RADIO WEB JUAZEIRO : Nasa fica intrigada após 'Puns' de metano serem detectados em Marte

E N Q U E T E

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Nasa fica intrigada após 'Puns' de metano serem detectados em Marte

Sonda descobre água em estado líquido em Marte
 Foto: Reuters
Extra

Os altos níveis de metano detectados em Marte na semana passada desapareceram. A presença do gás havia sido registrada pelo veículo explorador Curiosity. A informação foi divulgada pela Nasa. Em um informe publicado nesta segunda-feira pelo Laboratório de Jato Propulsão da Nasa em Pasadena, Califórnia, a agência afirma que "o mistério do metano de Marte continua" .

Por se tratar do metano, internautas fizeram uma analogia simples ao que foi encontrado no Planeta Vermelho: uma flatuência, "um pum" , em linguagem mais informal. Na última semana, a Nasa havia anunciado que foi registrada uma concentração de metano de 21 partes por um bilhão de unidades, "três vezes mais que o maior registro já visto em anos". A agência classificou o resultado como "surpreendente", na ocasião.

Animados com o resultado, os responsáveis pela missão resolveram fazer o teste novamente neste fim de semana. Desta vez, porém, o resultado voltou ao valor considerado de base, "menos de uma parte por bilhão de unidades". A presença do metano chama a atenção de cientistas porque isso pode indicar um indício de vida em Marte.

Na Terra, este gás é emitido tanto por seres humanos quanto por micróbios. São estes últimos que os cientistas acreditam que poderiam encontrar em Marte. O metano, porém, também poderia ser produzido a partir da interação entre a água e as rochas — o Curiosity, no entanto, não tem instrumentos que possam diferenciar se a fonte que emitiu o gás tem origem geológica ou biológica.

O veículo explorador Curiosity, que se desloca sobre Marte desde 2012, já detectou metano várias vezes, mas nunca o tinha feito em quantidades como a da semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.