RADIO WEB JUAZEIRO : Núcleo Pilar, um Oásis na Caatinga!
terça-feira, 14 de maio de 2019

Núcleo Pilar, um Oásis na Caatinga!




O Distrito Núcleo Pilar do Município de Jaguarari, Bahia, é um lugar onde se vive destacado exercício da cidadania, se comparado a maioria dos outros locais urbanos do Estado, uma estrutura construída pela então empresa estatal Caraíba Metais/SA (Mineração Caraíba), na atualidade, reformado pós processo de privatização em 1994, onde os trabalhadores, entre outras conquistas, passaram a ser donos das casas e apartamentos.

Tal comunidade tem um dos melhores níveis de formação política, cultural, social da Bahia, e olhe lá: boa compreensão de direitos e deveres; gosto musical qualificado, observado inclusive nos bares; consciência eleitoral histórica; povo solidário e fraterno; e clara consciência de classe!... Salve-se, a qualquer exceção, ou suposto exagero!

O chamado Núcleo Habitacional Pilar, é palco do Movimento Sindical “cutista” (CUT), um dos mais autênticos do País, sem perder em conteúdo, nem para o chamado ABC-Paulista, tido como “berço do sindicalismo brasileiro”. A “peãozada”, passou por um processo de Luta, educativo, conscientizador, onde aprenderam a entender a política, fazer militância e quer mudar o mundo pra melhor. A maioria desse povo, ficou em Pilar, a outra parte que saiu de lá está distribuída por Juazeiro, Sobradinho, Sento-Sé, Bomfim, Jaguarari, Uauá, sendo destaque como ser social, eleitor e militantes políticos defensores do interesse público.

Essa história dá um livro: Comissão de Fabrica; Sindimina; Greves; Assembleias; Boletins/Panfletos; Pichações; Operações Xiitas; Manifesto de Rua e na Porta-da-mina; Ocupações; processos trabalhistas coletivos; eleição de três vereadores (Fernando Dultra/1988, Ariomar Rocha/1996 e Xavier/2008-2012) ambos pelo PT e da direção do sindicato. Uma urna de 107 votos na Eleição Presidencial de 1989, Collor teve quatros deles, um nulo e Lula ficou com 123 (cento e vinte três). Desde 1988 que a votação do Pilar é destaque pela esquerda, na m ais absoluta demonstração de consciência de classe.



Laurenço Aguiar do Nascimento (Grampão).
Ex-morador do Pilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.