RADIO WEB JUAZEIRO : RETRATOS DO MAL EM SI...

E N Q U E T E

sexta-feira, 28 de junho de 2019

RETRATOS DO MAL EM SI...

Resultado de imagem para otoniel gondim

POR OTONIEL GONDIM 

Ôlalá, querido Leitor? Ouso-me ocupante do seu precioso tempo com um texto de prima a lá Brasil nosso de cada e de hoje em dia. Posso? Brigadinho e quilométricas saudades do amigo das letras. Porém, antes do dito tema, abro brechas ao mestre neguim da Bahia Gilberto Gil pelo seu níver... e um seu verso antológico deveras atualíssimo: 

“VOU FAZER A LOUVAÇÃO, LOUVAÇÃO, LOUVAÇÃO 

PRO QUE DEVE SER LOUVADO, SER LOUVADO, SER LOUVADO 

LOUVANDO O QUE BEM MERECE 

DEIXO O QUE É RUIM DE LADO.” 

De carona na genialidade enveredo pros caminhos e trabalhos, um Emiliano Zapata: 

" SE NÃO HÁ JUSTIÇA PARA O POVO 

QUE NÃO HAJA PAZ PARA O GOVERNO! " 

*** Lindo, lindo de morrer, né não? 

Tá facim, facim, Leitor tomém invocadim. Aposto, brother, que resmungas: Facim, facim, o que Otoniel Gondim? Rimou... 

Sem pestanejos, arrespondo: Gastar palavreado sobre o Capetão Bolsonaro, familiares e submissos veneradores. Pois, o eternamente indissolúvel amante das armas, das torturas, das reformas desumanas, demarcações mortais das terras indígenas, crimes ambientalistas, homofobia, anti-nordestinidade, deseducação, e nessa reta descambam milhares de vis hostilidades sacanas pôs o país refém de chacotas aqui, ali, afora e alhures. 

Ainda a pouco deu um salto de vexames internacionais na reunião de cúpula do G 20 ... virando mulambeiro de bijuterias de Nióbio. Um pouco antes, pra salvar a nação do desemprego e da recessão, teve a ideia de acabar com a tomada de três pinos. O mundo gargalha! 

O Capetão Bolsonaro tornando-se recordista em magia fúnebre, o Guiness comprovará, tem feito a arte macabra ganhar espaço mostrando vaidosa soberba ao Pós-Graduar-se em falta de noção, ética, moral ... Doutor em embuste ... Grão-Mestre em lorotas chulas... Detentor-Mor de um argamasso estoque de munições contra os pobres e excluídos. É ou não é, cuma que num é, um gêniozão do mal? Um mero presidente que gaba-se por trocar livros e bibliotecas por clubes de tiro. Um mero presidente orgulhoso por arrodear-se de um grupelho de assessores e ministros ridículos, risíveis ordinários, com alto poder produtivo de besteiras e de inventarem títulos acadêmicos. Ah, quase esqueci... Tendo como guru, junto aos milicianos filhotes, esposa, seguidores céticos, um imbecil pseudo-astrólogo-pornofilosófico-planista terráqueo! 

**E tem juazeirenses nessa onda fascista: Uns, arrependidos merecedores de dígnos apreços. Uns outros ainda envergonhados na moita, todavia, pelos enquantos, merecedores de reles desígnios desapreços. 

Bolsonaro e arredores capins seus, não podem ouvir o mote LULA LIVRE! que os cabelos arrupiam todo. Em recente evento, o Capetão expulso do Exército por problemas mentais esmurrou e chutou para cima um boneco inflável de Lula. Pode Galvanetes e Arnaldetes, isso? O seu dileto militar escória, General Heleno, esmurrou a mesa e grunhiu impropérios ao ouvir LULA LIVRE!. O desequilíbrio impera nas ruínas deles...E agora deu até cocaína nos aviões presidenciais. Nem duvido que daqui a pouco Bozo simule outra facada.... 

*** E tem juazeirense nessa onda fascista; Uns arrependidos merecedores de dignos apreços. Uns outros ainda envergonhados na moita, todavia, pelos enquantos, merecedores de reles desígnios desapreços. 

Na posição de 01 do país herdada esdruxulamente num acordo judiciário/elite/militar que golpeou o governo Dilma e encarcerou Lulinha Paz e Amor, Bolsonaro vê-se hoje em apuros, encurralado entre a incompetência, insanidade mental, desequilíbrio, alopramentos familiares e, pra atochar de vez o cano, os vazamentos jornalísticos do site The Intercept Brasil, a INTERCEPTAÇÃO MORAL NO BRASIL!!!! O sério jornalismo desse site pôs de quatro e sem cuspe o intocável absolutismo, até nunstante reinante, do ex-Juiz Ministro Sérgio Moro. Bunitim pra você, né seu fala fina dono de todas as coisas por mentiras, conluios, conchavos? Bunitim das tapiocas ... 

