RADIO WEB JUAZEIRO : Nova tecnologia permite imagens de ultrassom sem contato com o corpo
quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Nova tecnologia permite imagens de ultrassom sem contato com o corpo

No futuro, inovação poderá beneficiar pessoas com a pele sensível, com queimaduras, bebês e vítimas de acidentes em locais de difícil acesso


Aline Chalet, do R7*

As imagens produzidas pelo ultrassom a laser são parecidas com as do tradicional - Reprodução / MIT News

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram um ultrassom a laser que não requer contato com o corpo do paciente. A tecnologia beneficiará bebês, paciente com a pele sensível, vítimas de queimadura e pessoas acidentadas em locais de difícil acesso.

No exame tradicional, uma sonda que emite ondas sonoras é pressionada contra a pele. Essas ondas viajam através da pele, ressaltando músculos, gordura e outros tecidos moles antes de refletir novamente na sonda, que detecta e traduz as ondas em uma imagem.

A nova técnica faz com que a luz do laser penetre na pele, sendo absorvida pelos vasos sanguíneos que expandem e relaxam rapidamente, o que cria ondas sonoras que são detectadas e geram uma imagem fotoacústica.

Em um artigo publicado na revista científica Nature, os cientistas descreveram as primeiras imagens geradas pela nova tecnologia. O exame foi feito no antebraço de vários voluntários. O aparelho estava a meio metro de distância dos pacientes e conseguiu detectar até 6 cm abaixo da pele. 

Os primeiros testes foram feitos com objetos metálicos dentro de moldes de gelatina e pele de porco, o que permitiu descobrir que o laser podia distinguir características sutis, como a fronteira entre músculo, gordura e osso.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Fernando Melliss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE