rampa foram encontrados por uma equipe anglo-francesa de pesquisadores – Imagem: Yannis Gourdon / Ifao / Universidade de Liverpool

Embora a teoria de um sistema de rampa tenha sido feita antes, o que a equipe anglo-francesa descobriu sugere que os pesados blocos de alabastro estavam sendo puxados em um ângulo muito mais inclinado do que se pensava anteriormente.

“Usando um trenó que carregava um bloco de pedra preso com cordas a esses postes de madeira, os antigos egípcios conseguiram retirar os blocos de alabastro da pedreira em encostas íngremes de 20% ou mais”, afirmou Yannis Gourdon, do Instituto Francês Arqueologia Oriental no Cairo, no comunicado.

Em 2017, arqueólogos egípcios fizeram manchetes em todo o mundo quando descobriram um espaço de 30 metros de comprimento escondido dentro de suas paredes de calcário e granito.

A Pirâmide de Gizé tem 139 metros de altura e foi construída há cerca de 4.500 anos. É o maior do grupo de pirâmides de Gizé, a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, e uma grande atração turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.