O The Intercept, vivas a Glenn Greenwald!, de forma clara e insuspeita, bem “devagar, bem devagar, bem devagar, bem devagar, devagarinho”, tal composição de Martinho da Vila, a conta gotas e em doses homeopáticas de alto calibre, funga sem pena nos cangotes de Moro, Deltan e Procuradores cúmplices vis da Lava Jato. O site The Intercept faz, decentemente com provas, das vidas pregressas desses até então heróis nacionais inabaláveis, intermináveis períodos infinitos de insônias, temores, calafrios e frios por todos os poros... Alguém duvida? Euzinho Gondim nunquinha que não e querendo mais. 

Aproxima-se, ao país e ao mundo, o desfechar veredito da farsa do tucano Sérgio Moro e da Lava Jato incumbida do golpe que afastou a presidente Dilma e alastrou-se na prisão política do maior brasileiro de todos os tempos: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. O NOSSO ETERNO PRESIDENTE LULINHA, PAZ E AMOR SEM MEDO E SEM TEMOR! 

A VAZA JATO, Simplesmemte Assim tal quale minha música com Targino Gondim (Aproveito o ensejo e a indico pra escutá-la, Leitor.) prova a corrupção passiva e formação criminosa, prevaricação e violação de sigilo funcional, crimes contra o regime democrático, a Federação e o Estado de Direito, laboriosamente arquitetada pelo Juiz-Ministro Sérgio Moro com a descarada ajuda da CIA americana, do judiciário nacional tendencioso -STF, STJ, MPF, TRF-4-, da pérfida elite política brasileira e dos neo-fascistas de carteirinha das esquinas mórbidas. 

É MOLE, QUER MOLHO, OU QUER MAIS, LEITOR CONSCIENTEMENTE INDIGNADO??? 

Desse jeitim se deu a ascensão, e somente por cima de escárnios calibrosos se daria mesmo, da extrema-direita ao poder no país. 

*** E tem juazeirenses nessa onda fascista; Uns arrependidos merecedores de dignos apreços. Uns outros ainda envergonhados na moita, todavia, pelos enquantos, merecedores de reles desígnios desapreços. 

Um governo auto-atropelado num fracasso retumbante vira, rápido que nem Usain Bolt e caldo de cana, um circo patético de horrores. Pior, dileto Leitor, que não plenamente satisfeitos com as já grandes bizarrices impetradas, Eleszão vêm mirabolando mais peripécias dos seus mundos infernais buscando fazer dos brasileiros de consciência, decência, cristandade e humanismo, um labirinto laboratorial de sofrimento. 

À sana de tantas iniquidades, orgulhos vaidosos e mentes ensandecidas, ideologias apócrifas, medíocres, satanizadas, vão vingarem nesse mundo que ainda pode ser singelo e são? Não, Não e Não! Como bem disse o Papa Francisco, independente de religião ou crença, em carta a Lula: 

‘A VERDADE VENCERÁ A MENTIRA” 

O que, amigo poético, me veio à mente versos da música de Paulo César Pinheiro de título a bem no momento calhar: PESADELO. 

Espia só, amor é mio: 

“VOCÊ CORTA UM VERSO, EU ESCREVO OUTRO 

VOCÊ ME PRENDE VIVO, EU ESCAPO MORTO 

DE REPENTE OLHA EU DE NOVO 

OLHA O VELHO, OLHA O MOÇO CHEGANDO 

QUE MEDO VOCÊ TEM DE NÓS 

OLHA AÍ... OLHA AÍ...” 



Sempre, caríssimo Leitor, advirá exorbitância de fé, esperança, luta, quando fielmente embasadas em ideais humanitários de Jesus Cristo, Ghandi, Buda, Mandela, Malcolm X, Luther king, Lamarca, Che Guevara, Madre Tereza de Calcutá, Joana Dárc, D. Hélder Câmara, Dr. Edilson Monteiro, D. José Rodrigues, Papa Francisco, Lula, entre tantos de topete naipe. Daí, concomitantemente, a indelével e inequívoca certeza de que, cá entre nós e por nós... 

... Por mais que tentem, as barbaridades fascistas de Bolsonaro e circunvizinhos miquinhos amestrados nada pode fazer com o Brasil de Chico Buarque (Ganhador do Prêmio Camões pelo conjunto da Obra Literária), de Kléber Mendonça e Juliano Dornelles (Ganhadores do Prêmio de Júri do Festival de Cannes pelo filme “Bacurau”), de Karin Arnouz ( Ganhador em Cannes de Filme Especial por “Um certo olhar”), da cineasta Petra Costa do filme “Democracia em vertigem”, das lições da Semana de Arte Moderna, da vida Oscar Niemeyereana, dos tropicalistas, vanguardistas, de todos os heróis anônimos da resistência. E o país de Paulo Freire ... o educador mais estudado e adotado no mundo. Nada podem fazer. 

Por mais que tentem.... 

Fui. Muito já saudoso de vosmecê, brother leitor. Mas, retornando logo, logo, com Juazeiro esmiuçada em sua política. 


OTONIEL GONDIM --- PROFESSOR, ESCRITOR E COMPOSITOR.

31 comentários:

  1. VALEU, DANADA DE BOM.

    ResponderExcluir
  2. Adalberto, quer saudades desee, nem concordo mais gosto, desse imenso fessor...

    ResponderExcluir
  3. Gondim, és o bicho...lindo ataque!

    ResponderExcluir
  4. RETORNOU INTEIRO...INDEFECTÍVEL...ARROCHOU O NÓ NELES@

    ResponderExcluir
  5. O cara mais esquerda do país. o PT deve a ele!

    ResponderExcluir
  6. Sai..babaca lulista.

    ResponderExcluir
  7. MELISSA=INHA DO RODEADOURO.28 de junho de 2019 13:11

    NUM É QUE VOLTOU MAIS GENIAL? ADOOOOOREI!

    ResponderExcluir
  8. GERSON LIMA, CODEVASF.28 de junho de 2019 13:12

    ADORO GONDIM. GÊNIO!

    ResponderExcluir
  9. desgosto desse fessorzinho...

    ResponderExcluir
  10. SOBERBO ESCRITO. GÊNIO!

    ResponderExcluir
  11. Adolfinho. Casa Nova.28 de junho de 2019 13:14

    Que bom...lascou o cara!

    ResponderExcluir
  12. Salete Gomes. ADORO OTONIEL GONDIM!28 de junho de 2019 13:25

    Otoniel Gondim gera polêmicas,Adalberto, e das boas. Adooooro!

    ResponderExcluir
  13. Esse é dos diabos vermelhos....

    ResponderExcluir
  14. Professor Péricles28 de junho de 2019 13:28

    Sempre escrevendo acima da média. Genialidade .

    ResponderExcluir
  15. Esse é o meu professor de quínica e poeta do Col. Edson Ribeiro. fenioenal em tudo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Dionísio Coelho. O Grande Gondim !28 de junho de 2019 13:54

    O meu vereador!

    ResponderExcluir
  17. Meirinha do Santo Antônio28 de junho de 2019 13:55

    Arrochou, mestre!

    ResponderExcluir
  18. Merval Limeira. Remanso.28 de junho de 2019 13:56

    Otoniel Gondim se supera, Adalberto!

    ResponderExcluir
  19. Esse cara é coragem, intelig~encia pura. Tem meu aval pra ser candidato.

    ResponderExcluir
  20. Se será corajoso assim quando vereadpr sei não.

    ResponderExcluir
  21. OTONIEL GONDIM É A MAIOR AUTORIDADE DAS NOSSAS CULTURAS , SIM O ADMIRO E ENFRENTO QUEM QUISER FALAR DELE. TE AMO.

    ResponderExcluir
  22. Realmente...és um infeliz...escritor baixo!

    ResponderExcluir
  23. PROFESSOR ALACLÉCIO.28 de junho de 2019 15:38

    DETONOU. O MAIOR TEXTO DO PAÍS. MERECE LOUVOR E LOUVAÇÃO DE GIL!

    ResponderExcluir
  24. Adélia Gonçalves28 de junho de 2019 15:40

    Mariano...quem é meçlhor em seu Blog que essa figura escrrevendo? Passe uma coluna pro cara, meu! Sensacional crônica.

    ResponderExcluir
  25. POLIANNE DE PETROLINA.28 de junho de 2019 15:41

    TENHO LIDO MUITAS COISAS SOBRE O INFERNO DE BOLSONARO. MAS, ADALBERTO MARIANO, ESSA FOI A MELHOR nálise do fasciosta. não o conheço. gondiom, mas, parabéns. nota dez!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.