RADIO WEB JUAZEIRO : DOMINGO ERA DIA DE BUCHADA NO MERCADO JOCA DE SOUZA

E N Q U E T E

quinta-feira, 27 de junho de 2019

DOMINGO ERA DIA DE BUCHADA NO MERCADO JOCA DE SOUZA

 blogopara

Toda manhã de domingo, era sagrado Seu Zé Pequeno ir ao mercado Municipal Joca de Souza comer uma buchada. Enquanto comia a iguaria regional, acompanhada sempre de uma caribé, ele proseava com os amigos. A pauta ia do cenário político local, aos entreveros no bar de Casaca.

O mercado Joca de Souza (em homenagem ex-prefeito que mudou a localização do mercado) era o local mais democrático da cidade, por ele passavam todas as classes sociais. Um grande centro comercial, igualado ao shopping center, onde vendia-se de tudo. Embora a localização não fosse tão familiar, em razão das diversas casas de prostituição, localizadas na rua Oscar Ribeiro. O mercado superou todos os preconceitos sociais.




O mercado foi inaugurado em 1916, na orla de Juazeiro. Passou a funcionar na rua Oscar Ribeiro na década de 1970. Nesses mais de 100 anos de existência, ele tornou-se parte inseparável da cultura e da economia de Juazeiro.

Um patrimônio histórico que precisa ser preservado, sem contar que movimenta a economia da cidade, gerando empregos e renda para muitos pequenos comerciantes.

Ao longo de sua existência o mercado nunca esteve tão perto de deixar de existir. Infelizmente, da pior forma possível, – desabando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.