RADIO WEB JUAZEIRO : Audiência Pública Expressiva Discute o Garimpo de Quixaba, Sento-Sé/BA
quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Audiência Pública Expressiva Discute o Garimpo de Quixaba, Sento-Sé/BA




Proposta pela Procuradoria do Trabalho, a politizada reunião, contou com as presenças da PGR-Ministério Público Federal, Promotoria local, Polícia Federal, DNPM, CPRM, PM/BA/ PC/BA, Governo Municipal, Garimpeiros, vereadores e outras representações políticas comunitárias. Realizada na Câmara Municipal de Vereadores, das 09:30h a meio dia.

Primeiro falou à instituição anfitriã, em seguida a PM, o representante do órgão federal. Em seguida foi franqueada a palavra para o plenário que com oito intervenções defenderam a legalização das atividades de lavra garimpeira, com justificações econômicas, ambientais, sociais e políticas. O evento foi antecedido de “tensão” emocional sob suposta ameaça de fechamento do garimpo que gera três mil empregos diretos e tem fortalecido o comércio.

Ao final, um Procurador da República presente, o Promotor de Justiça, o representante do DNPM a Procuradora do Trabalho, acenaram para a necessidade e importância de legalizar o garimpo, e que para isso é preciso melhorar o nível de organização dos trabalhadores. Surgiram propostas de formação de comissão, ir ao Governo do Estado, ao Congresso Nacional e Governo Federal para se cumprir os objetivos proposto.

O Parque Nacional Boqueirão da Onça, a Mineradora de Ferro, os Parques Eólicos e outros temas similares, não ficaram de fora da discussão. Destaco o nível de educação e conscientização da maioria das falas da pessoas de Sento-Sé, pois, isso anuncia que vivemos um momento de evolução social e política. Quando à sociedade demonstra preparo para valorizar o Processo de Discussão Política, é porque bons ventos podem está soprando e soprarão, ainda mais.

Sento-Sé, 06 de novembro de 2019.
Laurenço Aguiar – Cidadão Comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.