RADIO WEB JUAZEIRO : DESFAZENDO BOATOS
sexta-feira, 26 de julho de 2019

DESFAZENDO BOATOS

Glenn Greenwald foi internado às pressas por overdose de cocaína?

Gilmar Lopes

É verdade que o jornalista do Intercept foi internado às pressas após sofrer um infarto em decorrência do excesso de consumo de cocaína?

A notícia surgiu nas redes sociais no final de julho de 2019 e rapidamente se espalhou também através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, Glenn Edward Greenwald, jornalista do site Intercept, teria sido internado às pressas na Clínica São Vicente (no Rio de Janeiro) e transferido em seguida para o Hospital Samaritano, no Botafogo, também no Rio de Janeiro.

O motivo da internação repentina teria sido um infarto no final de semana, causado por consumo excessivo de cocaína, e que ele teria chegado inconsciente ao hospital.

Será que isso é verdade ou mentira?

No dia 26 de julho de 2019, o site especializado em criar fake news Terça Livre publicou a notícia a respeito da suposta internação do jornalista e, mesmo sem apresentar nenhuma prova das suas afirmações, conseguiu que vários outros sites e blogs de confiabilidade igualmente questionável espalhassem o mesmo texto. Dentre eles, o Jornal Cidade Online (que produz inúmeras inverdades com matérias assinadas por jornalistas que não existem) e o Opinião Crítica. Todos citam o texto do Terça Livre como fonte.

Vários sites entraram em contato com a clínica São Vicente e foram informados que não há registros de entrada do jornalista no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE